Início » Futebol » MLS » Maior jogador da história? Saiba tudo sobre Lionel Messi no Inter Miami

Maior jogador da história? Saiba tudo sobre Lionel Messi no Inter Miami

Publicado em:

Última atualização:

Um dos grandes nomes da história do futebol, o craque argentino desembarcou nos Estados Unidos em 2023. Com Lionel Messi no Inter Miami, o clube da Flórida já conquistou seus primeiros títulos de expressão.

Quantos gols Messi tem no Inter Miami?

Assim que se concretizou a chegada de Lionel Messi no Inter Miami, a história do time tomou novos rumos. Além dos títulos, o jogador ainda acumula ótimas estatísticas dentro de campo. Nesse meio-tempo, ele já soma 38 partidas disputadas pela MLS, com 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, com 33 gols marcados e 18 assistências.

Em 2024, La Pulga já conquistou um título pela equipe e seguiu com as atuações decisivas dentro de campo. Até o momento, soma 24 aparições com o uniforme preto e rosa, com 14 triunfos, sete empates e três derrotas. Além disso, balançou as redes 22 vezes e foi garçom dos companheiros em 13.

O que o Messi ganhou com o Inter Miami?

Desde que chegou ao Inter Miami, Lionel Messi já ajudou sua equipe a conquistar títulos, um deles inéditos na história. Na temporada de estreia, em 2023, o craque venceu com a franquia a Leagues Cup, torneio que conta com os times da liga estadunidense e mexicana (Liga MX).

Naquela competição, o argentino e seu grupo bateu o Nashville FC nas penalidades máximas. No tempo normal, o jogo terminou com um empate em 1 a 1. Na partida, La Pulga abriu o placar com um golaço no primeiro tempo. Posteriormente, abriu as cobranças de pênaltis convertendo o seu e deixou para Callendar o cargo de herói.

Não bastasse ajudar a equipe a conquistar um título com apenas dois meses na franquia, o camisa 10 ainda foi o artilheiro do campeonato, com dez gols marcados em sete partidas. Junto a isso, ainda foi eleito o melhor jogador da Leagues Cup 2023.

Nesta temporada, o jogador já ajudou o Inter Miami a vencer mais um troféu, o primeiro pela MLS. Na temporada regular, o time da Flórida levantou o Supporters Shield. O prêmio é dado para quem tiver a melhor campanha na temporada regular.

Neste cenário, para conquistar a premiação, o Inter Miami somou 74 pontos em 34 partidas, com 22 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. No quesito gols, marcaram 79 e sofreram 49. Nesse ínterim, Lionel Messi marcou 20 tentos e serviu os companheiros 11 vezes.

Inicialmente, a liga estadunidense não reconhecia a premiação, que é concedida pelos treinadores, o que dá origem ao nome. Apenas em 2006, que os donos da organização decidiram que o campeão teria uma vaga na Liga dos Campeões da Concacaf.

Contratação de Messi

Logo após vencer a Copa do Mundo com a Argentina, o camisa 10 teve seu futuro especulado em diversos clubes. Neste cenário, segundo Jorge Mas, proprietário do Inter Miami, as negociações para contratar o craque não foram fáceis e duraram mais de três anos.

Inicialmente, as tratativas para contratar o campeão mundial começaram quando ele ainda estava no Barcelona. Neste cenário, a franquia ainda pensava apenas em meios para conseguir viabilizar a chegada do atacante.

Na época, o dirigente conversava com o pai do jogador, enquanto David Beckham falava com o atleta, dado que viveu várias experiências dentro de campo.

Ao deixar o Paris Saint Germain ao fim da temporada 2021-2022, o atleta chegou a considerar um retorno ao Barcelona. Antes, ele havia deixado a equipe catalã em 2021 em meio a uma crise financeira.

Nesse ínterim, a explosão do futebol da Arábia Saudita aconteceu e Messi teve seu nome especulado em diversas equipes. Um dos clubes interessados foi o Al Hilal, que contratou Neymar. No entanto, o argentino recusou as investidas.

Nos Estados Unidos, a participação da Apple foi muito importante para que colocar Lionel Messi no Inter Miami fosse possível. A empresa parceira de transmissões da MLS fez um documentário sobre a jornada do craque na Copa do Mundo, desde a primeira participação, até o título no Catar.

Depois de todos os meses de negociações, o Camisa 10 fechou com a equipe da Flórida em 7 de junho de 2023. Segundo a emissora britânica BBC divulgou na época, o atacante receberia um salário anual de 60 milhões de euros (R$ 315 milhões na cotação da época).

Quanto tempo Messi vai ficar no Inter Miami?

Diferentemente do que acontece nas ligas europeias, a MLS tem um calendário parecido com o brasileiro, com começo e fim no mesmo ano. Sendo assim, para contar com Lionel Messi, o Inter Miami fez um contrato de dois anos e meio.

Neste cenário, uma vez que o jogador foi contratado em junho de 2023, ele terá vínculo com a equipe dos Estados Unidos até 31 de dezembro de 2025. Assim, ainda disputará a próxima edição da liga estadunidense. No entanto, o contrato ainda pode ser estendido. O próprio craque já revelou que pode se aposentar na franquia.