Início » Futebol » Saiba por que o Internacional tem o Saci como mascote oficial

Saiba por que o Internacional tem o Saci como mascote oficial

Publicado em:

Última atualização:

Um dos principais personagens brasileiros, o Saci-Pererê se tornou o mascote do Internacional pela busca do clube por identificação. Desde 1950, o personagem representa não só o Colorado e os valores que o time defende, mas também sua torcida. Conheça mais sobre a figura!

História do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma figura presente no folclore brasileiro desde o século XVIII, tendo raízes baseadas nas culturas indígenas do sul do Brasil. Inicialmente, o personagem era retratado como um “curumim travesso” de duas pernas, o qual ficou conhecido por habilidades mágicas e ligação com a natureza.

Com o tempo, porém, a figura do Saci se transformou, incorporando elementos da cultura africana e europeia. Assim, chegou-se à representação mais conhecida atualmente: um menino negro, de uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca.

Desde 1950, o Internacional aproveitou um momento de grande valorização da cultura popular brasileira, buscando representações das próprias características em um mascote. Foi nesse momento que o Saci, com sua personalidade forte e ligação direta com o Rio Grande do Sul, se encaixou perfeitamente no ideal buscado pelo clube.

Oficialização do Saci como mascote do Internacional

A primeira aparição oficial do Saci como mascote do Internacional aconteceu em 1956, em um desenho publicado no jornal “A Hora”. A partir daquele momento, a figura se tornou estampa de camisas, flâmulas e outros materiais de divulgação do Inter durante o calendário futebolístico.

Ao longo dos anos, o mascote do Internacional passou por diversas transformações visuais. Nos anos 1970, por exemplo, o Saci ganhou uma versão mais moderna e com cores vibrantes. Já nos anos 1990, a figura passou a ter traços mais realistas, com detalhes que destacavam a diversão e simpatia.

Em 2016, então, o Saci foi reconhecido como mascote oficial do Internacional em seu estatuto. Além disso, a data de 31 de outubro marca a comemoração do Dia do Saci, na qual o Colorado organiza homenagens a um dos ícones do folclore brasileiro.

A popularidade do Saci em jogos

O mascote do Internacional faz muito sucesso durante os jogos no Beira-Rio, situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Muito simpático, o personagem entra em campo com objetivo de animar a torcida, tirando fotos e dando autógrafos para os presentes no estádio.

Além de estar presente nas partidas, o Saci também aparece em apresentações de jogadores e até ações de marketing. Por exemplo, o mascote do Internacional foi “contratado” pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) para estrelar a campanha do Colorado no Mundial de Clubes de 2006.

Dez anos depois, em 2016, o mascote do Internacional ganhou uma perna mecânica em ação de divulgação da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). O ato aconteceu durante os preparativos para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

Importância do mascote do Internacional

Atualmente, o Saci-Pererê se tornou mais do que apenas um mascote para o Internacional. Isso porque a figura está presente em diversas iniciativas sociais e culturais do clube, como projetos educativos e campanhas de conscientização.

Além disso, o mascote se destacada em ações de marketing do Internacional. Fora as campanhas promocionais, o personagem faz sucesso com o público infantil devido às representações em diversos produtos licenciados, como camisetas, bonés, chaveiros e pelúcias.