Início » Futebol » Afinal, Neymar é destro ou canhoto?

Afinal, Neymar é destro ou canhoto?

Publicado em:

Última atualização:

No futebol, muitos dos maiores gênios são canhotos, como Messi, Marta e o já falecido Maradona. Por outro lado, Cristiano Ronaldo e Romário são exemplos de destros que marcaram o esporte. Há ainda os ambidestros, como Zidane, com habilidade em ambos lados, o que demonstra que a genialidade não é determinada pelo pé em si. Mas afinal, no caso de Neymar, ele é destro ou canhoto?

Veja o texto a seguir caso queira saber a resposta. Além disso, confira quais foram alguns dos últimos camisas dez da Seleção Brasileira em Copas e qual era o lado do pé que jogavam. 

Os últimos camisas dez da Seleção Brasileira além de Neymar eram destros ou canhotos? 

Pelé

Pelé foi o jogador que mais usou a camisa dez da Seleção Brasileira em diferentes Copas do Mundo, foram quatro no total: 1958, 1962, 1966 e 1970. O lendário atacante era destro, porém tinha uma sua incrível habilidade em executar funções com o outro pé.

Rivellino

Sobre Rivellino (1974 e 1978), era frequentemente considerado um dos melhores pontas-esquerdas da história e tinha a elegância de um canhoto. 

Rivaldo

A mesma elegância de Rivaldo (1998 e 2002) que, por sinal, rendeu ao Brasil em 1998 o apelido de “seleção dos canhotos”, já que havia um excesso de armadores que atuavam com a esquerda, como Denílson, Rodrigo, Zinho, Leonardo, Djalminha e Zé Roberto.

Zico

Já Zico (1982 e 1986) era destro. Em 1982, na Copa da Espanha, se alternava com Sócrates jogando na meia-direita.

Outros nomes  

Além desses craques, entraram uma vez com a camisa dez da seleção em Copas: Silas (1990), Raí (1994), Ronaldinho Gaúcho (2006) e Kaká (2010), sendo Raí o único canhoto entre esses. 

O último camisa dez na Copa: Neymar é destro ou canhoto? 

Nas últimas três Copas do Mundo, de 2022 (Qatar), 2018 (Rússia) e 2014 (Brasil), quem ostentou a camisa dez da seleção mais vencedora do futebol mundial foi Neymar.  O jogador, que nasceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, tem marcas impressionantes com a canarinho, sendo o seu maior artilheiro, de acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), com 79 gols. 

Apesar de, em tese, ser destro por preferir sempre usar esse lado do pé, Neymar joga bem com ambos lados, utilizando várias vezes o pé esquerdo para dribles, passes e finalizações. Aliás, analisando o atual cenário do esporte, ele é um dos poucos atletas que conseguem ter esse nível de recurso hoje em dia. É possível compará-lo nesse aspecto com Ronaldinho Gaúcho, que também tinha uma técnica apurada em todas as partes do seu jogo.

Os números de Neymar com o Brasil mostram que ele é destro ou canhoto?

Na seleção, Neymar marcou três gols de cabeça, 64 gols com o pé direito e 12 com o esquerdo. Entre os gols de esquerda, o mais memorável foi contra Casillas na final da Copa das Confederações de 2013, na vitória do Brasil sobre a Espanha. 

Dessa forma, como dito antes, embora ainda se sobressaia com a direita, seus “tentos” com o outro lado mostram que ele é bem versátil nesse aspecto.