O Barça é um dos times que marcaram o futebol em diferentes épocas de sua história. Assim, será que é possível escolher qual foi a melhor equipe dos catalães? Confira os melhores times do Barcelona e escolha o seu favorito.
Temporada 1973/74: a dupla holandesa em ação
Johan Cruyff é um dos principais jogadores do clube blaugrana. Nascido na Holanda, mas catalão de coração, o jogador comandou o ataque do melhor time do Barcelona da década de 70. Chegou ao clube para a temporada de 1973/74, após ter ganhado uma Bola de Ouro com o Ajax em 1971 e três títulos consecutivos da Champions League. Assim, o atleta já chegou assumindo a responsabilidade no Barça.
Antes da chegada de Cruyff, o Barcelona passou 30 anos com apenas dois títulos do Campeonato Espanhol. Entretanto, isso mudou na primeira temporada do jogador. O holandês Rinus Michels comandou a equipe que venceu a La Liga daquela temporada, com 70% de aproveitamento, e apresentou o futebol mais bonito do país.
O melhor time do Barcelona da década de 70 tinha Mora no gol e Olmo, Costas, De La Cruz e Torres completavam o quarteto defensivo. Já o meio-campo titular tinha Rexach, Carlos e Neskeens. E o principal ponto positivo da equipe era o trio de ataque: Cruyff, Sotil e Pina. Desse modo, o Barça marcou 75 gols em 34 partidas.
Cruyff e a revolução do time do Barcelona
Após ter marcado época como jogador, Cruyff volta a entrar em ação no clube catalão como técnico. Dessa forma, o time do Barcelona de 1990 a 94 foi um dos melhores da história do clube. O treinador revolucionou a forma de pensar e de jogar o esporte.
Cruyff implementou a filosofia do jogo posicional que mudou a história do clube. O jeito de jogar daquele time é referência na equipe catalã até os dias atuais, inclusive replicada em toda a categoria de base.
Um dos nomes daquela equipe era Pep Guardiola. O meio-campista era o cérebro do time de Cruyff em campo, sendo responsável pela organização de todo time. Outro holandês, Ronald Koeman, também era pedra fundamental do esquema. Por sua vez, o treinador definiu Koeman como o ponto inicial das jogadas, que começavam a ser armadas desde o goleiro.
Além disso, a influência daquele time foi responsável por formar os dois jogadores como também técnicos. Inclusive, tanto Guardiola como Koeman foram treinadores do Barça posteriormente.
O Barcelona da década de 90 é forte candidato ao melhor time da história do clube catalão. No time titular, Zubizarreta era o goleiro, e Ferrer, Nando e Juan Carlos formavam o trio de defesa. No meio, Koeman, Eusébio, Bakero e Guardiola se destacavam. O trio de ataque era poderoso, com Salinos, Stoichkov e Laudrup.
O time histórico venceu uma Copa da UEFA, foi tetracampeão de La Liga, mas acabou perdendo Mundial de Clubes para o São Paulo de Telê Santana.
Início da era Messi no Barça
Um forte candidato ao melhor time do Barcelona da história foi o da temporada 2008/09. Tudo começou com a chegada do principal discípulo de Cruyff ao comando da equipe, ninguém menos do que Pep Guardiola. O técnico começou a revolução da equipe descartando nomes de peso como o de Ronaldinho.
Além disso, a fama de Guardiola precisar de orçamentos enormes para construir sua equipe não se aplica aqui. Nesse sentido, o espanhol construiu aquele Barça fazendo apostas em garotos. Gerrard Piqué e Sergio Busquets começam a surgir no futebol mundial e mais tarde virariam ídolos do clube.
E, claro, há Lionel Messi. O argentino já estava no elenco do Barcelona antes da chegada de Guardiola. Porém, o técnico foi fundamental na construção da lenda que conhecemos hoje.
O time jogava um futebol revolucionário, com base no domínio da posse de bola, futebol posicional e poucos passes por jogador. Dessa forma, a equipe venceu a Copa do Rei, a La Liga e a Champions League, com Guardiola sendo o mais jovem treinador a conquistar o torneio continental.
A escalação de um dos melhores Barcelonas de todos os tempos era: Valdes; Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Eto’o e Henry.
Melhor time de Guardiola, a segunda Champions no Barcelona
Se, em 2008/09, a equipe era boa, a da temporada 2010/11 coloca o Barcelona como um dos melhores times da história. Nesta temporada, Guardiola levou sua segunda Champions League. Além disso, venceu a Supercopa da Espanha, a La Liga e o Mundial de Clubes.
Assim como na primeira temporada do técnico, Pep voltou a barrar jogadores. Desta vez, Zlatan Ibrahimović ficou de fora dos planos do espanhol.
A campanha desta temporada tem números como os 98 gols na La Liga, goleada por 5×0 contra o principal rival, o Real Madrid, e um massacre na final da Champions League, um 3×1 sobre o Manchester United de Sir Alex Ferguson.
Pep Guardiola comandava a seguinte escalação: Valdes, Dani Alves, Mascherano, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Villa e Pedro.
Temporada de ouro do trio MSN
Sem dúvidas, o último melhor time do Barcelona da história foi o de 2014/15. A última conquista da Champions League foi em 2011, com Guardiola, e precisou do trio MSN para mudar isso.
O ataque entrosado foi responsável por encantar o mundo e golear seus adversários. Dessa forma, Messi fez 58 gols e 29 assistências, Suárez marcou 25 vezes e deu 23 passes para gol, e Neymar fecha a conta da temporada com 39 gols e dez assistências.
Sob o comando de Luis Enrique, o Barça conquistou os quatro campeonatos que disputou: a Copa do Rey, a La Liga, a Champions e o Mundial de Clubes. Além disso, a equipe terminou a temporada com 86% de aproveitamento e uma média de quase três gols por partida.
A escalação titular da equipe da temporada era: Ter Stegen, Dani Alves, Mascherano, Pique e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar.