Modelo de direção de futebol que tem dominado o cenário brasileiro, as organizações também têm obtido sucesso dentro de campo. Mas, afinal, o que é Saf?
O que significa Saf no futebol?
A sigla SAF significa Sociedade Anônima do Futebol e é um modelo de negócios que existe no Brasil desde 2021. Sendo assim, o molde é um tipo específico de empresa criado pelo Congresso Nacional por meio da Lei nº 14.193/2021.
O formado dispõe normas sobre a governança, controle e meios de financiamentos no futebol. Desta maneira, no cenário brasileiro, há algumas formas de se abrir uma Saf, criando-se equipes diretamente ou convertendo associações civis em empresas.
Entretanto, desde que foi regularizada em 6 de agosto de 2021, o mais comum tem sido que os clubes separem o departamento de futebol, com os ativos relacionados ao esporte para a empresa. Posteriormente, a companhia também adquire um percentual do capital vendido para um novo proprietário.
Por que é interessante para um investidor comprar uma Saf?
Com a popularização das Safs no Brasil, muitos empresários têm voltado os olhos para os times. Isto se dá porque o retorno sobre o investimento inicial pode se dar de várias formas.
O lucro pode vir com a revenda de parte ou todo o clube-empresa maior do que foi comprado. Um exemplo disso é o Cruzeiro. Ronaldo Fenômeno comprou a Raposa em 2021, por cerca de R$ 50 milhões.
Posteriormente, depois de recolocar o time na elite do futebol brasileiro, negociou a venda de 90% da Saf por R$ 600 milhões, com um mecanismo de pagamento que se estende por vários anos.
Além disso, o dono de uma Saf também pode receber os lucros obtidos pela operação do clube-empresa. Outro fator usado por grupos como City Football Group é a integração de uma cadeia de times. No caso citado, a empresa tem Manchester City, New York City, Melbourne City, Yokohama Marinos, Montevideo City Torque, Girona, Shezen Peng City, Mumbai City, Lommel, Troyes, Palermo e Bahia.
Sendo assim, grupos como o City e a Eagle Football podem seduzir jogadores do cenário mundial para uma equipe de menor expressão, com o potencial de recolocá-lo em um grande time do mercado europeu.
Quantas Safs existem no Brasil?
Atualmente, o Brasil conta com 63 Safs. Desde 2021, com a ascensão de clubes como Cruzeiro e Botafogo, o modelo se popularizou com quase todos os estados com equipes seguindo a ideia.
Nesse ínterim, os estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo são os que mais têm Sociedades Anônimas do Futebol, com nove, dez e 14 clubes, respectivamente. Entretanto, Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Roraima ainda não têm Safs registradas.
Sendo assim, as Safs do Brasil são as seguintes: Amazonas, Sete FC, Bahia, Fluminense de Feira, Fortaleza, Tirol, Brasiliense, Capital, Nova Venécia, Rio Branco, Atlético-GO, Centro Oeste, Grêmio Anápolis, Cuiabá, América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Boston City FC, Coimbra, Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito, Pouso Alegre, CSP, Araucária, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Galo Maringá, Londrina, Maringá, Paranavaí, PSTC, Flamengo de Arcoverde, Boavista, Botafogo, Vasco, América-RN, Clube Laguna, Quinho, Rio Grande, Futebol com Vida, Monte Roraima, Figueirense, Hercílio Luz, Tubarão, Falcon, Capital FC, América-SP, Botafogo-SP, Capivariano, EC São Bernardo, Ferroviária, Inter de Limeira, Ituano, Linense, Monte Azul, Novorizontino, Primavera, São Bento, São Bernardo, São José EC.