Início » Futebol » MLS » Clube de Messi e Beckham: guia completo do Inter Miami FC

Clube de Messi e Beckham: guia completo do Inter Miami FC

Publicado em:

Última atualização:

Um dos grandes destaques recentes do futebol dos Estados Unidos com a chegada de Lionel Messi, o Inter Miami é dono de uma história muito recente e tem conquistado seus principais títulos com o craque argentino.

Desta maneira, os únicos troféus levantados pela equipe estadunidense vieram justamente depois da contratação do camisa 10. No entanto, mesmo sendo um clube jovem, a franquia é destaque pelos investimentos em grandes estrelas do futebol mundial.

Breve história do Inter Miami

O Inter Miami foi fundado oficialmente em 2018. Entretanto, a ideia inicial da criação da equipe teve origem em 2012. O comissário da MLS, Don Garber, teve a ideia de colocar uma franquia em expansão em Miami.

Posteriormente, com a realização de reuniões com conselheiros para a criação de uma franquia, um dos candidatos mais fortes foi David Beckham. O inglês encerrou sua carreira nos Estados Unidos e tinha o desejo de investir na liga.

Em 29 de janeiro de 2018, o grupo de Beckham (Miami Beckham United) recebeu a autorização para a criação do clube. Depois, em 2020, o time começou a jogar a Conferência Leste da liga durante a temporada de 2020.

A primeira partida do Inter Miami foi realizada em março de 2020, contra o Los Angeles FC, no Banc of California Stadium. Pouco mais de cinco meses depois, a equipe acertou a contratação de Blaise Matuidi, a primeira estrela dos Herons. Depois, contrataram Gonzalo Higuaín, que foi artilheiro dos Herons até a chegada de Messi.

Maiores artilheiros da história do Inter Miami

Sabe-se que o maior artilheiro da história da equipe de Miami foi por muitos anos Gonzalo Higuaín. Ao todo, o jogador argentino balançou as redes em 29 oportunidades. Atualmente, no entanto, ele é o terceiro maior no quesito na história da franquia.

Em outubro desta temporada, com um hat-trick, vitória e título da Supporters’ Shield, Messi se tornou o atleta com mais gols no Inter Miami. Em apenas 36 partidas disputadas, ele chegou a 33 tentos conquistados.

Depois do craque argentino, vem Leonardo Campana. O centroavante equatoriano foi revelado pelo Barcelona-ECU e passou por Wolverhampton, Famalicão e Grasshoppers antes de chegar ao Inter Miami, inicialmente por empréstimo, em 2022. No entanto, para alcançar a marca de 32 gols, ele precisou de mais que o dobro de jogos que Messi, com 99 partidas disputadas.

Confira a lista dos maiores goleadores

  1. Lionel Messi – 33 gols
  2. Leonardo Campana – 32 gols
  3. Gonzalo Higuaín – 29 gols
  4. Luis Suárez – 25 gols
  5. Robert Taylor – 17 gols
  6. Josef Martínez – 12 gols
  7. Matías Rojas – 8 gols
  8. Diego Gómez – 7 gols
  9. Jordi Alba – 7 gols
  10. Lewis Morgan – 7 gols

Principal rival do Inter Miami

Apesar de ser um time jovem no cenário mundial, o Inter Miami já tem rivalidades na Major League Soccer. Em seis anos na liga norte-americana, o clube tem como principal oponente o Orlando City.

A rivalidade entre eles se dá pela localização, já que os dois times tem sede no estado da Flórida, sendo os dois únicos no local entre os 29 atuais representantes da liga.

Desde que foi fundado, o Inter Miami já enfrentou o Orlando City em 15 oportunidades. Até o momento, os clubes já se enfrentaram em 15 oportunidades, com equilíbrio total nos resultados: cinco vitórias para cada time e cinco empates.

Com a presença de Messi no elenco, os Herons tiveram apenas duas partidas contra a equipe que se popularizou no Brasil quando contava com Kaká. Nos dois encontros, a franquia do ídolo argentino conta com duas vitórias, uma por 3 a 1, e outra por 5 a 0.

Títulos da história do clube

Até o momento, o Inter Miami tem apenas dois títulos conquistados, ambos já com o camisa 10 da Argentina no elenco. Em 2023, veio o primeiro troféu, com a Copa das Ligas, torneio continental disputado entre times da Major League Soccer e da Primeira Divisão do México (Liga MX).

Além da disputa pelo primeiro lugar, os finalistas e o terceiro colocado ainda garantem vaga na Copa dos Campeões da Concacaf, com o vencedor indo diretamente para as oitavas de final.

Em 2023, o Inter Miami venceu o torneio depois de bater o Nashville SC nos pênaltis, em final disputada no Geodis Park, Tennessee. Durante o torneio, Lionel Messi ainda foi o artilheiro.

Já nesta temporada, o clube do ídolo argentino conquistou um troféu antes mesmo do fim da MLS. Trata-se do Supporters Shield, prêmio entregue anualmente à equipe com a melhor campanha da temporada regular.

Inicialmente, a liga não reconheceu a premiação, sendo concedida por torcedores. Posteriormente, em fevereiro de 2006, os dirigentes da MLS decidiram que o vencedor do Supporters’ Shield garantiria uma vaga na Liga dos Campeões da CONCACAF (se o representante for dos Estados Unidos).

Neste cenário, o Inter Miami levou o troféu no ano de 2024 ao somar 74 pontos em 34 partidas disputadas, com 22 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. Além disso, o time de Messi marcou 79 gols e sofreu 49.