A posição de atacante é, sem dúvidas, a mais prestigiada de todo o futebol. Quando pensamos nos principais jogadores do planeta, independentemente da época ou da nacionalidade, é provável que boa parte nomes que aparecem à cabeça sejam todos de jogadores que atuam no ataque. Sendo assim, para estar entre os melhores atacantes da história, é preciso ser diferenciado e ter um talento que quase ninguém na modalidade possui.
Com isso, não deixe de ler o texto abaixo e descubra quem são os nomes do futebol que preenchem esse requisito. Iremos tentar abordar jogadores de diferentes épocas.
Os critérios para achar os melhores atacantes da história
Antes de tudo, porém, é bom estabelecer os critérios que serão usados para fazer essa relação. Afinal, nenhuma lista ou ranking é 100% objetivo em suas conclusões.
O primeiro passo será identificar a quantidade de gols que cada atleta fez. Portanto, usaremos a lista de artilheiros produzida pela IFFHS, que contabiliza apenas os gols em partidas oficiais e é mais utilizada para esse tipo de situação. Ressaltando que existem também outras listas, como a da própria FIFA.
Outro ponto importante que ajudará a encontrar os melhores atacantes da história é observar os troféus de cada um. No caso, não necessariamente aquele com mais conquistas estará no ranking, mas aquele com mais títulos das principais competições, como a Copa do Mundo e a Champions League.
Por fim, é preciso destacar que, mesmo que em determinado momento da carreira um desses atacantes tenha atuado em outra função no campo, os dados dele nesse ínterim ainda serão usados.
Os três melhores atacantes da história
Agora sem mais delongas, veja a seguir aqueles que são os principais nomes do futebol que atuam no ataque segundo os critérios acima:
Lionel Messi
Um dos jogadores que é presença obrigatória em todas as listas é o argentino Lionel Messi. Atuando como um “falso nove” por boa parte de sua carreira, conquistou praticamente tudo dentro do mundo da bola e é o maior ganhador de troféus que existe, com 46. Alguns dos seus principais títulos incluem:
- 1 Copa do Mundo;
- 4 Champions Leagues;
- 2 Copas Américas;
- 10 Campeonatos Espanhóis.
Além disso, vale destacar que ele tem 846 gols até então.
Pelé
O maior atacante brasileiro e, para muitos, o maior da história do futebol é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O clássico camisa dez no futebol jogou boa parte do tempo no país natal e ganhou inúmeros troféus. Esses são alguns dos maiores:
- 3 Copas do Mundo;
- 2 Copas Libertadores;
- 6 Campeonatos Brasileiros.
Já em se tratando de gols, o “Rei” tem 762 em toda sua trajetória.
Cristiano Ronaldo
Por fim, não podia faltar o maior rival de Messi e uma das figuras mais populares do esporte: CR7. Embora muitos ainda relutem em colocá-lo como no mesmo patamar que outras lendas, ele certamente merece um lugar pelo que fez como atacante principal do Real Madrid. Em sua carreira, conquistou prêmios como:
- 5 Champions Leagues;
- 1 Eurocopa;
- 3 Premier Leagues.
Somando a isso, ele é o maior artilheiro de todos os tempos segundo a IFFHS, com 906 gols.