Início » Futebol » Mundial de Clubes » Quando foi criado o Mundial de Clubes?​ Entenda o histórico do torneio da FIFA e suas mudanças

Quando foi criado o Mundial de Clubes?​ Entenda o histórico do torneio da FIFA e suas mudanças

Publicado em:

Última atualização:

Com o anúncio do novo Super Mundial de Clubes da FIFA e a mudança da Copa do Mundo de Clubes para Copa Intercontinental, os fãs do futebol ganharam novos torneios para acompanhar. Mas não é de hoje que os principais clubes de todos os continentes se enfrentam para descobrir quem é o melhor. Veja a seguir quando foi o primeiro Mundial de Clubes e a história desse grande torneio.

Quando foi o primeiro Mundial de Clubes?

A FIFA só passou a organizar diretamente o Mundial de Clubes a partir do ano 2000. Mas a entidade máxima do futebol mundial considera que o primeiro evento que pode ser considerado um torneio entre clubes de todo o mundo foi a Copa Rio Internacional, de 1951. 

Na época, foi a Confederação Brasileira de Desporto (CBD, que mais tarde se tornaria a atual CBF) que organizou a competição. Contudo, contou com a ajuda dos dirigentes da FIFA. Uma vez que o Palmeiras foi o vencedor a Copa Rio, a organização reconheceu o Verdão como o detentor do título da primeira competição mundial entre clubes da história.

No entanto, segundo a própria FIFA, tem termos oficiais, o primeiro grande torneio Mundial de Clubes foi a Copa Intercontinental de Clubes, ocorrida em 1960. Na época, os ganhadores da Champions League — criada em 1956 — enfrentavam os ganhadores da Libertadores da América, que teve sua primeira edição em 1960.

Assim, após o Peñarol, do Uruguai, se sagrar o primeiro vencedor da Libertadores, logo veio a ideia de realizar uma partida contra o Real Madrid. O time espanhol fora o vencedor da Champions naquele ano. Os clubes se enfrentaram em uma partida única, com os Merengues vencendo por cinco a um, inaugurando a era da Copa Intercontinental.

Quando o Mundial de Clubes foi criado?

Em 2000, a FIFA organizou o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que ficou mais conhecido como torneio Mundial de Clubes. Pensado originariamente como uma disputa anual, o campeonato teve um hiato entre 2001 e 2004. Mas voltou a ser realizado ininterruptamente, todos os anos, a partir de 2005.

Assim, enquanto a Copa Intercontinental ocorreu entre 1960 e 2004, o Mundial de Clubes, em 2000 e, depois, a partir de 2005. Então, no início, as duas competições se sobrepuseram. Assim, em 2017, o conselho da FIFA aprovou um requerimento reconhecendo os times europeus e sul-americanos que ganharam a Copa Intercontinental como campeões mundiais. 

Em seguida, outro requerimento foi aprovado, pondo fim à Copa do Mundo de Clubes da FIFA e resgatando o nome Copa Intercontinental. Então, em 2023, aconteceu o último Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que também teve o Manchester City como vencedor. Já em 2024, os clubes campeões dos principais torneios das confederações continentais se enfrentaram na primeira Copa Intercontinental da FIFA. 

Por fim, a organização também criou um novo modelo de disputa entre clubes, em um formato mais parecido com o da Copa do Mundo. Este torneio, a entidade chamou de Mundial de Clubes da FIFA. E, diferentemente da Intercontinental, ele acontece somente a cada quatro anos e envolve 32 equipes. 

Copa do Mundo de Clubes x Copa Intercontinental X Mundial de Clubes da FIFA x Copa Intercontinental da FIFA

Veja abaixo uma pequena tabela comparando os quatro torneios e suas diferenças.

Copa IntercontinentalCampeonato Mundial de Clubes da FIFACopa Intercontinental da FIFAMundial de Clubes da FIFA
Começou em 1960Começou no ano 2000Começou em 2024Começará em 2025
Aconteceu até 2004Aconteceu até 2023Não tem previsão de mudança ou fimNão tem previsão de mudança ou fim
AnualAnualAnualA cada quatro anos
Vencedor da Liga dos Campeões da UEFA enfrenta o vencedor da Libertadores da AméricaRepresentantes das seis confederações mais um representante do país-sede se enfrentamOs vencedores de cada uma das seis confederações se enfrentam em busca do título.32 equipes vencedoras das Ligas Continentais e/ou melhor colocadas no ranking continental se enfrentam