O Brasileirão 2024 rendeu várias partidas emocionantes. Porém, o jogo do Flamengo e Botafogo na 23ª rodada do Campeonato foi um marco histórico para o Glorioso. O time conseguiu vencer o Mengão por 4 a 1 e este resultado representou um momento marcante para a história do time e também para o futebol brasileiro.
Para entender melhor como foi esta goleada histórica, a seguir está uma análise do Jogo Flamengo X Botafogo, com detalhes fundamentais para a formação deste resultado.
Por que o jogo do Flamengo e Botafogo foi histórico?
Para entender a real importância do jogo do Flamengo e Botafogo para a história do Glorioso, é importante lembrar que, desde 2003, o Campeonato Brasileiro passou ter turno e returno, ou seja, todos os times têm partidas dentro e fora de casa. Diante deste cenário, a vitória do Botafogo representou a sua primeira vitória sobre o Rubro-Negro em dois turnos. Além disso, não foi uma vitória comum, pois o time conseguiu este feito com uma goleada.
Vale dizer que essa vitória também representou a volta das vitórias sobre o Rubro-Negro em jogos em casa, tratando-se de competições distintas. A última vitória, neste formato, aconteceu em 10 de novembro de 2018, quando Erik e Leo Valencia fizeram dois gols e deram a vitória para o Botafogo por 2 a 1.
O primeiro turno: Flamengo e Botafogo no Maracanã
O primeiro turno ocorreu em abril de 2024, no Maracanã. Na ocasião, o Alvinegro venceu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Luiz Henrique e Jeffinho, no segundo tempo da partida. O mais interessante é que o Flamengo, durante o jogo, apresentou mais posse de bola, porém, não conseguiu transformar as chances em gol. Isso fez com que o Botafogo voltasse para o segundo tempo encaixando o contra-ataque e, então, fizesse os gols da vitória do primeiro turno.
Com este resultado, o Botafogo, no período, passou a liderar o ranking do Brasileirão e seguiu bem confiante na disputa pelo título.
Análise do returno: jogo do Flamengo e Botafogo no Nilton Santos
O histórico jogo do Flamengo e Botafogo aconteceu na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos. É bom ressaltar que, no período em questão, o Botafogo havia perdido a liderança do Brasileiro para o Fortaleza, então o time precisava fazer um bom jogo para ter chance de voltar ao topo. Porém, mais do que um bom jogo e voltar à liderança da tabela, o Alvinegro deixou para a história uma goleada sobre o Flamengo.
Em uma análise ampla, a posse de bola foi bastante equilibrada, com 52% para o Botafogo e 48% para o Rubro-Negro. No entanto, o que fez o Alvinegro levar a melhor foi a construção das jogadas.
O time Alvinegro apostou na verticalidade desde o começo do jogo. Desse modo, Marlon Freitas liderou o meio-campo e conseguiu dar a assistência adequada para que Mateo Ponte fizesse o primeiro gol. Mesmo com um gol de vantagem, o Botafogo manteve a postura tática, com foco no lado direito e com Mateo avançando, enquanto Gregore dava cobertura.
Porém, o jogo ficou um pouco tenso após o empate do Flamengo, com um gol de Bruno Henrique. Mas isso não abalou a estrutura do Botafogo, que seguiu confiante na estratégia. O primeiro tempo terminou empatado, mas a goleada estava preste a acontecer.
No segundo tempo, o Botafogo lutou, estrategicamente, para criar oportunidades para o time abrir vantagem no jogo. Foi então que Igor Jesus conseguiu marcar um gol, abrindo vantagem. O jogo continuou com os times seguindo os padrões de grande parte da partida. Um pênalti foi marcado, porém, Thiago Almada não conseguiu ampliar ainda mais a vantagem.
Com a entrada de Matheus Martins, o jogo ficou ainda mais positivo para o Botafogo. O jogador selou a goleada com mais dois gols nos minutos finais da partida, resultando no placar: Botafogo 4 x 1 Flamengo.