Início » Futebol » MLS » MLS: saiba tudo sobre a Major League Soccer

MLS: saiba tudo sobre a Major League Soccer

Publicado em:

Última atualização:

A Major League Soccer (MLS) é uma liga jovem com fundação em 1993.

Fundada em 1996, a MLS teve sua primeira temporada nos Estados Unidos, após o país sediar a Copa do Mundo de 1994. Desde então, a liga cresceu significativamente e hoje é composta por mais de 29 clubes, distribuídos entre os EUA e o Canadá, com planos de expansão nos próximos anos.

História da MLS

Como dito anteriormente, a MLS foi criada em 1993. O projeto nasceu como uma iniciativa para atrair votos positivos para que os Estados Unidos fossem sede da Copa do Mundo de 1994.

A Major League Soccer é a liga que sucedeu a North American Soccer League (NASL), fundada em 1968 e que existiu até 1984. Essa competição foi fadada ao fim após o New York Cosmos começar a investir e contratar estrelas do futebol mundial, incluindo Pelé e Beckenbauer. O problema é que a equipe nova-iorquina causou uma espécie de expansão excessiva que, somada à recessão econômica do país norte-americano e aos embates com o sindicato de jogadores, levou a NASL à extinção.

Formato da MLS

O formato da MLS é semelhante aos formatos de outras ligas dos Estados Unidos, como NFL (futebol americano) e NBA (basquete). Isso porque, as 29 equipes, incluindo três do Canadá, estão divididas em duas conferências.

A Conferência Oeste engloba Austin FC, Colorado Rapids, FC Dallas, Houston Dynamo, Sporting Kansas City, LA Galaxy, Los Angeles FC, Minnesota United, Portland Timbers, Real Salt Lake, San Jose Earthquakes, St. Louis City e Vancouver Whitecaps. Enquanto isso, a Conferência Leste abraça Atlanta United, Charlotte FC, Chicago Fire, FC Cincinnati, Columbus Crew, D.C. United, Inter Miami, CF Montréal, Nashville SC, New England Revolution, New York City FC, New York Red Bulls, Orlando City, Philadelphia Union e Toronto FC.

Por ser uma competição comandada por investidores e por ter adesão fixa nos EUA e Canadá, a MLS não possui sistema de rebaixamento. O melhor colocado ao final da temporada regular vence a Supporter’s Shield. Posteriormente, 18 times disputam para chegar até a grande final da MLS, a MLS Cup.

Maiores campeões da MLS

O maior campeão da MLS é o Los Angeles Galaxy com quatro títulos Supporters’ Shield e cinco títulos da MLS Cup. Em segundo lugar, o D.C. United aparece com quatro Supporter’s Shield e quatro MLS Cup. O Columbus Crew, então, fecha o top 3 de maiores vencedores do futebol dos Estados Unidos com três Supporter’s Shield e três MLS Cup. As únicas equipes que nunca venceram nem a Supporter’s Shield, nem a MLS Cup, são o New York Red Bulls, os extintos Tampa Bay Mutiny e Miami Fusion, além do Philadelphia Union, New England Revolution e FC Cincinnati.

Principais estrelas da Major League Soccer

A maior estrela da MLS atualmente é Lionel Messi, do Inter Miami. O craque argentino desembarcou em solo estadunidense em junho de 2023 para jogar no time comandado por David Beckham. Aliás, há uma curiosidade sobre o ex-jogador inglês: quando Beckham foi jogar no Los Angeles Galaxy entre 2007 e 2012, a liga ofereceu a ele, dentro do contrato, um time para chamar de seu quando se aposentasse.

Quem é o maior artilheiro da história da MLS?

Chris Wondolowski

O maior artilheiro da história da MLS é Chris Wondolowski, com 171 gols. O atacante disputou 413 partidas, entre 2006 e 2021, com as camisas de Houston Dynamo e San Jose Earthquakes. Por esse último, aliás, Chris é considerado uma lenda. Ele se aposentou em 2021.

Landon Donovan

Em segundo lugar, Landon Donovan aparece com 170 gols. O ponta acumulou 384 partidas em sua carreira na MLS, jogando por San Jose Earthquakes, LA Galaxy e San Diego Sockers. O jogador se aposentou três anos depois de ter deixado o LA Galaxy rumo ao León, do México, tendo retornado aos Estados Unidos para defender os Sockers.

Jaime Moreno

Boliviano, Jaime Moreno saiu da Bolívia para jogar na Europa nos anos 1990. No entanto, após poucas partidas, ele foi parar no D.C. United, dos Estados Unidos. Somando a primeira e a segunda passagem pela equipe, o atacante anotou 145 gols em 372 jogos. Ele se aposentou em 2010, mas logo foi contratado pelo D.C. para um cargo técnico.

Jeff Cunningham

O jamaicano Jeff Cunningham fez carreira nos Estados Unidos, embora tenha jogado também por uma equipe da Guatemala. Jogando com a camisa do Columbus Crew, Colorado Rapids, Real Salt Lake, Toronto FC e San Antonio Scorpions, ele acumulou 139 gols oficiais. Ao longo de 14 anos, foram 388 partidas disputadas.

Kei Kamara

Nascido em Serra Leoa, na África Ocidental, Kei Kamara também fez sua carreira majoritariamente em times dos Estados Unidos. Em sua passagem pela MLS, ele jogou por Columbus Crew, San Jose Earthquakes, Sporting Kansas City, New England Revolution, Vancouver Whitecaps, Colorado Rapids, Minnesota United, CF Montréal e Chicago Fire. Além disso, atualmente defende as cores do Los Angeles FC. Nesse período, acumulou 148 gols em 440 partidas, podendo aumentar ambas as estatísticas.

Ante Razov

Apesar do nome, Ante Razov é estadunidense. Outro com carreira quase inteira no país norte-americano, Razov disputou 297 partidas na MLS, com passagens por LA Galaxy, Sacramento, Chicago Fira, Columbus Crew, MetroStars e Chivas USA. No período, o atacante acumulou 125 gols, se colocando como um dos maiores artilheiros da história da MLS.

Bradley Wright-Phillips

O próximo da lista é Bradley Wright-Philips, jogador nascido na Inglaterra e que começou sua carreira no Manchester City. De 2004 a 2013, ele jogou em seu país. No entanto, após esse período, o atacante foi contratado pelo New York Red Bulls. Passou ainda por Los Angeles FC e Columbus Crew. Enquanto esteve na MLS, Philips anotou 123 gols em 252 partidas.

Jason Kreis

Jason Kreis é um ex-jogador estadunidense que jogava como meio-campo e atacante. Assim como parte da lista, ele passou sua carreira nos Estados Unidos. Por lá, disputou 327 partidas com as camisas de Raleigh Flowers, New Orleans Storm, Dallas Burn e Real Salt Lake. Foram ainda 111 gols no período.

Taylor Twellman

Taylor Twellman teve uma carreira bastante curta no futebol. Entre 2000 e 2002, por exemplo, saiu dos Estados Unidos para defender o 1860 Munich II. Posteriormente, voltou ao seu país natal para defender o New England Revolution. Ele disputou 195 partidas e anotou 111 gols.

Dwayne De Rosario

Com nome estadunidense e sobrenome latino, Dwayne De Rosario nasceu em Ontário, no Canadá. O jogador começou sua carreira no Toronto Lynx, depois foi para a Alemanha defender o FSV Zwickau. Mais tarde, foi para os Estados Unidos jogar no Richmond Kickers, San Jose Earthquakes e Houston Dynamo. Posteriormente, defendeu o Toronto FC, New York Red Bulls, D.C. United e um time de divisão inferior do MetroStars. Após todos os anos que jogou a MLS, ele acumulou 365 partidas e 109 gols.