As posições no ataque são geralmente as mais conhecidas e famosas em todo o futebol. Afinal, com um o esporte cada vez mais tendo times voltados a controlar jogos e marcar o maior número de gols possível, essa zona do campo é a preferida por muitos atletas para atuar, seja de forma amadora, categorias de base ou no mundo profissional. Sendo assim, encontrar aqueles que podem concorrer a “melhor centroavante da história” não é uma tarefa fácil, mas estamos dispostas a encontrá-lo.
Veja o texto a seguir caso queira saber alguns concorrentes a esse posto. Além disso, confira também os critérios que utilizaremos para chegar a esse ranking.
Como definir qual é o melhor centroavante da história?
Antes de tudo, é importante estabelecer como chegaremos aos nomes que disputam esse título. O primeiro ponto a ser analisado é a quantidade de gols totais. Pode parecer uma estatística simplista, mas considerando a posição em si, o importante é fazer gols, não importa como.
Já a segunda questão a ser vista é a quantidade de troféus importantes. Verdade seja dita que isso é um pouco relativo, porém, certas premiações como a Champions League e a Copa do Mundo, certamente estão entre as principais para a maioria dos fãs. E ambas serão essenciais para escolher os candidatos.
Por fim, é preciso estabelecer que nomes que não atuam nessa posição originalmente também serão considerados. Afinal, existiram vários jogadores que, com o passar do tempo, se acostumaram a ser o último homem do ataque e tiveram carreiras brilhantes.
Nomes que disputam o rótulo de melhor centroavante da história
Agora sem mais delongas, abaixo estão os jogadores que acreditamos ser “o melhor centroavante da história”. São eles:
Ronaldo Fenômeno
Nenhuma lista com centroavantes pode existir sem o Fenômeno nela. “R9” é, para muitos, o maior da posição em todo o Brasil e em todo o planeta. Desde que começou a jogar no Cruzeiro chamou a atenção por sua habilidade e técnica dentro de tempo, que o fazia dominar como ninguém essa função.
A partir daí, na Europa e na Seleção Brasileira, iria se sacramentar como um dos melhores atacantes que já existiu. Ao todo, segundo o Transfermarkt, ele marcou 371 gols na carreira e deu 107 assistências, números que, se não fossem as suas lesões no final de sua trajetória, poderiam ser ainda maiores.
Além disso, vale ressaltar que ele ganhou duas Copas do Mundo, duas Copas América e uma Copa Intercontinental.
Gerd Muller
Outro que também não pode ficar de fora é o alemão Gerd Muller. Ex-jogador do Bayern de Munique, é um dos maiores nomes de todo o futebol europeu e, até hoje, é o maior goleador da Bundesliga.
Gerd, assim como Ronaldo, era uma sensação desde jovem e foi um dos responsáveis por moldar a posição de vez no mundo do futebol. Aliás, para se ter uma ideia do seu talento, de acordo com o Transfermarkt, ele marcou 570 gols na carreira e deu 103 assistências. Não à toa, é um dos maiores goleadores do futebol mundial.
Somando a essa questão, venceu uma Copa do Mundo e três Ligas dos Campeões.
Cristiano Ronaldo
Por fim, temos uma certa polêmica para fechar a lista: Cristiano Ronaldo. Embora, originalmente, ele seja um ponta, os melhores momentos que ele teve na carreira, sem dúvidas, foram como centroavante. O “gajo” conseguiu ir tão bem que hoje é difícil pensar em nomes que dominam a pequena área como ele.
Aliás, se Gerd Muller é um dos maiores artilheiros do futebol, Ronaldo, quando se trata de gols oficiais, é o primeiro na maioria das listas feitas. Ainda usando o Transfermarkt como referência, ele possui 901 gols até então, que são completados com 286 assistências.
Já no que se refere a títulos, é possível destacar suas cinco Liga dos Campeões com o Real Madrid e a sua Eurocopa com Portugal.