A Copa do Brasil em 2023 teve o São Paulo como seu campeão. Após derrotar a equipe do Flamengo por 2 a 1 no placar agregado, a equipe são-paulina levantou a última taça que faltava na sua coleção de troféus. Além disso, teve vários jogadores nomeados para seleção do campeonato. Um deles, inclusive, foi eleito como o melhor goleiro da Copa do Brasil.
O atleta em questão é Rafael. Titular no Tricolor até os dias atuais, ele foi comprado do Atlético Mineiro em 2022 e é usado por praticamente todos os técnicos que passaram por lá desde então.
Mas, afinal, o “arqueiro” do São Paulo foi realmente o melhor goleiro que o torneio teve? Ou apenas foi eleito por ser campeão? Leia o texto a seguir para descobrir mais.
Um pouco da história do jogador
O atual melhor goleiro da Copa do Brasil, e um dos goleiros da Seleção Brasileira, veio da cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Ele passou grande parte da sua juventude na base do Cruzeiro e em 2008 teve sua primeira oportunidade como profissional.
No entanto, foi reserva de Fábio durante um bom tempo. Apenas se tornou titular em junho de 2016, quando o ídolo cruzeirense machucou seu dedo anelar e ficou afastado até abril desde 2017, período em que Rafael teve excelentes atuações. A partir daí, mesmo com a volta de Fábio, era escalado frequentemente.
Depois disso, acabou tendo uma briga judicial com o clube de formação e, em março de 2020, foi para o Atlético Mineiro, no qual ficou dois anos e teve um 2021 excelente, ganhando inúmeros títulos com Cuca sendo seu técnico. Isso despertou interesse do clube paulista, que o contratou em dezembro de 2022.
As estatísticas do melhor goleiro da Copa do Brasil
Deixando um pouco de lado a premiação e verificando apenas os números, Rafael não é o que sofreu a menor quantidade de gols. Ao todo, foram sete em dez jogos (0.7 por jogo). Olhando pelos valores brutos, os goleiros que lideram a lista de melhores defesas são Léo Jardim, do Vasco, e Adriel, do Grêmio, ambos não levaram nenhum gol. Mas, então, qual o motivo de não estarem na lista de melhor goleiro da Copa do Brasil?
A resposta é simples, Léo Jardim participou de dois jogos, e Adriel, de 3. Além disso, o Vasco perdeu na segunda fase para o ABC e o Grêmio acabou sendo eliminado pelo Flamengo nas semis.
O goleiro são-paulino, por outro lado, foi até a final participou de dez jogos ao todo. Os únicos outros nomes que chegam perto dessa quantidade são Marcos Felipe, do Bahia, e Cássio, do Corinthians, os dois com oito jogos. O goleiro do Timão, todavia, sofreu dez gols (1.25 por jogo) e foi eliminado pelo próprio São Paulo. Já Marcos Felipe é o único que talvez tivesse chance de tirar Rafael da seleção, sofrendo cinco gols (0.63 por jogo), mas o fato de parar nas quartas é um contexto que certamente acabou pesando na hora de escolher o melhor goleiro da Copa do Brasil.