Início » Futebol » Mundial de Clubes » Corinthians tem Mundial? Veja a trajetória do time no torneio

Corinthians tem Mundial? Veja a trajetória do time no torneio

Publicado em:

Última atualização:

Um dos maiores clubes do Brasil, o Corinthians está nas discussões sobre a equipes que já conquistaram o Mundial de Clubes. Parte do debate se dá pelo confuso regulamento da competição, que passou a ser organizada pela Fifa a partir de 1999, sendo a primeira edição justamente em terras tupiniquins.

Neste cenário, o Timão levou a primeira edição que foi feita pela entidade máxima do futebol mundial. Entretanto, os rivais questionam o fato do Alvinegro não ter conquistado a Libertadores. Posteriormente, em 2012, o debate acabou quando o grupo comandado por Tite bateu o Chelsea e levou o troféu.

Quantos mundiais o Corinthians tem?

Recentemente, a Fifa atualizou a página de clubes campeões do Mundial e o Corinthians oficialmente tem dois títulos: 2000 e 2012. A primeira edição foi vencida no Brasil, sendo a primeira da história no formato usado até 2024.

Após 12 anos, o Timão voltou a vencer o Mundial de Clubes ao bater o Chelsea, campeão da Champions League, em Yokohama, no Japão. Desde então, nenhuma equipe brasileira conquistou o torneio.

Mundial de Clubes 2000

A primeira conquista do Corinthians no Mundial de Clubes foi justamente na estreia da tutela da Fifa. Apesar das polêmicas e discussões de torcedores, a participação do Alvinegro foi por meio de uma regra utilizada até hoje.

A entidade selecionou os clubes campeões das ligas continentais (Al-Nassr, Marrocos Raja Casablanca, Necaxa, Vasco, South Melbourne e Manchester United). Além disso, o campeão nacional (Corinthians) e convidou o Real Madrid.

A Fifa iniciou a organização da competição no meio de 1999. Desta maneira, algumas ligas ainda não tinham definido seus campeões, caso de Timão, Al Nassr e Vasco.

Na primeira fase, o Corinthians ficou em primeiro lugar no Grupo A, desbancando Real Madrid, Raja Casablanca e Al Nassr. Neste período, o Alvinegro fez o histórico jogo contra a equipe espanhola, que terminou em 2 a 2, com dois gols Edilson Capetinha.

Do outro lado, o Vasco venceu os três jogos, inclusive contra o Manchester United e também se classificou para a final. Na decisão, o 0 a 0 levou a peleja para os pênaltis. Apesar do primeiro trauma de Marcelinho Carioca, que viria a perder uma penalidade também contra o Palmeiras na Libertadores daquele ano, Gilberto e Edmundo erraram do lado cruzmaltino, Dida brilhou, e o Corinthians venceu seu primeiro Mundial de Clubes.

Mundial de Clubes 2012

Mesmo campeão mundial, o Timão deu seus gritos de independência definitivos em 2012. Primeiramente, venceu a inédita edição da Libertadores, único título importante que faltava na galeria alvinegra. Em dezembro, se tornaria o segundo clube com mais conquistas mundiais.

No Japão, onde registrou um dos maiores deslocamentos em massa com a torcida alvinegra, o Timão fez dois gols que renderam o bicampeonato. Assim, como o Chelsea, a jornada da equipe paulista começou na semifinal.

No Estádio Toyota, com mais de 30 mil torcedores, o Corinthians fez um jogo tenso contra o Al Ahly, do Egito. Futuro herói da conquista mundial, Paolo Guerrero marcou o gol da vitória aos 30 minutos do primeiro tempo. Do outro lado, os Blues venceram o Monterrey por 3 a 1 sem maiores dificuldades.

A grande decisão ocorreu em Yokohama, para mais de 68 mil torcedores (quarto maior público da história da competição). Dentro de campo, o protagonismo seria dividido nas duas pontas da formação, com Cássio e Guerrero. Até os 15 minutos do segundo tempo, o camisa 12 segurou a baliza e manteve o placar zerado e as esperanças alvinegras acesas. Então, Paulinho tabelou na entrada da área e a bola sobrou para Danilo, que finalizou na defesa. No rebote, o camisa 9 garantiu o bicampeonato corintiano.