O que é, para muitos, o melhor time do mundo, teve consigo conquistas inéditas desde a chegada de Erling Haaland. Para melhor noção, além de atual campeão inglês pela terceira vez consecutiva, a equipe de Pep Guardiola também conseguiu outras três taças inéditas desde a chegada do matador norueguês. Sendo assim, a campanha do Manchester City no Mundial de Clubes carimbou ainda mais o projeto vencedor do grupo.
Vale destacar também que a equipe é a atual campeã do torneio e está classificada para o Super Mundial de Clubes da FIFA 2025. Além disso, desde a vitória do Corinthians sobre o Chelsea, somente times europeus têm vencido. Nesse momento, o velho continente chegou a 11 Mundiais vencidos em sequência.
Dessa forma, acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre a campanha do primeiro título do Manchester City no Mundial de Clubes, que continuou mostrando por que a Europa é o continente a ser batido nos torneios da FIFA.
A campanha vencedora do Manchester City no Mundial de Clubes
Após vencer a Champions League pela primeira vez em 2022/2023, os tubarões foram um dos primeiros a se classificar para o torneio da FIFA.
Fazendo sua estreia, muitos pensavam que a campanha de Manchester City no Mundial de Clubes não ia ser de grande dominância, principalmente em razão de os europeus não serem fãs assíduos do campeonato. No entanto, o próprio treinador Pep Guardiola sinalizou o desejo de levantar a taça por conta de a equipe ainda não ter conquistado em 130 anos.
Começando já nas semis, a trajetória do plantel inglês começou com vitória por 3 a 0 contra o Urawa Red Diamonds, do Japão. Kovačić e Bernardo Silva marcaram os gols da partida, enquanto Marius Høibråten emplacou um gol contra.
Já na decisão do torneio, o plantel aplicou uma sonora goleada contra o Fluminense de Fernando Diniz, que também aparecia pela primeira vez no campeonato. O placar final foi de 4 a 0 contra a Equipe das Laranjeiras. As bolas na rede foram de Alvarez e Phill Foden, além de um contra do Nino.
Sendo assim, a campanha do Manchester City no Mundial de Clubes que culminou em seu título terminou com saldo de gols +7 e nenhum sofrido. O volante Rodri foi eleito pela Fifa o melhor jogador do torneio. Já Walker, lateral dos azuis, ficou em segundo.
Dominância europeia
Com o título do Manchester City no Mundial de Clubes, a dominância europeia no torneio se manteve. Embora essa seja apenas a primeira taça do time inglês, das últimas 20 edições, 16 foram vencidas por equipes do velho continente.
Vale ressaltar que a larga diferença só diminui um pouco se considerarmos os torneios entre 1960 e 2004, cuja maioria era apenas dos campeões da Libertadores contra a Europa, em apenas um jogo. No total, são 38 títulos para a UEFA contra 25 da CONMEBOL.
Nesse momento, o City é o 32º clube a vencer o campeonato da FIFA. São Paulo, Corinthians, Santos, Grêmio, Internacional e Flamengo são os brasileiros nesta lista. Real Madrid, Bayern de Munique e Milan aparecem como os maiores ganhadores, com oito taças do clube espanhol e quatro para o alemão e italiano.