Início » Futebol » Mundial de Clubes » Quantos mundiais o Grêmio tem? Veja as taças do torneio do 3x campeão da Libertadores

Quantos mundiais o Grêmio tem? Veja as taças do torneio do 3x campeão da Libertadores

Publicado em:

Última atualização:

Tendo três taças de Libertadores em sua estante e aparecendo como um dos maiores campeões do Brasil, a busca para entender quantos mundiais o Grêmio tem é alta. Isso porque o torneio intercontinental é um dos mais valorizados entre os brasileiros e grande fator de determinação para definir a grandeza de um clube.

Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre quantos mundiais o Grêmio tem, suas performances no torneio e outras informações relevantes do Imortal Tricolor pelo campeonato da FIFA.

Afinal, quantos mundiais o Grêmio tem?

Com três participações no total, a equipe gaúcha conseguiu sair com o título apenas em sua edição de estreia do campeonato. Ou seja, para aqueles que se perguntam quantos mundiais o Grêmio tem, a resposta é: um.

A conquista aconteceu em 1983. Na conhecida Copa Toyoya, que reunia o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League, o Imortal Tricolor enfrentou o Hamburgo, da Alemanha, no Estádio Nacional de Tóquio.

Na partida, foi Renato Gaúcho, o maior ídolo do clube, quem fez os dois gols que resultaram na vitória do plantel. O primeiro foi marcado ainda no tempo normal; já o segundo foi direto na prorrogação após empate do adversário. Vale destacar que o confronto teve 62.000 pessoas assistindo presencialmente.

Por conta das discussões, ao longo dos anos, nas quais muitos conselheiros se reuniram para definir se o vencedor desse torneio era, de fato, campeão mundial, a FIFA só reconheceu a oficialidade da edição em 2017, quando a equipe gaúcha já estava em sua terceira participação. Vale destacar também, além de saber quantos mundiais o Grêmio tem, que o Imortal Tricolor é o primeiro do Sul a conquistar o feito. 

Dessa forma, o debate sobre qual o maior time do estado ganha ainda mais camadas, já que o Colorado levantou a taça do Mundial em 2006, quando o campeonato já era organizado pela FIFA.

Outras atuações

Além de saber quantos mundiais o Grêmio tem, é relevante ver como foram suas atuações nos anos em que o Imortal Tricolor conquistou a Libertadores, mas saiu derrotado no torneio intercontinental.

Em 1995, em que ainda seguia a mesma estrutura do que o de 1983, a equipe gaúcha saiu eliminada nos pênaltis para o Ajax, que tinha Kluivert como uma das grandes estrelas.

Em confronto que terminou no 0 a 0, Magno, Gélson e Adílson conseguiram converter nas penalidades. No entanto, Dinho e Arce acabaram por perder nos momentos decisivos, dando a vitória para o clube dos Países Baixos.

Já em 2017, quando Renato Portaluppi voltou ao clube como treinador, o elenco acabou parando no massacre do Real Madrid. Para melhor noção, em partida de unanimidade para os merengues e com gol de Cristiano Ronaldo no primeiro tempo, o time brasileiro nem chegou a ter reais chances no ataque. Ainda assim, o Imortal Tricolor conseguiu vencer o Pachuca, do México, nas semis, com gol de Everton Cebolinha nos acréscimos do segundo tempo.

Nessa edição do torneio, nenhum jogador do Grêmio chegou a receber os prêmios individuais. Os melhores atletas foram, respectivamente, Luka Modrić, Cristiano Ronaldo e Jonathan Urretaviscaya.