Início » Futebol » Mascote do Barcelona: saiba quais são os símbolos do clube espanhol

Mascote do Barcelona: saiba quais são os símbolos do clube espanhol

Publicado em:

Última atualização:

Antes da bola rolar, os mascotes agitam os torcedores nos estádios. Introduzido no futebol em 1966, durante a Copa do Mundo na Inglaterra, os amuletos possuem a função de moldar a identidade do clube. Na Espanha, vários times contam com um símbolo que representa o clube, mas e o mascote do Barcelona?

Qual é o mascote do time do Barcelona?

O Barcelona não tem mascote. Apesar da tradição em manter um símbolo que represente o clube de futebol fora dos gramados, o time da Catalunha se absteve e optou por não seguir a moda. No site oficial da instituição não há qualquer informação sobre qualquer mascote do Barcelona. Uma curiosidade é que o Real Madrid, principal adversário dos culés, também não tem o amuleto.

Então, quais são os símbolos do Barcelona?

O escudo, os ídolos e os títulos conquistados pelas mais diferentes gerações denotam a identidade do Barcelona no cenário mundial. O primeiro item é o escudo, que mantém o formato atual desde 2002, com o design de Claret Serrahima, com as letras FCB entre as cores amarelo, azul e vermelho. O símbolo da cidade de Barcelona, com quatro quadrantes, uma coroa, um morcego e dois ramos, um de louro e outro de palmeira era o primeiro escudo do time.

Outro fator importante que representa o Barcelona são os jogadores. Francisco José Carrasco, Johan Cruyff, Pep Guardiola, Gary Lineker, Luis Enrique e Lionel Messi são alguns dos atletas a vestirem as cores azul e escarlate ao longo da história. É impossível falar dos esportistas sem citar o time espanhol.

E, por fim, as taças. O Barcelona acumula 27 títulos da La Liga, 31 da Copa do Rei e 14 da Supercopa da Espanha. Além disso, o time conquistou cinco da Liga dos Campeões, cinco Supercopa da UEFA e três Mundiais de Clubes.

Nas últimas décadas, a comunidade culé considerou o Avi del Barça (Avô do Barça) como uma espécie de mascote do Barcelona. Em 1984, o espanhol Joan Casals deu vida ao personagem de desenho animado criado pelo ilustrador Valentí Castanys, com a barba branca e a camisa blaugrana, semelhante à um vovô que torce para o grupo de futebol. Em fevereiro de 2024, Joan faleceu aos 90 anos.

Mascotes famosos do futebol

Clubes ao redor do mundo utilizam mascotes como uma espécie de segunda identidade. Fora do campo, os símbolos não só agitam a torcida como também gravam comerciais, realizam campanhas no time e tornam-se produtos comerciais. No Brasil, algumas equipes são chamadas pelo nome do próprio amuleto, como é o caso do Atlético Mineiro com o Galo, o Cruzeiro com a Raposa e o Palmeiras com o Porco.

No futebol europeu, o Arsenal tem um dos mascotes mais famosos: o Gunnersaurus. O dinossauro verde marca presença em todos os jogos no Emirates Stadium, em Londres. Sempre com a bandeira dos Gunners na mão, o mascote também participa de publicidades e gravações com os jogadores.

Por fim, outros mascotes populares são a zebra Jay, da italiana Juventus; o pepino Super Cucumber, do Leganés; o urso Dino Hermann, do alemão Hamburgo; o potro Juenter, do alemão Borussia Mönchengladbach; e o morcego Amunt, do espanhol Valencia.