Início » Futebol » Millonarios FC: conheça a equipe de futebol da Colômbia

Millonarios FC: conheça a equipe de futebol da Colômbia

Publicado em:

Última atualização:

A Colômbia nunca venceu a Copa do Mundo da FIFA, mas isso nunca impediu o país de exportar grandes talentos para o mundo como Radamel Falcao. O bem-sucedido atacante defende o Millonarios FC, time de futebol na cidade de Bogotá. O clube coleciona inúmeros troféus nacionais, além de ser uma figura presente na Libertadores. Sendo assim, conheça a história, o elenco completo e as principais curiosidades do Millonarios.

História do Millonarios FC

Em 1937, alunos do Colégio San Bartolomé criaram o Millonarios, time de futebol da cidade de Bogotá, na Colômbia. Por outro lado, a constituição informa que a fundação aconteceu em 18 de junho de 1946 pelas mãos do líder Alfonso Senior Quevedo, de acordo com o site oficial do clube.

Pouco a pouco, o elenco passou a disputar competições regionais, estaduais e depois nacionais. Em 1949, a “Era de Ouro” do grupo teve início, com a chegada de grandes nomes como Adolfo Pedernera, Alfredo Di Stéfano e Néstor Raúl Rossi. Naquele mesmo ano, a equipe conquistou o primeiro título colombiano profissional.

Com o bom desempenho em campo, o Millonarios se consolidou como uma força na Colômbia. Além disso, ampliou o seu domínio por todo o continente sul-americano.

Na década de 70, a história do clube ganhou um episódio bastante peculiar. Segundo informações do portal GE, relatos indicam que o sócio de Pablo Escobar, apelidado de “El Mexicano”, Gonzalo Rodríguez Gacha, matou um dirigente para assumir o comando do time. Nesta época, inclusive, o esquadrão faturou muitos títulos.

Aos poucos, os elencos desvincularam a imagem do narcotráfico. Hoje, o Millonarios Fútbol Club é um dos clubes mais tradicionais do país e também da América do Sul. O Estádio El Campín, com capacidade para 39 mil torcedores, é a casa do time.

Quantos títulos tem o Millonarios?

A prateleira do Millonarios não tem um troféu da Libertadores, Copa Sul-Americana ou Mundial de Clubes, mas o elenco tem orgulho de dizer que é o segundo maior vencedor do Campeonato Colombiano em toda a história.

São 16 títulos, conquistados em 1948/49, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1958/59, 1960/61, 1961/62, 1962/63, 1963/64, 1971/72, 1977/78, 1986/87, 1987/88, 2012, 2017 e 2023. A diferença com o Atlético Nacional é de apenas um.

Além disso, o time tem três Copas da Colômbia e duas Supercopa da Colômbia.

Elenco completo

Os colombianos dominam o plantel do Millonarios FC. São 37 jogadores, divididos entre goleiros, defensores, meias e atacantes em um misto de jovens e veteranos. Alberto Gamero está no cargo de treinador desde janeiro de 2020.

O protagonista do time é Radamel Falcao García, experiente atacante de 38 anos. Falcao disputou o Mundial de 2018 na Rússia, mas a Colômbia foi eliminada nas oitavas de final para a Inglaterra. Em 2014, no Brasil, o atleta foi cortado por lesão. Outros destaques no time são Jader Valencia, Jhon Córdoba e David Silva.

Então, confira o elenco completo, de acordo com o site oficial do clube:

  • Goleiros: Iván Arboleda, Jhonatan González, Diego Novoa e Alvaro Montero;
  • Defensores: Jorge Arias, Ricardo Rosales, Alex Moreno Paz, Andrés Llinás, Juan Pablo Vargas, Sergio Mosquera, Sander Navarro, Johan Hernández, Delvin Alfonzo, Omar Bertel, Danovis Banguero e Samuel Asprilla;
  • Meias: Daniel Ruiz, Daniel Giraldo, Nicolás Arevalo, Daniel Cataño, Stiven Vega, Juan Carlos Pereira, David Mackalister Silva, Juan José Ramírez, Jovani Welch, Félix Charrupí e Jhon Edinson Largacha;
  • Atacantes: Daniel Mantilla, Kevin Palacios, Jhon Córdoba, Luis Paredes, Neymar Sánchez, Radamel Falcao García, Neiser Villarreal, Santiago Giordana, Leonardo Castro e Jader Valencia.