Início » Futebol » Olympiacos x Fiorentina: saiba tudo sobre a final da Conference League

Olympiacos x Fiorentina: saiba tudo sobre a final da Conference League

Publicado em:

Última atualização:

Olympiacos e Fiorentina se enfrentarão na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, em Atenas, para decidir a final da Conference League, temporada 2023-24. Campeã da já extinta Recopa Europeia em 1960-61, a Viola tenta agora a sua segunda taça continental, ao passo que o time grego busca seu primeiro título deste escalão.

A Liga Conferência está apenas em sua terceira edição, e Olympiacos e Fiorentina tentam se juntar a Roma, campeã em 2021-22, e West Ham, que ficou com a taça em 2022-23. Vale lembrar que o título da competição dá ao campeão o direito de disputar a Liga Europa na próxima temporada.

Onde assistir a Olympiacos x Fiorentina

A final da Conference League será transmitida na TV aberta pelo SBT. Outra opção, mas na TV paga, é a ESPN, que também exibirá o confronto por meio do serviço de streaming Star+.

Data e local da final da Conference League

A decisão da Liga Conferência está marcada para a próxima quarta-feira, dia 29 de maio, a partir das 16h. O palco será o estádio Agia Sophia, hoje chamado de OPAP Arena, por motivo de patrocínio, e que tem capacidade para 32.500 espectadores.

O Agia Sophia é a sede do AEK Atenas e fica em Nea Filadelfeia, a noroeste da capital grega, ou seja, o Olympiacos jogará em seu país, mas na casa de um rival local.

Quem leva a melhor no confronto direto?

Esta é a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão em toda a história.

Saiba como o Olympiacos chega para a decisão

Originalmente, o Olympiacos fazia parte da Liga Europa, mas “caiu” para a Liga Conferência após ficar em terceiro lugar no grupo A, que tinha também West Ham, da Inglaterra, Freiburg, da Alemanha, e TSC, da Sérvia.

Para chegar às oitavas de final, o time grego bateu o Ferencváros, da Hungria, por 2 x 0 no placar agregado, superando na sequência o Maccabi Tel Aviv, de Israel: após levar 4 x 1 em casa, o Olympiacos conseguiu uma recuperação fantástica ao vencer por 6 x 1 fora.

Nas quartas, vitória por 3 x 2 em casa sobre o Fenerbahce, da Turquia, e empate fora por 1 x 1, o que o levou à semifinal para enfrentar o Aston Villa. O passaporte para a decisão foi carimbado após dois triunfos: 4 x 2 na Inglaterra e 2 x 0 na Grécia.

No Campeonato Grego, o Olympiacos ficou em terceiro lugar, sendo superado pelo campeão PAOK e pelo AEK. Na Copa da Grécia, o time caiu nas oitavas de final, frente ao rival Panathinaikos.

Quem são os principais jogadores do time grego?

O principal artilheiro do Olympiacos é o marroquino Ayoub El Kaabi, que já marcou 32 gols em 49 partidas na temporada. Destaque também para o atacante português Daniel Podence, com 15 gols e 13 assistências, e o meia grego Konstantinos Fortounis, que fez 11 gols e serviu os companheiros 19 vezes. Já o lateral-direito brasileiro Rodinei, velho conhecido das torcidas de Flamengo e Internacional, aparece com três gols e seis assistências.

De acordo com o site especializado Transfermarkt, os jogadores mais valiosos do elenco são Podence, que custa 13 milhões de euros, e o zagueiro David Carmo, avaliado em 12 milhões de euros.

Veja a temporada da Fiorentina até aqui

A Fiorentina, que amargou o vice-campeonato da Liga Conferência na última temporada, ficou em primeiro lugar no grupo F da competição, superando o Ferencváros, da Hungria, o Genk, da Bélgica, e o Cukaricki, da Sérvia.

Nas oitavas de final, vitória sobre o Maccabi Haifa, de Israel, por 5 x 4 no placar agregado. Na fase seguinte, a Viola empatou por 0 x 0 fora de casa com o Viktoria Plzen, da República Tcheca, e se garantiu na semifinal com triunfo por 2 x 0 em casa na sequência. Já na semifinal, a Fiorentina venceu o Club Brugge por 3 x 2 em Florença e depois segurou um 0 x 0 na Bélgica.

No Campeonato Italiano, ainda com uma rodada por jogar, a equipe é oitava colocada, com 57 pontos. Atualmente, a Viola está se garantindo na Conference League da próxima temporada, mas pode conseguir uma “promoção” para a Liga Europa caso vença a Atalanta na rodada final e a Lazio perca para o Sassuolo. Já na Copa da Itália, a equipe foi até a semifinal, caindo diante da Atalanta ao ser superada por 4 x 1 em Bérgamo, após ter vencido por 1 x 0 em Florença.

Quem são os destaques da Viola?

O nome mais famoso do elenco da Fiorentina é o do ponta argentino Nicolás González, que já fez 32 partidas com a camisa da seleção de seu país. Pela Viola na temporada, ele marcou 15 gols e contribuiu ainda com cinco assistências. O lateral-esquerdo italiano Cristiano Biraghi, no entanto, é quem serviu os companheiros mais vezes: sete.

Também se destacam pela equipe o atacante argentino Lucas Beltrán, com oito gols e três assistências, e o meia italiano Giacomo Bonaventura, que fez oito gols e deu quatro passes para os companheiros.

O Transfermarkt avalia Nicolás González em 40 milhões de euros, sendo o jogador mais caro do elenco da Viola. Em segundo lugar aparece o lateral-direito brasileiro Dodô, ex-Coritiba, que custa 20 milhões de euros.

Saiba quem são os jogadores brasileiros dos dois elencos

Olympiacos e Fiorentina têm três brasileiros em seus elencos, e todos costumam ser titulares. Pelo lado grego, Rodinei é o dono da lateral-direita. No Brasil, ele passou com destaque por Flamengo e Internacional.

A Fiorentina, por sua vez, tem Dodô na lateral direita e Arthur no meio. O primeiro fez a base no Coritiba, de onde saiu para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Já o volante, mais conhecido dos torcedores brasileiros, se destacou no Grêmio, sobretudo no título da Copa Libertadores de 2017, e do tricolor gaúcho seguiu para Barcelona, Juventus e Liverpool, além de ter defendido a Seleção Brasileira.

Prováveis escalações para a final da Conference League

Ainda que os treinadores José Luis Mendilibar, do Olympiacos, e Vincenzo Italiano, da Fiorentina, não tenham divulgado as escalações dos dois times para a final da Conference League, podemos ter uma ideia de acordo com as últimas formações de cada um.

Possível Olympiacos: Tzolakis; Rodinei, Retsos (Ntoi), Carmo e Ortega (Quino); Chiquinho, Hezze e Jovetic (Horta); Podence, Fortounis e El Kaabi. Treinador: José Luis Mendilibar.

Possível Fiorentina: Terracciano; Dodô, Milenkovic, Martínez Quarta e Biraghi; Mandragora (Bonaventura), Arthur e Beltrán; González, Kouame (Sottil) e Belotti. Técnico: Vincenzo Italiano.

Saiba quem são os principais artilheiros da Conference League 2023-24

O goleador maior da Liga Conferência 2023-24 é o marroquino Ayoub El Kaabi, do Olympiacos, que já balançou as redes adversárias dez vezes na competição. Veja a seguir os dez principais artilheiros da atual edição:

  1. Ayoub El Kaabi (Olympiacos) — 10 gols
  2. Eran Zahavi (Maccabi Tel Aviv) — 8 gols
  3. Bruno Petkovic (Dinamo Zagreb) — 7 gols
  4. Hans Vanaken (Club Brugge) — 6 gols

Sete jogadores dividem a quinta colocação, com cinco gols cada um. São eles: Dor Peretz (Maccabi Tel Aviv), Igor Thiago (Club Brugge), Yusuf Yazici (Lille), Fredrik Gulbrandsen (Molde), Benjamin Nygren (Nordsjaelland), Gift Orban (Lyon) e Ollie Watkins (Aston Villa).

Meia do Eintracht Frankfurt é o maior “garçom” da edição

O meia argelino Farès Chaïbi, do Eintracht Frankfurt, é quem deu mais assistências para os companheiros: seis. O jamaicano Leon Bailey, do Aston Villa, vem logo abaixo, com cinco. Destaque ainda para os brasileiros Douglas Luiz, também do Aston Villa, e Fred, do Fenerbahce, com quatro.

Relembre todas as finais da Conference League

Disputada pela primeira vez na temporada 2021-2022, a Liga Conferência vai para a sua terceira decisão. Veja a seguir todas as finais de sua curta história:

  • 2021/22 Roma 1 x 0 Feyenoord — disputado na Arena Kombëtare (ou Air Albania Stadium), em Tirana, na Albânia
  • 2022/23 West Ham 2 x 1 Fiorentina — disputado na Fortuna Arena, em Praga, na República Tcheca