Um dos principais nomes do Arsenal atualmente é Martin Odegaard, um jogador que surpreendeu a todos desde sua contratação. Atualmente, ele é o capitão do Arsenal e vem provando que merece esse título. Vamos, agora, entender qual foi a trajetória de Odegaard Arsenal até o momento.
Além disso, veremos, neste conteúdo, qual foi o início da carreira do jogador norueguês que atua como meio-campista e ponta-direita.
Odegaard Arsenal: qual foi sua trajetória até agora?
Após sair do Real Madrid com uma má atuação, por receber poucas oportunidades do técnico Zidane, ele foi anunciado como jogador dos Gunners por 4 temporadas. No dia 27 de janeiro de 2021, o Arsenal da Inglaterra acordou com o Real o empréstimo de Martin Odegaard para o time inglês.
Apesar de ter feito apenas 2 gols naquela temporada, sua atuação individual impressionou os Gunners. Na temporada de 2021/2022 junto do time inglês, ele foi adquirido como um jogador definitivo depois da Premier League. Sendo assim, em agosto de 2021, foi anunciado como jogador para 4 temporadas.
Já em julho de 2022, ele se tornou o novo capitão do Arsenal depois da saída de Aubameyang e Lacazette. Apesar de ter só 23 anos, Odegaard também é o capitão da seleção da Noruega. Naquela temporada, ele finalizou com 7 tentos pelo Arsenal e era um dos destaques do time.
Por sua vez, na temporada de 2022/2023, Odegaard Arsenal teve sua melhor atuação. Ele finalizou com 45 jogos, 15 gols, 7 assistências e 0,48 participações em gols por jogo. Além disso, Martin esteve presente na seleção de melhores jogadores daquela edição da Premier League.
Primeiro título com o Arsenal
Na temporada de 2023/2024, o jogador conquistou seu primeiro título ao lado dos Gunners, a Supercopa da Inglaterra de 2023. Após, Martin assinou sua renovação pelo time em setembro por 5 anos. Antes disso, Martin havia ganhado apenas um outro título com o Real Sociedad, a Copa del Rey.
Quais foram os outros times de Martin Odegaard?
O atual capitão do Arsenal teve outros times em que mostrou um desempenho variado. Ele começou sua carreira profissional no Strømsgodset, se tornando o atleta mais jovem a jogar no Eliteserien. Além disso, Martin assinou seu primeiro contrato profissional em maio de 2014, válido até o fim da temporada 2015.
Após ficar no Strømsgodset até 2014, ele fez parte do Real Madrid, anunciado em janeiro de 2015. Porém, quando jogou pela equipe B, não teve o melhor desempenho e foi emprestado para o Heerenveen em 2017. Depois disso, foi emprestado ainda para o Vitesse e o Real Sociedad.
Dentro do Sociedad, Martin Odegaard teve seu primeiro título e fez 7 gols em 36 partidas. Apesar disso, voltou para o Real Madrid e então achou seu verdadeiro lar no Arsenal. Nesse cenário, Odegaard Arsenal não irá mudar por um bom tempo considerando sua atuação.