Início » Futebol » Mesut Özil no Arsenal: como o meia se tornou ídolo no clube inglês

Mesut Özil no Arsenal: como o meia se tornou ídolo no clube inglês

Publicado em:

Última atualização:

As habilidades de Mesut Özil com a bola lhe renderam o apelido de “Mágico de Oz”. Depois de uma campanha de sucesso no Real Madrid, o meia foi para o Arsenal, onde conquistou troféus e o status de ídolo. Ao observar os números de Mesut Özil no Arsenal, é possível entender o encanto do mágico. Por isso, confira as estatísticas do alemão.

Özil se formou nas categorias de base do Schalke 04, em Gelsenkirchen, sua cidade natal. Passou também por Werder Bremen, Real Madrid, Fenerbahce e Basaksehir, além de participar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com a Seleção da Alemanha.

Quantos gols Özil fez pelo Arsenal?

Mesut Özil jogou 250 partidas e fez 44 gols no Arsenal, além de dar 71 assistências. Durante os oito anos de parceria, o alemão tirou o time da seca ao conquistar seis títulos, sendo quatro da Copa da Inglaterra e dois na Supercopa da Inglaterra.

Assim, tornou-se uma figura importante no meio de campo londrino e consequentemente na história do clube. O desempenho de Özil no Real Madrid o colocou em uma vitrine para o mundo.

No início da temporada 2013, trocou o Real Madrid pelo Arsenal e se tornou o jogador alemão mais caro da época, já que o clube inglês desembolsou 47 milhões de euros para tê-lo em seu plantel. O meia estreou em 19 de setembro de 2013, em vitória contra o Sunderland, na Premier League.

Em seu primeiro ano nos Gunners, liderou a equipe até a conquista da Copa da Inglaterra. Seguiu muito bem nas temporadas seguintes, com mais troféus da FA Cup e da Supercopa da Inglaterra para a prateleira do clube. Disputou a final da Liga Europa em 2019, mas o time foi goleado pelo Chelsea.

Com a chegada de Unai Emery ao Arsenal em 2018 para substituir Arsene Wenger, Özil perdeu o posto de figura principal do grupo. Conforme a revista Forbes, a ausência do meia na escalação foi motivada por “lesões, doenças e razões táticas”. Isto é, o jogador perdeu espaço e ficou fora dos esquemas utilizado por Emery. O clima esquentou nos bastidores, e os últimos anos do alemão em terras inglesas foram dramáticos.

Özil se despediu do Arsenal em janeiro de 2021, após acertar a transferência para o Fenerbahce. Confira, então, os números do jogador em sua passagem na Inglaterra:

Mesut Özil no Arsenal (2013–2021)

  • 250 partidas;
  • 44 gols;
  • 71 assistências;
  • 6 títulos (quatro taças da Copa da Inglaterra e duas da Supercopa da Inglaterra).

Quantas Bolas de Ouro o Özil tem?

Por incrível que pareça, Mesut Özil nunca venceu a Bola de Ouro. O evento, realizado anualmente pela revista France Football, elege o melhor jogador do mundo de acordo com os votos dos convidados. Entretanto, Özil entrou para as listas dos indicados ao prêmio em 2010, 2011, 2012 e 2013 devido à sua atuação pelo Real Madrid e a Seleção da Alemanha.

No FIFA The Best, Özil apareceu na seleção em 2016, como jogador do Arsenal, mas ficou em 14º lugar na classificação geral.

Ao anunciar a aposentadoria em março de 2023, o meia descartou qualquer possibilidade de participar ou vencer as premiações de futebol. Porém, os feitos conquistados ao longo da carreira, a qualidade do “Mágico de Oz” em campo e os números geram inveja em qualquer meio campista.