Todo mundo sabe como a torcida do PSG, especialmente a francesa, pode ser intensa nos dois lados da moeda. Isso se mostrou tanto em Messi no Paris Saint-Germain, quanto também com Neymar e com o próprio Mbappé no clube, que também já foram alvos da orquestra de vaias feitas por torcedores.
Além disso, outro motivo que Messi apontou para não renovar seu contrato com o PSG em 2023 foi a dificuldade que ele e sua família tiveram para adaptarem-se depois de sua transferência para o time em 2021. Além disso, recebeu duras críticas depois de sua atuação na Champions League do ano passado.
Desse modo, mesmo depois de 32 gols e 35 assistências em suas duas temporadas com os campeões franceses, uma crise com os torcedores surgiu depois que o astro não foi capaz de fazer com que o clube passasse das oitavas de final da Liga dos Campeões.
História do Messi no Paris Saint-Germain
O anúncio de Messi no Paris Saint-Germain ocorreu no dia 10 de agosto de 2021, quando o argentino assinou contrato até o fim de 2023. Ele teve a opção de renovação por mais uma temporada.
Como a própria lenda do futebol já disse em entrevistas, sua adaptação inicial no clube francês não foi tão boa e demorou a pegar ritmo. Por conta disso, inicialmente conseguiu marcar apenas nove gols, o menor número desde suas primeiras temporadas como jogador profissional na temporada de 2005/06.
Além disso, deu 13 assistências e somou 22 participações diretas em gols — o pior desempenho do atleta em 14 anos. Mesmo com a aquisição da Ligue 1 daquele ano, os torcedores não viram de uma forma muito positiva o fato de não conseguir o título da Champions League e cair nas oitavas de final.
Já na temporada de 2022/23, venceu o prêmio The Best 2022, da FIFA. Essa conquista se deu muito mais por ter vencido a Copa do Mundo com o elenco da Argentina do que pela sua atuação no PSG.
O jogador terminou a temporada com um total de 41 jogos com a camisa do Paris Saint-Germain, em todas as competições. Nesse tempo, marcou 21 gols e deu 20 assistências. Só na Ligue 1 foram 32 partidas como titular, além de 16 gols e 16 assistências, o que o tornou o segundo jogador com mais contribuições para gols, atrás apenas de Mbappé (29 gols e cinco assistências).
Por fim, a última partida de Messi pelo PSG foi contra o Clermont, em junho de 2023, na última rodada do Campeonato Francês. Desse modo, terminou sua passagem pela equipe com 74 jogos, 32 gols e 34 assistências.
Quais títulos Messi conquistou no PSG?
Além de ter conquistado o The Best da FIFA de 2022, Lionel Messi também venceu pelo Paris Saint-Germain duas temporadas da Ligue 1 (2021/22 e 2022/23) e uma Supercopa da França, também em 2022.
Porém, vale lembrar que o PSG é o campeão absoluto da França, sendo de longe o clube de maior sucesso. Por conta disso, o maior objetivo do time é a Champions League, taça que ainda não conquistaram.