Com passagens por grandes clubes da Europa, como o Barcelona, além de participações na Copa do Mundo em seu currículo, a chegada de Martin Braithwaite no Grêmio foi uma das mais surpreendentes da última janela de transferências. Tendo um acordo até o meio de 2026, o atleta já figura entre os principais do elenco e projeta buscar taças com o clube.
Vale destacar que o Imortal Tricolor tem buscado reforços midiáticos para compor o elenco e ajudar no projeto competitivo do clube. Para melhor noção, outros nomes que já apareceram no plantel é de Luis Suárez e também de Diego Costa.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre como tem sido as primeiras partidas de Martin Braithwaite no Grêmio, suas estatísticas em campo, dados de seu contrato e outras informações relevantes do atacante dinamarquês.
A temporada de Martin Braithwaite no Grêmio
Entre um dos movimentos mais surpreendentes dos últimos anos, muito por conta também da aleatoriedade, em apenas três meses de desempenho a participação de Martin Braithwaite no Grêmio tem dado um retorno acima das expectativas.
Para melhor noção, o centroavante dinamarquês conseguiu aproveitar as brechas na titularidade e colocou Diego Costa no banco de reservas. Além disso, atualmente ele é um dos incontestáveis no time de Renato Portaluppi.
Vale destacar que o técnico ídolo do clube costuma fazer mudanças em diferentes setores de um jogo para outro. Entretanto, desde a chegada do atacante no plantel, ele é um dos poucos a aparecer com mais frequência. Veja mais das estatísticas de Martin Braithwaite no Grêmio:
- 13 jogos (todos como titular);
- 1.058 minutos em campo;
- Seis vitórias;
- Dois empates;
- Cinco derrotas;
- Seis gols marcados;
- Duas assistências.
Com contrato até o meio do ano de 2026, havia muita desconfiança se o atleta iria conseguir se adaptar ao estilo e constância do futebol sul-americano. As dúvidas, no entanto, estão cada vez menores.
Além disso, o extracampo do jogador tem recebido diversos elogios, já que, em sua chegada ao Imortal Tricolor, o esportista já aparecia em forma para atuar em 90 minutos de uma partida. Seu carisma para se enturmar com funcionários e equipe também são notáveis, já que ele apresenta curiosidade em saber mais sobre a cultura e língua brasileira.
Outro ponto a se ressaltar é a questão de seu salário, já que o esportista aceitou uma redução para vir atuar no Brasil. Em sua equipe anterior, o Espanyol, seu salário era de aproximadamente 1,6 milhões por mês. Agora, sua média é de 600 a 700 mil.
O estilo de jogo do dinamarquês
Vindo para ser parte da rotação do elenco, a chegada de Martin Braithwaite no Grêmio partiu da sua característica de finalização. Apesar de não ser muito alto para a conversão de cabeceio, o centroavante tem boa presença na área, é veloz e é oportunista para a geração de gols.
Com muita qualidade técnica para atuar no Brasil, o atleta também é muito polivalente nos lados do campo. Ou seja, além de poder se encaixar como um fixo perto do gol adversário, ele também auxilia na criação de jogadas pelo lado do campo. Inclusive, essa qualidade foi muito vista enquanto atuava no Barcelona.
Na última temporada europeia, o esportista que esteve na segunda divisão espanhola conseguiu boas estatísticas mesmo com a alta idade de 33 anos. Para melhor noção, em 45 partidas, o atacante anotou 22 gols e deu três assistências.
Entre suas funções, embora seja muito caracterizado pela posição de centroavante, Martin Braithwaite também atua de segundo atacante, já que foi sua posição inicial na carreira. Ou seja, é o cara que joga se movimentando em torno do camisa 9. Isso pode ser importante para quando Renato Gaúcho queira incorporar Diego Costa ou Matías Arezo.
Dessa forma, outra possibilidade é a do jogador atuar pelo lado direito, mas sem a missão de ser o ponta driblador, e sim, o esportista que ganha liberdade para fazer diagonais. Assim, liberaria o corredor para as subidas do lateral João Pedro.
Sendo assim, com a disposição de Martin Braithwaite no Grêmio, Renato Gaúcho ganha principalmente versalidade em campo, o que oferece diferentes formas de posicionamento e de criação de jogadas.
Carreira até aqui
Com passagens em grandes clubes europeus, Martin Braithwaite conta com um currículo vasto até aqui, chegando a participar de duas Copas do Mundo e duas Eurocopas. Entre as equipes em que já atuou, se destacam: Barcelona, Espanyol, Leganés, e Bordeaux. Além disso, ele já jogou pelo Toulouse, Middlesbrough e Esbjerg.
Na carreira até aqui, o dinamarquês tem 498 jogos, 133 gols e 50 assistências. Entre seus títulos, o esportista conta com três taças ao longo de sua trajetória profissional. São elas:
- 1x La Liga;
- 1x Copa do Rei;
- 1x Taça da Dinamarca.
Antes da ida de Marthin Braithwaite ao Grêmio, o esportista foi o Chuteira de ouro da segunda divisão espanhola, acumulando 22 gols na liga e ajudando o Espanyol a voltar a primeira liga da Espanha.