Início » Futebol » Quais foram os melhores pontas-direitas brasileiros?

Quais foram os melhores pontas-direitas brasileiros?

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil, dentre todos os países mais tradicionais no futebol, talvez seja aquele que mais produz atacantes de qualidade. Nomes como Ronaldo, Romário, Neymar e, claro, Pelé já passaram pelos gramados brasileiros e vestiram a amarelinha em diversas ocasiões, com um talento que poucos em toda a história possuem. Todavia, no texto a seguir focaremos em uma posição específica do ataque e procuraremos responder à seguinte pergunta: quais foram os melhores pontas-direitas brasileiros?

Portanto, não deixe de conferir o conteúdo abaixo. Ressaltando que, como rankings e listas são subjetivos, nenhuma dessas respostas é definitiva e cada um pode ter um critério diferente.

Como definir os melhores pontas-direitas brasileiros?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que exatamente define “os melhores pontas-direitas brasileiros”. E, para isso, é importante criar uma metodologia.

Essa metodologia que usaremos irá consistir em duas etapas. A primeira é observar as estatísticas individuais que cada atleta possui na carreira e, no caso, a mais importante de todas é o número de gols. Afinal, a principal função de qualquer jogador que atua na zona ofensiva é colocar a bola na rede.

Já o segundo critério será conferir os troféus mais importantes de cada um ao longo de suas respectivas trajetórias, exceção feita às premiações individuais, como a Bola de Ouro.

Quais foram os melhores pontas-direitas brasileiros?

Agora sem mais delongas, confira dois nomes que separamos e que podem ser considerados os maiores pontas-direitas do Brasil. São eles:

Mané Garrincha

Garrincha é, até hoje, um dos nomes mais subestimados da história do futebol brasileiro. Carioca que nasceu em 1933, encantou a todos os fãs do esporte que o viram jogar no Botafogo e na Seleção, equipes em que viveu seu auge.

Com dribles desconcertantes e jogadas pouco vistas até então, é possível dizer que foi quase um revolucionário da bola. Não à toa, possui uma carreira de dar inveja a qualquer um, com os seguintes títulos:

  • Copa do Mundo (1958 e 1962);
  • Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964);
  • Campeonato Carioca (1957, 1961 e 1962).

Além disso, vale destacar que, segundo a plataforma OGOL, ele fez 126 gols em 435 jogos.

Jairzinho

Outro nome que merece bastante destaque é Jairzinho. Assim como Garrincha, era carioca, e teve os seus grandes momentos no clube botafoguense e na Seleção.

Todavia, ao contrário do “Anjo das Pernas Tortas”, o grande traço de seu jogo era a explosão e a verticalidade. Isso, todavia, não o impediu de também ser bastante vitorioso e obter esses troféus:

  • Copa do Mundo (1970);
  • Campeonato Brasileiro (1968);
  • Torneio Rio-São Paulo (1964 e 1968).

Já no que se refere a números, ainda de acordo com o site OGOL, ele possui 243 gols em 491 jogos.

O melhor ponta-direita brasileiro da atualidade

Além dessas duas figuras, é preciso citar outra que, embora ainda esteja no início de carreira, já teve vários feitos importantes: Rodrygo. O atual atacante do Real Madrid, segundo o Transfermarkt, tem 81 gols na carreira em 345 partidas.

Somando a esse ponto, já conquistou duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes e três Campeonatos Espanhóis.