Finalista da Copa Libertadores em 2024, o Atlético Mineiro está embalado para enfrentar o poderoso time do Botafogo na final da maior competição de clubes do continente sul-americano. Caso vença seu segundo título da Copa, o Galo Doido estará classificado para disputar o Mundial de Clubes em mais uma vez na sua história. Mas, afinal, quantos mundiais o Atlético Mineiro tem? Confira!
Atlético Mineiro: história e títulos
O Clube Atlético Mineiro foi fundado em 1908 sob uma nomenclatura diferente. Chamado de Athlético Mineiro Football Club, a equipe foi rebatizada em 1913, cinco anos após sua fundação, para o nome que todos nós conhecemos nos dias atuais.
Força tradicional no futebol brasileiro, o Atlético Mineiro é o maior campeão do Campeonato Mineiro por conta de seus 49 troféus conquistados no estadual de Minas Gerais. Além disso, o “Galo Doido” é tricampeão do Campeonato Brasileiro com as conquistas de 1937, 1971 e 2021, além de ser bicampeão da Copa do Brasil com os títulos de 2014 e 2021. De quebra, a galeria de títulos do clube também conta com a Copa Libertadores de 2013, duas Copas Conmebol em 1992 e 1997 e, por fim, uma Recopa Sul-Americana.
Com uma dívida de mais de R$ 2 bilhões, o Atlético Mineiro adotou o modelo de gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e vendeu 75% das ações da gestão para a empresa Galo Holding, formada por empresários investidores torcedores do clube. A empresa é controlada pelos empresários Rubens e Rafael Menin, além de uma pequena participação de Ricardo Guimarães e outros fundos de investimento.
Como o Atlético Mineiro está em 2024?
O calendário de jogos do Atlético Mineiro em 2024 foi bem extenso. No entanto, o ano começou com o pé direito com a conquista do campeonato estadual, vencendo o rival, Cruzeiro, na final do torneio.
A equipe comandada pelo argentino Gabriel Milito teve ótimo desempenho nas competições de mata-mata durante o ano de 2024. Primeiro, o Galo se classificou para a final da Copa do Brasil contra o Flamengo após superar clubes de tradição como Sport, São Paulo e Vasco durante a campanha. No entanto, acabou sendo superado pelo rubro-negro e ficou com o vice-campeonato.
Outra grande campanha do Galo Doido é na Copa Libertadores. A equipe liderou o Grupo G contra Peñarol, Rosario Central e Caracas, se classificando com ótimo desempenho. Já na fase de mata-mata, o Galo eliminou equipes tradicionais, como San Lorenzo, Fluminense e River Plate até alcançar uma vaga na final. O Atlético Mineiro enfrenta o Botafogo neste sábado (30) pelo título continental.
Quantos mundiais o Atlético Mineiro tem?
O Atlético Mineiro disputou o Mundial de Clubes apenas uma vez durante sua história de tradição. Após conquistar a Copa Libertadores de 2013, o Galo fez sua estreia na competição que reúne clubes do mundo inteiro em busca da glória internacional.
A expectativa, naturalmente, era de que o Galo se classificasse para a final em busca do sonhado título contra o Bayern de Munique. No entanto, a equipe formada sequer conseguiu alcançar o jogo decisivo em busca da conquista.
Durante as semifinais, o Atlético Mineiro enfrentou o Raja Casablanca, equipe marroquina que contou com o apoio incessante de sua torcida apaixonada, já que a competição foi sediada no Marrocos. E, mesmo com um time formado por craques como Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva e Bernard, o time brasileiro ficou longe da final. O Raja Casablanca mostrou sua força e, embalado pela torcida, venceu a partida por 3 a 1, eliminando o Galo da competição.
A final do Mundial de Clubes 2013 ficou entre Bayern de Munique e o Raja Casablanca. Na ocasião, a equipe alemã venceu por 2 a 0 com gols dos brasileiros Dante e Thiago Alcântara. O Atlético Mineiro ficou com o terceiro lugar do torneio, vencendo a equipe chinesa Guangzhou Evergrande por 3 a 2.