Início » Futebol » MLS » Luis Suárez no Inter Miami​: trajetória, estatísticas e salário do uruguaio na equipe

Luis Suárez no Inter Miami​: trajetória, estatísticas e salário do uruguaio na equipe

Publicado em:

Última atualização:

Uma das grandes contratações recentes do clube nos últimos anos, o uruguaio já é destaque na franquia. Confira todas as informações que você precisa saber sobre Luis Suárez no Inter Miami!

Contratação de Luis Suárez

Após sua longa trajetória no futebol europeu, o atacante uruguaio retornou ao seu país em 2022, para atuar no Nacional. Posteriormente, o camisa 9 fechou com o Grêmio no ano seguinte e marcou a temporada brasileira. Inicialmente, seu contrato com o Tricolor era de duas temporadas.

No entanto, com a oficialização da chegada de Lionel Messi no clube, vários rumores tomaram conta dos noticiários sobre uma possível contratação de Luis Suárez. Os dois jogadores eram amigos próximos desde o tempo em que atuaram pelo Barcelona.

Já no meio da temporada brasileira, os Herons demonstravam interesse no craque sul-americano. Em junho daquele ano, o dono do Inter Miami, Jorge Mas, confirmava publicamente o interesse em contar com o centroavante.

Na época, o jogador chegou até a conversar com a diretoria gremista para negociar a devolução de parte do dinheiro recebido para deixar a equipe. Neste cenário, as cifras eram próximas de 10 milhões de euros (R$ 48 milhões).

No entanto, os gaúchos fizeram jogo duro e convenceram o uruguaio a não atuar por outro time até o final de 2023. Desta maneira, as duas partes chegaram a um acordo para antecipar em um ano o fim do vínculo do atacante.

Após isso, o clube anunciou a contratação do craque uruguaio em 22 de dezembro, logo após o fim da temporada brasileira. O contrato divulgado foi justamente de uma temporada, o mesmo tempo que teria no Grêmio. Na publicação que informava a chegada de Luis Suárez no Inter Miami, o clube destacou a amizade dele com Messi, Jordi Alba e Busquets.

Quanto Suárez ganha no Inter de Miami?

Com o vínculo de um ano com a equipe estadunidense, o centroavante não ganha um salário destacável na Major League Soccer. Sendo assim, o craque uruguaio tem um contrato de 1 milhão e 500 mil dólares anuais.

Desta maneira, comparado a outras estrelas da liga, o salário de Luis Suárez no Inter Miami é apenas o 65º maior do campeonato, ao lado de Jordi Alba, lateral-esquerdo espanhol que também brilhou no Barcelona.

Quantos gols o Suárez fez no Inter Miami?

Desde que desembarcou nos Estados Unidos, o camisa 9 soma estatísticas impressionantes pelos Herons. Até o momento, o jogador já disputou 34 partidas, com 25 gols marcados e 12 assistências. Com ele, o clube tem 21 vitórias, oito empates e sete derrotas.

Ao lado de Messi pela Major League Soccer, o atacante argentino soma 14 gols e nove assistências nas 20 partidas disputadas. Enquanto isso, o craque argentino balançou as redes 19 vezes e serviu os companheiros em 11 oportunidades. Com os dois juntos, a equipe da Flórida acumula 13 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

Carreira do uruguaio antes do Inter Miami

Nascido em Salto, Uruguai, começou a sua trajetória no futebol nas categorias de base do Nacional, de Montevidéu. Após ser revelado para o país natal em 2005, ele venceu o Campeonato Uruguaio logo na temporada seguinte, marcando um dos gols finais contra o Rocha.

Posteriormente, em 2006, chamou a atenção do mercado mundial do futebol e foi contratado pelo Groenigen, da Holanda. No clube, ficou apenas um ano, disputou 37 partidas e 15 gols.

Com mais uma temporada em alta na carreira, Luis Suárez se destacou pelo faro goleador e a habilidade em campo. Tudo isso fez o Ajax contratá-lo em 2007. No clube, o atacante disputou três temporadas e meia, com 159 jogos disputados, balançou as redes 111 vezes e deu 68 assistências.

Em 2011, ganhou os olhares do futebol europeu na Premier League. Naquela temporada, o jogador foi contratado pelo Liverpool. Nos Reds, jogou 133 vezes, com 82 gols marcados e 34 assistências.

Destaque no Barcelona e retorno à América do Sul

Depois, o Barcelona desembolsou cerca de 81 milhões de euros (245 milhões de reais na época). Minutos antes do anúncio da equipe catalã, os britânicos divulgaram o vídeo de despedida do jogador, onde dizia que deixava o time com o coração pesado.

No entanto, apesar da tristeza da despedida, Luis Suárez estaria fechando com um time que marcaria a história do futebol. No Barcelona, disputou 283 partidas, com 195 gols marcados e 133 assistências. Além disso, conquistou a Champions League em 2015, venceu quatro edições do Campeonato Espanhol, quatro da Copa do Rei, um Mundial de Clubes, entre outros.

Posteriormente, com seis temporadas no catalão, ele acertou sua transferência para outra equipe espanhola. Em 2020, o jogador foi anunciado pelo Atlético de Madrid. Pelos colchoneros, disputou 83 jogos, com 34 gols, cinco assistências e um título da Copa do Rei.

Terminado o ciclo na Espanha, o jogador retornou ao Uruguai e atuou uma temporada pelo Nacional. Depois, fechou com o Grêmio e fez história no futebol brasileiro. Em 2023 foi oficializada a chegada de Luis Suárez no Inter Miami, franquia em que já conquistou o Supportes Shield, título dado ao clube com a melhor campanha da temporada regular da Major League Soccer.