Neymar é manchete no mundo dos esportes desde que despontou no Santos em 2010. Dessa forma, é comum ter pessoas especulando informações sobre o jogador dentro e fora de campo. Aliás, alguns dos assuntos mais recorrentes dizem respeito ao poder monetário do atacante, o que provoca questões como “Neymar ainda é o jogador mais caro do mundo?”. Como as coisas mudam, a pergunta é bastante pertinente, e nós decidimos te dar uma resposta. Vem com a gente!
Carreira de Neymar
A carreira de Neymar se resume à história de um dos maiores craques que já surgiu no futebol. Revelado pelo Santos em 2009, o atacante conquistou dois Campeonatos Paulista, uma Copa do Brasil e uma Libertadores com a equipe.
Além disso, venceu um prêmio Puskás em 2011 e foi melhor jogador sul-americano em 2011 e 2012. Tudo isso aconteceu antes de sua venda, de forma astronômica, para o Barcelona, em 2013, justamente a que tornou Neymar um dos jogadores mais caros do mundo.
Pelo Barcelona, Neymar construiu um legado ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, tendo conquistado oito troféus em um período de cinco anos. No entanto, o atacante resolveu mudar de ares e foi comprado pelo PSG em 2017. Por lá, ele levantou 13 títulos em um período de sete anos.
Por fim, o menino da Vila se transferiu para o Al-Hilal em 2023, tendo vencido duas taças jogando apenas cinco partidas na temporada antes de se lesionar.
Salário e patrimônio de Neymar
Neymar sempre foi um dos jogadores mais caros do mundo. No entanto, o contrato do atacante com o seu atual clube, o Al-Hilal, gira em torno de 1.7 bilhão de reais em duas temporadas, o que eleva esse valor.
De acordo com informações, o montante que ele irá receber inclui pagamentos mensais e anuais, além de luvas e acordos comerciais. Devido ao grande salário, o brasileiro entrou em uma seleta lista de jogadores mais ricos da história, com uma fortuna avaliada em 1.01 bilhão de dólares.
Neymar ainda é o jogador mais caro do mundo?
A resposta para a pergunta é sim! Apesar de estar lesionado atualmente, Neymar continua sendo o jogador mais caro do mundo. Isso porque, quando o jogador foi vendido ao PSG, o Barcelona embolsou incríveis 222 milhões de euros.
Até hoje nenhum outro atleta conseguiu superar o valor. Outro comprado pelo time parisiense, Kylian Mbappé saiu do Monaco por 180 milhões. Fechando o top 3 de contratações mais caras da história, Ousmane Dembélé deixou o Borussia Dortmund rumo ao Barcelona por 140 milhões de euros. A curiosidade maior fica por conta da data, uma vez que todos os três se transferiram em 2017.
Confira uma lista com os dez jogadores mais caros do mundo
O ranking a seguir elenca as maiores transferências da história do futebol mundial. De Neymar a Eden Hazard, a lista destaca vendas que adentraram os três dígitos em milhões de euros. É importante explicar que as informações não representam os atletas mais valiosos atualmente, somente os valores pelos quais foram vendidos/comprados durante suas respectivas carreiras.
- Neymar – 222 milhões de euros (Barcelona – PSG)
- Kylian Mbappé – 180 milhões de euros (Monaco – PSG)
- Ousmane Dembelé – 140 milhões de euros (Borussia Dortmund – Barcelona)
- Philippe Coutinho – 135 milhões de euros (Liverpool – Barcelona)
- João Félix – 127 milhões de euros (Benfica – Atletico Madrid)
- Enzo Fernandez – 121 milhões de euros (Benfica – Chelsea)
- Antoine Griezmann – 120 milhões de euros (Atletico de Madrid – Barcelona)
- Jack Grealish – 117 milhões de euros (Aston Villa – Manchester City)
- Cristiano Ronaldo – 117 milhões de euros (Real Madrid – Juventus)
- Eden Hazard – 115 milhões de euros (Chelsea – Real Madrid)