Início » Futebol » Saiba qual a origem do touro, o mascote do Bragantino

Saiba qual a origem do touro, o mascote do Bragantino

Publicado em:

Última atualização:

A história do mascote do Bragantino reflete a trajetória do clube desde sua fundação, em 1928, até a parceria com a Red Bull em 2020. Inicialmente, o leão foi escolhido como símbolo, inspirado pela postura determinada do time na década de 1940. Porém, com um novo comando administrativo no clube, surgiu outra figura para representação. Conheça a história!

História do mascote do Bragantino

Fundado em 8 de janeiro de 1928, o Bragantino passou por diversas fases e transformações ao longo dos anos, inclusive em seu mascote. A figura atual, o touro, passou a representar a equipe apenas após a aquisição pela Red Bull. No entanto, a escolha do leão remonta aos primórdios da equipe.

Em diversos momentos da história, o elenco do Bragantino se mostrou determinado e aguerrido, influenciando, inclusive, a escolha de um mascote. Em 1944, a primeira ideia de uma representação para o clube se deu após o presidente Cícero Marques pendurar um quadro com a imagem de um leão. Isso aconteceu depois de uma vitória importante contra o rival local Bragança.

Logo após isso, a torcida passou a associar o time à imagem do animal, surgindo, então, o primeiro mascote do Bragantino. Com o passar do tempo, a figura do leão foi ganhando cada vez mais espaço na identidade da equipe.

Dois mascotes?

Inicialmente, o mascote do Bragantino era representado de forma mais realista, com traços que destacavam sua ferocidade. Entretanto, a figura foi ganhando contornos mais cartunescos e amigáveis, para ficar mais próximo da torcida, especialmente das crianças.

Em 2020, a Red Bull, conhecida pelos energéticos, adquiriu o Bragantino, dando origem a um novo mascote: o Toro Loko. Para o lançamento da nova figura, o clube paulista nomeou o famoso leão como Massa Bruta, para permanecer com a identidade anterior à parceria. Além disso, o time deixou de ser Clube Atlético Bragantino e teve seu escudo alterado também.

Um dos melhores momentos do mascote do Bragantino com a torcida acontece em jogos em Bragança Paulista, nos quais o touro é presença garantida. Isso porque a figura anima a torcida, interage com as crianças e participa de ações promocionais, como oportunidade de torcedores baterem um pênalti nos intervalos.

Além disso, o mascote do Bragantino aparece em campanhas e ações de marketing, principalmente na internet. Em geral, apresentações de contratações, datas especiais e lançamentos de uniformes são os principais momentos do Toro Loko como representação da equipe.

Representação humana do mascote do Bragantino

Um dos torcedores mais conhecidos do Bragantino é o Beto Leão, o qual se tornou um mascote honorário. No começo dos anos 1980, como o próprio conta, a NBA (National Basketball Association) inspirou a ideia de ter uma figura representando o time em dias de jogo. Assim, Beto se tornou um dos primeiros mascotes do futebol brasileiro.

Torcedor fanático do Bragantino desde 1964, o “mascote” gosta de brincar com a relação de parentalidade com o clube. Em entrevistas, sempre reforçou a narrativa de que tem três filhos: Tiago e Rafael, de sangue, e o Massa Bruta. Além disso, relatou algumas loucuras que já fez pelo time, incluindo uma fuga do hospital para ir a um jogo.