Início » Futebol » Quem é o melhor lateral-direito de todos os tempos? E de 2024?

Quem é o melhor lateral-direito de todos os tempos? E de 2024?

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil tem vários dos melhores laterais-direitos do mundo, e isso é fácil de provar. Afinal, basta citar nomes como Leandro, Jorginho, e, claro, Cafu, para comprovar isso. No entanto, pelo mundo afora, existem jogadores que também merecem o título de melhor lateral-direito do mundo.

Criar um ranking, porém, não é missão fácil. Mas algumas famosas publicações esportivas encararam o desafio. Então confira a seguir os jogadores que mais se destacaram na posição na história do futebol.

O melhor lateral-direito do mundo para a FourFourTwo

A FourFourTwo (FFT) é uma revista britânica especializada em esportes que há anos se dedica a analisar jogadores e criar rankings variados. Em 2024, ela criou uma lista com os 32 melhores laterais, direitos e esquerdos, a fim de provar que essa posição, mesmo menos glamourosa que o atacante, por exemplo, também merece reconhecimento em campo. 

A lista completa conta com vários brasileiros, como Jorginho, Marcelo e Djalma. Então, confira a seguir os laterais-direitos que ficam nos cinco primeiros lugares do ranking.

5 – Cafu

Considerando o ranking geral, ele vem em sexto lugar, porém é o quinto dentre os laterais-direitos. Vencedor de duas Copas do Mundo, Cafu alçou o status de lenda do futebol brasileiro, com um sorriso sempre estampado no rosto e um estilo de jogo extremamente refinado em campo. 

Vale destacar que ele também virou ídolo da torcida no Milan, na Itália, após auxiliar o time a conquistar a Liga dos Campeões. 

4 – Philipp Lahm

O jogador alemão é considerado um dos melhores jogadores do país de todos os tempos. Em campo, mostrava bastante versatilidade atuando nas duas laterais — apesar de ter se destacado mais na direita. 

Com a braçadeira de capitão da Seleção da Alemanha, ele liderou a equipe rumo à conquista da Copa do Mundo de 2014. Sim, ele estava lá no infame 7 a 1 contra o Brasil. E vestindo o vermelho do Bayern de Munique, Lahm conquistou outros três títulos sob a tutela de Pep Guardiola

3 – Dani Alves

Alguns podem achar polêmica a decisão de colocar Cafu em quinto e manter Daniel Alves em terceiro. Mas não podemos esquecer a bela campanha que o baiano fez não apenas no futebol brasileiro, mas também no exterior. 

Reconhecido como um dos jogadores mais vitoriosos do mundo, com mais de 40 títulos, entre estaduais, nacionais do Brasil, Espanha, França e Itália, Daniel Alves brilhou como lateral-direito do Barcelona. E não qualquer equipe catalã: ele fez parte do Barcelona de Pep Guardiola, uma das melhores equipes que a torcida do clube já viu.

2 – Carlos Alberto Torres

Mais um brasileiro na lista, Carlos Alberto fez parte da inacreditável geração do futebol brasileiro dos anos 1970. Dos pés dele, inclusive, saiu um dos gols mais incríveis da história da Seleção em finais de Copa do Mundo, quando o Brasil venceu a Itália pelo placar de quatro a zero, conquistando o tricampeonato.

Não à toa, Carlos Alberto está no Hall da Fama do Museu do Futebol Brasileiro. Mas, além disso, o jogador, que também usava a braçadeira de capitão da equipe canarinha, também faz parte do Hall da Fama do Futebol dos Estados Unidos.

1 – Paolo Maldini

Se fosse possível escolher como se escreve “lateral-direito” em italiano, certamente seria Paolo Maldini. O jogador dedicou sua carreira no futebol a um só clube: o Milan. Foram mais de 900 jogos pelo clube italiano e uma liderança incrível em campo. Ao longo de seus 25 anos de Milan, Maldini conquistou “apenas” cinco Champions League. Isso sem contar os outros títulos e prêmios individuais.

Os melhores para o Bleacher Report

Conceituado portal esportivo, o Bleacher Report também fez sua seleção e indicou o melhor lateral-direito do mundo na sua opinião. Diferentemente da FFT, fez uma lista focando apenas os dez melhores laterais-direitos. Outro aspecto é que o ranking não possui tantos brasileiros quanto o britânico. Mas, ainda assim, tem representante verde e amarelo em importantes posições. Confira o top cinco a seguir:

5 – Giuseppe Bergomi

O italiano se dividia entre a lateral-direita e a zaga, sempre desempenhando seu papel com primor. Jogador de um clube só, ele acumula mais de 750 jogos pelo Internazionale, de Milão. Enquanto esteve no time, foi um dos principais nomes da defesa, mas, ainda assim, não tem uma lista tão extensa de títulos quanto a de outros jogadores.

Mas isso não apaga o brilho de sua atuação e nem sua habilidade em campo. E se, por clubes, a lista de conquista é pequena, o mesmo não ocorre quando falamos de seu trabalho na Seleção da Itália. Em seus mais de 80 jogos pela Azzurra, Bergomi fez jogadas impressionantes que auxiliaram a equipe a vencer a copa de 1982. E olhe que, na época, ele tinha apenas 18 anos!

4 – Djalma Santos

Não há como negar a importância do brasileiro como o melhor lateral-direito do mundo nas décadas de 1950/60. Afinal, em uma época em que a Seleção nacional tinha nomes como Garrincha, Pelé e Jairzinho, Djalma conseguiu ganhar destaque e ser considerado tão importante quanto estes.

Vestindo a camisa verde e amarela, o atleta participou de quatro Copas do Mundo (1954, 1958, 1962 e 1966), erguendo a taça em duas delas: a de 1958 e 1962. 

3 – Lilian Thuram

O francês é outro que facilmente entraria na lista dos maiores laterais e zagueiros do mundo também. Tendo passado por diferentes clubes europeus, Thuram acumula diferentes títulos, dentre eles, as Copas da França, da Itália e uma da UEFA. Mas foi na Seleção Francesa que ele fez seu maior trabalho!

Thuram foi o jogador com maior número de convocações do país: foram 142 partidas. E, embora tenha feito apenas dois gols no período, um deles foi justamente na semifinal da Copa do Mundo de 1998, que terminou com a França levantando a taça de campeã mundial. 

2 – Carlos Alberto Torres

Assim como a FFT, o Bleacher também considera Carlos Alberto Torres um dos melhores laterais-direitos da história do futebol mundial. Afinal, marcar um gol histórico — que posteriormente ganhou o título de Melhor Gol da História da Copa — em uma final de Copa do Mundo não é para qualquer um.

Assim como Djalma, Carlos Alberto se tornou tão importante para o futebol brasileiro como outros ícones como Pelé, Jairzinho, Rivelino ou Tostão. E, no ano 2000, Torres foi eleito o melhor lateral-direito do mundo do século 20.

1 – Cafu

Se a FFT deixava o capitão do penta na quinta posição, para o Bleacher Report, ele é o melhor do mundo — e terceiro brasileiro no top cinco. A publicação ressalta a qualidade técnica de Cafu em suas últimas temporadas no Milan antes de se aposentar, quando ele jogava com o mesmo fôlego e garra de vinte anos antes.

Em sua 143 partidas pela Seleção Brasileira, Cafu venceu uma Copa das Confederações, duas Copas Américas e duas Copas do Mundo.

O ranking do 90min.com

Outro portal especialista em criar rankings e falar de futebol com propriedade de quem ama o esporte é o 90min.com. E quando o assunto é eleger quem é o melhor lateral-direito do mundo, o portal foi além para desfazer a piada que diz que o lateral é aquele que não é bom o suficiente para ser da defesa, nem ousado o bastante para ser atacante. 

Para isso, analisou com cuidado a história do futebol antes de elencar os 20 melhores. Assim como a FFT, a lista do 90min.com também traz vários brasileiros, como Maicon, Jorginho, o pouquíssimo lembrado Josimar, e, claro, Djalma. Mas o top cinco dele é bem parecido com o do Bleacher Report. Veja a seguir.

5 – Liliam Thuram

O lateral-direito francês definitivamente é um clássico jogador do futebol dos anos 1990. Thuram unia capacidades físicas, táticas e técnicas como poucos em campo, e encantava as torcidas por onde passava. Há quem diga que mesmo os torcedores dos times rivais paravam para ver o defensor francês jogar.

4 – Carlos Alberto Torres

Aparecendo mais uma vez entre os cinco melhores laterais do mundo, Carlos Alberto Torres prova que a geração de 1970 da Seleção Brasileira era mais do que seus companheiros de equipe: Pelé, Tostão, Rivellino ou Jairzinho. Assim, sob a tutela de ninguém menos do que Mario Jorge Lobo Zagallo, Torres pôde mostrar sua habilidade técnica e determinação em campo. 

E, novamente, marcar o último gol em uma final de Copa do Mundo, finalizando uma jogada que parecia de filme, não é para qualquer um. É para Carlos Alberto Torres!

3 – Daniel Alves

Se ele ficou de fora da lista do Bleacher Report, o 90min.com não esqueceu do baiano que, aos 39 anos, ainda entrou em campo pela Seleção Brasileira — e em uma Copa do Mundo! Como dito antes, o jogador se destacou no Barcelona de Pep Guardiola, conquistando 23 títulos com o clube catalão. 

No entanto, é preciso lembrar que todo o encanto que rodeia a figura de Daniel Alves como um dos melhores do mundo foi quebrado, assim como sua reputação. Isso porque o jogador foi preso e condenado por agressão sexual em 2024, mas, com ajuda de amigos como Neymar, pagou a fiança e hoje responde ao processo em liberdade.

2 – Philipp Lahm

Voltando a falar de coisa boa, o alemão Philipp Lahm e sua versatilidade em campo também renderam a ele uma posição no ranking do 90min.com. Ganhando a medalha de prata, o lateral-direito também atuava como zagueiro destacado, lateral-esquerdo veloz e mesmo volante. 

Em campo, Philipp também chamava a atenção por sua leitura de jogo, pensamento rápido e esquema tático. Mas também é preciso lembrar que o domínio de bola do jogador era igualmente impressionante. Afinal, ninguém é capitão de uma equipe campeã da Copa do Mundo com direito à goleada em cima do time anfitrião à toa, certo?

01 – Cafu

Capitão do penta, simpatia em campo, habilidades técnicas e elegância em campo. Os adjetivos para descrever Cafu de forma menos óbvia são muitos. Mas, para sair do lugar-comum, que tal lembrar do chapéu triplo que ele meteu em Pavel Nedved quando jogava no AS Roma? 

Cafu: o melhor lateral-direito do mundo de todos os tempos

Não é preciso ser técnico de futebol, muito menos jornalista esportivo, não precisa nem ser apaixonado por futebol para ver que Cafu é um dos melhores jogadores de sua posição. Assim como para várias publicações e especialistas do Brasil e do exterior, ele é o melhor lateral-direito da história do futebol do mundo.

O jogador é recordista de jogos pela Seleção Brasileira Masculina, com 142 partidas entre sua estreia em 1994 e sua participação na Copa do Mundo de 2002.

Quem é o melhor lateral do mundo hoje?

Assim como escolher o melhor de todos os tempos, eleger o melhor lateral-direito do mundo atualmente também não é simples. Afinal, são vários nomes que merecem destaque. No entanto, separamos cinco que, definitivamente, brigam em pé de igualdade pelo posto. Veja a seguir a lista (organizada em ordem alfabética).

Achraf Hakimi

Defendendo o Paris Saint-Germain há três temporadas, Hakimi se tornou uma das maiores transações do futebol europeu após ser negociado por 52 milhões de libras com o Inter de Milão. O jogador marroquino foi eleito o melhor lateral-direito da última Copa do Mundo, no Catar, em 2022.

Álex Grimaldo

O espanhol Álex Grimaldo ganhou fama internacional após jogar no Benfica, de Portugal, mas defende atualmente as cores do Bayer Leverkusen, da Alemanha. E, por lá, já recebeu três indicações a Melhor Jogador do mês da Bundesliga. O trabalho defensivo de Grimaldo, inclusive, é um dos responsáveis pela campanha invicta do clube. 

Dani Carvajal

O lateral-direito do Real Madrid e da Seleção da Espanha mostra que idade definitivamente não é documento. Aos 32 anos, ele está em uma de suas melhores fases na carreira. Para dar uma ideia, Carvajal foi o autor de sete gols e oito assistências em 51 partidas, somando suas atuações pelo Real e pela Espanha somente na temporada 2023/24.

Gustavo Scarpa

Principal reforço do Atlético-MG para a temporada, o lateral-direito é um dos melhores de 2024 segundo uma pesquisa do Observatório do Futebol (CIES). Contudo, o estudo não considerou os jogadores das principais ligas europeias: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França).

O canhotinho vindo do Nottingham Forest tem 61 jogos com a camisa do Galo, nos quais anotou nove gols e prestou outras 11 assistências somente na atual temporada.

William

O cruzeirense se destaca como o melhor lateral-direito de 2024 na mesma pesquisa da CIES. Mas o fato de o relatório não considerar as ligas europeias não diminui a atuação do brasileiro; que, na verdade, tem feito bonito no Campeonato Brasileiro deste ano. Até novembro, o atleta havia marcado cinco gols e prestado dez assistências em 56 partidas pelo Cruzeiro.