Início » Futebol » Mascotes dos times brasileiros: conheça as principais

Mascotes dos times brasileiros: conheça as principais

Publicado em:

Última atualização:

Os mascotes dos times brasileiros se tornaram um sucesso, principalmente quando os principais campeonatos estão a todo vapor. Afinal, são as representações da real essência do clube, assumindo características que casam perfeitamente com a história da equipe. Mas, apesar dessa importância, muitos ainda desconhecem as personagens que os times escolheram.

Diante disso, a seguir estão as mascotes dos principais clubes brasileiros, assim como um pouco dos motivos que levaram à escolha de cada uma delas.

Quais as mascotes dos times brasileiros? Conheça os principais

De acordo com a a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), hoje, no Brasil, existem mais de 1200 clubes. Porém, a seguir estão apenas os mascotes de seis times brasileiros, mas já é uma forma de compreender como as personagens são escolhidas.

Flamengo

A mascote do Mengão é o Urubu. Ele foi escolhido por conta das provocações que o time recebia. Isso foi ressignificado tornando-o um símbolo da equipe. E vale dizer que ele passou a ganhar mais força, especificamente, em um jogo contra o Botafogo. Na ocasião, colocaram um urubu no gramado e mesmo assim o time da Gávea levou a melhor.

Botafogo

Entre os mascotes dos times brasileiros, temos o cachorro Biriba representando o Botafogo. Ele surgiu em 1948, de uma forma um pouco engraçada. O clube enfrentava longos anos sem ganhar título e estava na disputa com o Flamengo, perdendo de 3 a 1. Porém, o Biriba, cachorro real de um jogador, invadiu o campo e parou o jogo.

Após a retirada do pet, o Alvinegro passou a ter o domínio da bola e virou o jogo, vencendo a partida por 5 a 3. Desse modo, o presidente do clube afirmou que isso só aconteceu por conta da invasão do mascote e assim nasceu a personagem.

Corinthians

No caso do Timão, o Mosqueteiro foi o escolhido. A escolha aconteceu após o primeiro jogo internacional do time, contra o Barrancas, na Argentina, em 1929. O Corinthians deu o sangue no jogo, mostrando que estava disposto a vencer. Isso rendeu uma reportagem no jornal até então chamado A Gazeta, relatando a semelhança da atuação da equipe com a personagem D’Artagnan, de Os Três Mosqueteiros.

Palmeiras

O Palmeiras também entra entre as principais mascotes dos times brasileiros, pois, além de ter uma personagem marcante, com o tempo outro animal também passou a ser a representação do clube. O primeiro deles foi o periquito, escolhido em razão das cores verde e branca do clube. Com o passar do tempo, o Verdão começou a receber, de forma pejorativa, o apelido de porco.

Como uma forma de ressignificar este apelido, o time adotou o animal como mascote e então também se tornou um elemento representativo.

São Paulo

O Tricolor Paulista também teve a sua mascote criada com publicações no jornal A Gazeta entre os anos 30 e 40. Ele carrega o nome de Santo Paulo, sendo esse nome escolhido para que não ocorresse confusão com o próprio nome da equipe. Porém, já houve diversos cartuns publicados e nenhum deles é considerado o oficial. No entanto, as características de um velhinho de barba branca ainda permanecem.

Atlético Mineiro

Para encerrar a apresentas das seis mascotes dos times brasileiros, temos o Galo Doido, a personagem do Atlético Mineiro. O seu surgimento se deu na década de 1930 e foi com base no perfil de jogo que o clube estava entregando na época: postura agressiva e combativa. Como o galo é visto como um animal valente, o time resolveu adotá-lo para simbolizar toda a estrutura da equipe.