Após anos sendo almejada pelos maiores clubes do mundo, em 2023 a taça do Mundial de Clubes foi entregue pela última vez. Pelo menos da competição como ocorria até o ano passado, pois agora, em 2024, ele ganhou um novo nome e formato. Além disso, a FIFA também criou um novo torneio com o nome de Mundial de Clubes.
Então, para dar adeus ao velho e celebrar o novo, entenda nas linhas a seguir tudo sobre o antigo troféu da Copa do Mundo de Clubes e o que se sabe sobre a sonhada taça dos novos campeonatos.
A primeira taça do Mundial de Clubes
As competições intercontinentais entre grandes clubes de todo o mundo datam dos anos 1960. No entanto, o primeiro torneio unificado realizado sob o comando da FIFA ocorreu somente no ano 2000. Foi a primeira Copa do Mundo de Clubes da entidade máxima do futebol mundial.
Na época, o troféu era bem diferente do que os fãs de futebol se acostumaram a ver depois. Inicialmente, a taça era totalmente prateada, pensando cerca de quatro quilos e medido 37,5 cm de altura. Além disso, as expressões “Campeonato Mundial de Clubes da FIFA” e “FIFA” estavam escritas em dois dos quatro pilares. Por fim, no topo, havia uma bola com design similar ao da bola da Copa do Mundo de 1998.
A “nova” taça do campeonato
Após entrar em hiato por problemas entre a FIFA e os patrocinadores entre os anos de 2001 e 2004, em 2005 o torneio de clubes voltou a acontecer. E, dessa vez, um novo troféu foi criado para o evento. Feito em latão, cobre, prata, metal, alumínio, cromo e ródio, ela pesa 5,2 kg e tem 50 cm de altura. A base da taça é banhada a ouro, e tem os dizeres “FIFA Club World Cup”.
O artefato possui seis pilares, que representam as seis confederações continentais: AFC (Ásia), CAF (África), CONCACAF (Américas Central e do Norte e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), OFC (Oceania) e UEFA (Europa). Além disso, a base dourada representa o país-sede da competição. E, no topo, há o tradicional globo no formato de bola de futebol.
A taça original pertence à FIFA, e apenas uma réplica é entregue aos vencedores. O primeiro clube a erguer o prêmio foi o São Paulo, em 2005. Já o último foi o Manchester City, vencedor do torneio de 2023.
Como será a taça do Mundial de Clubes 2025?
Embora todas as informações sobre formato, clubes participantes e locais de jogo do Super Mundial de Clubes 2025 já tenham sido anunciados pela FIFA, a entidade não revelou detalhes da premiação. Também não há informações sobre como será a taça do torneio, além do fato de que um design completamente novo está sendo criado.
A FIFA revelou, porém, qual será o emblema do campeonato, bem como o hino do torneio. Segundo o próprio site da organização, “o emblema, que será adaptado e usado para todas as edições futuras do torneio, se inspira na bola, na história e na cultura do futebol, com as iniciais do torneio “C – W – C” abstraídas em um ícone circular”.
Além disso, a canção Freed From Desire, do cantor e compositor pop italiano Gala, se tornou o hino do Mundial devido a sua popularidade nos estádios. “Dada sua ressonância com os torcedores globalmente, integrar esta faixa clássica valida o significado histórico do futebol e dos clubes, ao mesmo tempo em que marca um novo capítulo na evolução do esporte”, explica a FIFA.