A prateleira de troféus do Flamengo tem exemplares do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes. Não é à toa que o rubro-negro é tido como uma das maiores equipes do futebol brasileiro e sul-americano. Sendo assim, relembre todas as participações e conquistas do Flamengo no Mundial de Cubes da FIFA.
Quantos títulos o Flamengo tem no Mundial de Clubes?
O Flamengo tem um título do Mundial de Clubes, conquistado em 1981 ao vencer o Liverpool por 3 a 0, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. O elenco coleciona três participações no torneio da FIFA, considerado o mais importante na temporada.
Por outro lado, a relevância do troféu é questionada por torcedores rivais porque a Copa Toyota não era organizada pela FIFA na época. Em parceria, Conmebol e UEFA coordenavam o campeonato entre os campeões da América do Sul e Europa. Em 2017, durante o Conselho da FIFA em Calcutá, na Índia, a entidade máxima do futebol reconheceu 22 títulos da Copa Intercontinental, obtidos de 1960 a 2004.
Dessa maneira, o Flamengo passou a ser considerado o campeão do mundo em 1981.
A conquista do primeiro título do Flamengo no Mundial de Clubes 1981
O elenco de peso do Flamengo, com Zico, Adílio, Júnior, Mozer, Tita, Nunes e Lico, estava confiante para a Copa Toyota – como era chamado o Mundial de Clubes na época -, depois de vencer a Libertadores em cima do chileno Cobreloa. Enquanto isso, o Liverpool tinha conquistado seu terceiro título da Liga dos Campeões em cima do poderoso Real Madrid.
Não tinha como negar, os ingleses eram favoritos. Kenny Dalglish, Craig Johnston, Phil Thompson e Terry McDermott mostraram-se ansiosos para enfrentar o grupo carioca. O duelo aconteceu em 13 de dezembro de 1981, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. O treinador Paulo Carpegiani escalou suas melhores peças, enquanto Bob Paisley designou a braçadeira de capitão a Thompson.
Com 13 minutos do primeiro tempo, Nunes abriu o placar. Aos 34, Adílio ampliou para o Flamengo. Por fim, Nunes balançou as redes do goleiro Bruce Grobbelaar pela segunda vez, dando a vantagem aos brasileiros. O Liverpool sequer conseguiu responder à altura em campo. Sem tempo para mais nada, o árbitro mexicano apitou o final da partida, consagrando o rubro-negro como o novo campeão do mundo.
A derrota para o Liverpool no Mundial de Clubes 2019
Depois de 38 anos, o Flamengo voltou a carimbar o passaporte ao Mundial de Clubes, em 2019. Desta vez, o torneio já estava nas mãos da FIFA, mas sob um formato completamente diferente: cada continente tinha seu representante. Como venceu o River Plate na final da Libertadores, o rubro-negro obteve o direito de representar a América do Sul na competição.
O Flamengo vivia uma das melhores fases da sua história. Com o trabalho exemplar do treinador Jorge Jesus, o clube conquistou o Brasileirão e a Libertadores naquela temporada. Para deixar o retrospecto mais significante, o português queria o troféu da FIFA. Entretanto, ele sabia que seria um desafio enorme.
Como manda o regulamento, o clube carioca estreou na semifinal contra o Al Hilal, da Arábia Saudita. Sem problemas, os brasileiros venceram por 3 a 1, com bom desempenho de Bruno Henrique e Arrascaeta. Do outro lado, o Liverpool superou o Monterrey, do México, por 2 a 1, com show de Roberto Firmino.
Estava decretado: Flamengo e Liverpool fariam a decisão do Mundial de Clubes de 2019. Jorge Jesus escalou o Flamengo da seguinte maneira: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís, Willian Arão, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Enquanto isso, Jürgen Klopp manteve o trio Salah, Mané e Firmino.
O confronto foi pegado. O Mengo teve diversas oportunidades de abrir o placar, enquanto o Liverpool respondia com perigo constante. Então, no último minuto da prorrogação no segundo tempo, a estrela de Firmino brilhou e, sem pensar duas vezes, o atacante encaçapou a bola no fundo das redes de Diego Alves. Sendo assim, o Flamengo lutou até o fim, mas a taça foi embora com o Liverpool.
O vexame no Mundial de Clubes 2022
Depois do fracasso em 2019, o Flamengo estava disposto a uma nova tentativa. Em 2022, o elenco ganhou do Athletico Paranaense na final da Libertadores e, consequentemente, garantiu vaga no Mundial de Clubes da FIFA.
É importante ressaltar que o clube carioca estava completamente diferente da última participação. Dorival Júnior era o treinador, enquanto Bruno Henrique estava indisponível e o goleiro Diego Alves não estava mais no time. O Flamengo tinha também novas peças, como David Luiz e Ayrton Lucas.
Então, o inesperado aconteceu: na semifinal, o Al Hilal, da Arábia Saudita, atropelou o Flamengo por 3 a 2, com boas atuações de Michael e Cuellar. Pedro marcou duas vezes, mas não impediu o desastre. Dessa maneira, o grupo brasileiro teve que se contentar em brigar pelo terceiro lugar.
Contra o Al Ahly, do Egito, o Flamengo deu a volta por cima e ganhou a partida por 4 a 2, com gols de Gabigol e Pedro, enquanto Ahmed Abdel Kader descontou. A delegação carioca voltou para o Rio de Janeiro somente com a medalha de bronze.
Enquanto isso, o Real Madrid venceu o Al Hilal por 5 a 3 na final, com show de Vinicius Júnior e Valverde.
Quem o Flamengo vai enfrentar no Mundial de Clubes de 2025?
O Flamengo está confirmado no Mundial de Clubes de 2025, que será realizado de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. Organizado pela FIFA, o evento terá 32 equipes de todos os continentes. O rubro-negro conhecerá seus adversários no dia 5 de dezembro de 2024, data do sorteio para formar as chaves.
Os times serão divididos em oito grupos de quatro cada. Os integrantes da mesma chave jogam entre si em turno único, onde os dois melhores avançam para as oitavas de final, dando início ao mata-mata em jogo único.
Além do Flamengo, o Palmeiras e Fluminense também estão confirmados como representantes da América do Sul. Outra vaga será dada ao campeão da Libertadores de 2024: o Botafogo ou Atlético Mineiro.