Início » Futebol » Quem são os melhores meias brasileiros jogando na Europa?

Quem são os melhores meias brasileiros jogando na Europa?

Publicado em:

Última atualização:

O sonho de qualquer jogador de futebol é jogar na Europa; mas, afinal, quais são os meias brasileiros atuando no Velho Continente? Dos times de menor expressão aos mais requisitados, há mais de 260 jogadores do país em terras europeias. No entanto, o número de meio-campistas é significativamente baixo.

Continue a leitura e saiba quais são os meio-campistas brasileiros na Europa, bem como os cinco melhores da posição.

Quantos meio-campistas brasileiros jogam na Europa?

Segundo levantamento do site Bolavip Brasil, atualmente há 262 jogadores brasileiros jogando na Europa. Dentro desses números, apenas 46 (17,5%) são meio-campistas.

Os principais países nos quais os atletas atuam no Velho Continente são Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Em média, os jogadores chegam à Europa por volta dos 21,2 anos de idade. Entretanto, nos campeonatos mais reconhecidos do mundo, como a Premier League e a La Liga, por exemplo, a média de idade dos brasileiros pela primeira vez no continente cai para 19,5 anos e 18,9 anos, respectivamente.

Já nas ligas menos competitivas, como a grega, os jogadores costumam migrar mais tarde, por volta dos 24,3 anos, em média. Isso acontece porque os atletas geralmente já têm uma carreira sólida no Brasil e buscam uma nova etapa na Europa com maior estabilidade financeira.

Além disso, essas ligas oferecem uma boa oportunidade para jogadores em busca de espaço, onde podem se destacar, mesmo que o nível técnico não seja tão alto. Assim, a escolha por essas competições está ligada à estratégia do atleta, que busca um ambiente mais seguro e com menos pressão da torcida e da mídia.

Top 5 melhores meias brasileiros no Velho Continente

Confira abaixo uma lista dos 5 melhores meio-campistas brasileiros atuando no continente europeu:

  1. Raphinha (Barcelona, Espanha)
  2. Casemiro (Manchester United)
  3. Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
  4. Lucas Paquetá (West Ham, Inglaterra)
  5. Éderson (Atalanta, Itália)

Raphinha

No auge da carreira, o meia-atacante Raphinha tem um 2024 de ouro. Revelado pelo Avaí, em 2015, logo o jogador foi para Portugal atuar pelo Vitória Guimarães, com apenas 20 anos. Depois de algum tempo no time B, ele recebeu uma promoção para o principal elenco do clube português, onde permaneceu até 2018, com 22 gols em 85 jogos.

Com bons números, Raphinha passou a jogar pelo Sporting e, em 2019, foi para o futebol francês atuar pelo Rennes. No entanto, o atleta permaneceu no clube por apenas um ano, indo para o Leeds United, da Inglaterra. As estatísticas do jogador chamaram a atenção do Barcelona. Isso porque registrou 17 gols em 67 partidas.

Já no Barcelona, Raphinha vive a melhor fase. Com 12 gols e oito assistências em 17 jogos, o meio-campista conseguiu superar a má fase e as especulações de empréstimo para outras equipes. Hoje, o atleta é referência no time do Barça, bem como na Seleção Brasileira, juntamente aos atacantes Rodrygo e Vini Jr., do Real Madrid.

Casemiro

Hoje com 32 anos, o volante Casemiro chegou à Europa com apenas 21 anos para atuar pelo Real Madrid, depois de ser revelado pelo São Paulo. O jogador se tornou ídolo do clube merengue, com 336 jogos e 31 gols. Depois, ele passou brevemente pelo Porto, de Portugal. Atualmente, o atleta joga no Manchester United e é uma das referências do meio de campo dos Red Devils.

Bruno Guimarães

O carioca Bruno Guimarães começou a carreira no Audax antes de se tornar um dos melhores jogadores atuando no país, quando jogou pelo Athletico Paranaense entre 2017 e 2020. No mesmo ano, se transferiu para o Lyon, da França, com 67 partidas, três gols e seis assistências. Hoje, o meio-campista é jogador do Newcastle, da Inglaterra, além de homem-referência do técnico Dorival Junior na Seleção Brasileira.

Lucas Paquetá

Camisa número 10 do West Ham, Lucas Paquetá é cria do Ninho do Urubu. No Flamengo, ele fez 67 jogos, além de 15 gols antes de se transferir para o Milan, da Itália. Depois, o meio-campista passou a defender a camisa do Lyon, da França, onde fez 79 jogos, 20 gols e 12 assistências.

Desde 2022, Paquetá é um dos principais jogadores do West Ham, da Inglaterra. Segundo o Sofascore, o atleta fez 12 partidas e dois gols na Premier League de 2023-24.

Éderson

O volante Éderson foi revelado pelo Desportivo Brasil, mas o primeiro grande clube no qual atuou foi o Cruzeiro, de 2018 a 2020. No mesmo ano, o meio-campista se transferiu para o Corinthians, mas oscilou algumas vezes em campo, com 26 jogos e três gols.

O atleta chegou por empréstimo ao Fortaleza, onde de fato se destacou, registrando três gols e duas assistências em 58 partidas, sendo titular absoluto da equipe do técnico Juan Pablo Vovjoda.

Em 2022, ele chegou à Salernitana, da Itália, em 2022. Com poucos jogos pelo clube, Éderson se transferiu em definitivo para o Atalanta, e é uma das principais peças do treinador Gian Piero Gasparini.