O mundo do futebol, normalmente, dá uma atenção maior para aqueles que atuam em posições no ataque, portanto, centroavantes, pontas e meios ofensivos acabam ganhando mais os holofotes em relação àqueles que jogam nas demais funções. Todavia, isso não significa, por exemplo, que um lateral-esquerdo deixe de ter sua importância em uma equipe. Ainda mais quando falamos dos candidatos a melhor lateral-esquerdo do mundo, que é o que iremos fazer a seguir.
Sendo assim, veja o texto e confira os nomes que são referência na posição atualmente. Além disso, confira quais são os critérios que utilizaremos para definir esse ranking.
Como estabelecer quem é o melhor lateral-esquerdo do mundo?
Em primeiro lugar, antes de tudo, é necessário entender: o que faz um lateral-esquerdo ser o melhor entre seus pares? E, embora a resposta seja relativa, nós iremos destacar três fatores.
O primeiro deles está ligado à parte defensiva. No caso, iremos mostrar dados relativos à participação que determinado atleta possui no time quando defende. Esses dados são do site “FBRef”, que mostra análises mais avançadas sobre jogadores e estatísticas “pouco comuns” de serem usadas no futebol tradicional.
O mesmo cenário ocorrerá com o segundo fator, que tem conexão com o outro lado do campo: o ataque. Ainda segundo a mesma plataforma, utilizaremos dados dos jogadores quando estão no momento ofensivo.
E, por fim, vale destacar que também levaremos em conta a performance da equipe do lateral até o momento. Ressaltando que ela precisa, obrigatoriamente, estar em uma das cinco grandes ligas europeias.
Os candidatos a serem o melhor lateral-esquerdo do mundo
Com os critérios postos sobre a mesa, é o grande momento de ver os nomes que disputam o título de melhor lateral-esquerdo do planeta. Ao todo, são três jogadores:
Andrew Robertson
Para aqueles que acompanham o Liverpool de perto, devem saber que Robertson, há algum tempo, está entre os melhores da sua posição. Campeão de tudo com o clube e um dos grandes ídolos dos últimos anos, o escocês tem uma versatilidade enorme e pode ajudar bastante no ataque de qualquer time. Isso vem ficando claro essa temporada, na qual os “Reds” ocupam o primeiro lugar da Champions League e também da Premier League.
E quanto aos seus números? Ele possui, por jogo:
- 7,22 passes progressivos;
- 4,38 ações que levam à chute;
- 1,54 tackles;
- 84 passes tentados;
- 0,69 chutes totais.
- 0,08 assistências.
O único “porém” do jogo de Robertson são suas deficiências na defesa, todavia, isso é muito por conta da estratégia que os treinadores da equipe utilizaram ao longo dos anos.
Alphonso Davies
Outro nome que precisa estar nessa lista é o canadense Alphonso Davies. O jogador chegou ao Bayern de Munique em 2019 e pode-se dizer que foi uma das melhores contratações do time da Baviera nos últimos tempos. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, Davies tem ótimos números tanto no ataque quanto na defesa:
- 5,57 passes progressivos;
- 3,26 ações que levam à chute;
- 71,41 passes tentados;
- 2,14 divididas;
- 1,02 interceptações;
- 1,12 bloqueios.
Somando a isso, vale lembrar que Bayern é o líder da Bundesliga até esse momento.
Álex Grimaldo
E, por fim, para fechar esse ranking, temos o lateral-esquerdo do Bayern Leverkusen: Álex Grimaldo. Verdade seja dita que Grimaldo foi melhor na temporada passada e o próprio Bayer Leverkusen também, já que está em quarto na Bundesliga. No entanto, hoje ainda é difícil dizer que ele não é um dos melhores laterais do planeta. As suas estatísticas são essas:
- 5,79 passes progressivos;
- 5,28 ações que levam à chute;
- 71,89 passes tentados;
- 2,15 chutes totais;
- 1,78 “chutões”;
- 0,71 interceptações.
Ressaltando que, similar ao que acontece com Robertson, ele acaba sendo mais aproveitado no setor ofensivo, embora esteja bem longe de ser um mau defensor.