Início » Futebol » Mundial de Clubes » Confira a maior goleada do Mundial de Clubes

Confira a maior goleada do Mundial de Clubes

Publicado em:

Última atualização:

O Manchester City de Pep Guardiola não tomou conhecimento do Fluminense de Fernando Diniz e aplicou a maior goleada do Mundial de Clubes em uma final do campeonato. O desejo de muitos torcedores brasileiros da conquista global tem se tornado distante devido à atratividade e investimentos da liga europeia.

Com o Corinthians de Tite sendo o último vencedor sul-americano do torneio, ganhando do Chelsea de Rafa Benítez por 1 a 0 na final de 2012, a FIFA tem aplicado mudanças na disputa para gerar mais competitividade e rivalidade entre os clubes pela conquista da taça.

Tendo uma maior quantidade de times participantes a partir de 2025, vale a pena rever mais sobre o antigo torneio da entidade e conferir as maiores goleadas no Mundial de Clubes. Acompanhe a seguir tudo que você precisa saber do torneio.

Afinal, qual foi a maior goleada do Mundial de Clubes da FIFA?

Quando pensamos na maior goleada do Mundial de Clubes, temos que entender mais sobre o campeonato antes de responder à pergunta corretamente.

Nesse sentido, entre o histórico avaliado, devemos pensar diretamente no torneio anual de futebol organizado pela FIFA. Nele, os clubes campeões das confederações continentais participam, além de um elenco do país que sedia o evento.

No geral, a competição foi criada oficialmente em 2000, mas sua estruturação só foi desenvolvida em 2005, e segue fazendo parte do calendário dos clubes a partir de então. Levando isso em conta, os Mundiais que antes eram disputados somente pelos campeões da Libertadores e da Champions League não estão sendo considerados nessas estatísticas.

Sendo assim, confira as maiores goleadas no Mundial de Clubes da FIFA:

  • Al-Hilal 6 x 1 Al-Jazira
  • Espérance Tunis 6 x 2 Al-Sadd
  • Monterrey 5 x 1 Al Ahly
  • Manchester City 4 x 0 Fluminense
  • Barcelona 4 x 0 Santos
  • Barcelona 4 x 0 Al-Sadd
  • Barcelona 4 x 0 América
  • Real Madrid 4 x 0 Cruz Azul
  • River Plate 4 x 0 Kashima Antlers

Entre esses placares, vale destacar que dois dos maiores chocolates são na final do torneio. É interessante analisar também que os placares de Manchester City x Fluminense e Barcelona x Santos são de clubes europeus em cima de brasileiros e por elencos comandados pelo espanhol Pep Guardiola.

O novo Mundial de Clubes 

A partir de 2025, a FIFA planeja mudanças no torneio e pretende adotar um formato com 32 times. Uma das novidades do campeonato é que os jogos serão disputados em 29 dias no total e seguirão um formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções.

Assim, a entidade organizará da seguinte forma:

  • Oito grupos com quatro times que se enfrentam em turno único, no qual os dois melhores se classificam para a rodada de mata-mata;
  • Fase de play-offs em jogo único, como no estilo padrão já estabelecido.

O campeonato terá a participação dos campeões continentais e outros times classificados através do ranking de pontos da FIFA. Aliás, o limite de representantes por país será de dois clubes, a menos que tenham conquistado a vaga pela sua confederação (como no caso do Brasil, que tem confirmados: Flamengo, Palmeiras e Fluminense).

Sendo assim, a disputa promete atingir um novo nível de competitividade entre os elencos e gerar ainda mais partidas niveladas por cima, o que ajudará a mudar a lista de maior goleada do Mundial de Clubes para outros patamares.