O Grêmio vem seguindo os passos do Barcelona? Quando se trata de centroavante, sim! Isso porque a equipe gaúcha acertou a contratação de Martin Braithwaite. O atacante dinamarquês herdou a camisa 9 de Luis Suárez quando deixou o Barça. E, agora, deve acontecer o mesmo no Imortal.
O novo reforço do Grêmio estava livre no mercado após não renovar com o Espanyol. O jogador de 33 anos tem bons números pelo seu antigo clube. Em 78 jogos pela equipe espanhola, marcou 32 gols e deu seis assistências. Além disso, teve cerca de uma participação direta para gol a cada dois jogos.
Mas será que a torcida gremista pode considerar Martin Braithwaite o substituto de Luis Suárez? Acompanhe o artigo para conferir os números do jogador.
Estatísticas de Martin Braithwaite
Martin Braithwaite começou sua carreira na Dinamarca, estreando no profissional pelo Esbjerg fB. Foram cinco temporadas pelo clube, atuando em 97 jogos com 19 gols marcados.
Na temporada 2013/14, Braithwaite foi transferido para o Toulouse, da França. O clube francês foi aquele de que o jogador mais vestiu a camisa, sendo 149 partidas oficiais disputadas. Além disso, o atacante marcou 40 gols e deu três assistências.
Contudo, no segundo clube em que Braithwaite jogou na França, o Bordeaux, foram apenas 14 jogos. Nesses, ele fez quatro gols e deu três assistências.
O próximo destino de Martin Braithwaite foi a Inglaterra, onde jogou no Middlesbrough por duas temporadas na Championship, a segunda divisão inglesa. Em 40 jogos pelo clube, marcou nove gols e deu duas assistências.
Em seguida, a parada foi a Espanha. O primeiro clube em que atuou no país foi o Leganés. Martin Braithwaite disputou 48 jogos em uma temporada e meia, marcando 13 gols e dando sete assistências.
Em 2020, o Barcelona vivia uma crise econômica e teve que se desfazer de alguns jogadores por questões salariais. Um deles foi Luis Suárez. Para substituir o uruguaio, o clube catalão contratou Martin Braithwaite. Por lá, o dinamarquês atuou 57 vezes, com 10 gols marcados e quatro assistências.
A última transferência de Martin Braithwaite antes do Grêmio foi para o Espanyol, onde marcou 32 gols e deu seis assistências em 78 jogos.
Números de Martin Braithwaite pela seleção
A estreia de Martin Braithwaite pela seleção dinamarquesa foi em 2013, em um amistoso contra a Geórgia. De lá para cá, foram 69 jogos, com 10 gols marcados e quatro assistências. Vale mencionar que 40% dos gols foram marcados em amistosos.
Além disso, Braithwaite participou de duas Copas do Mundo, em 2018 e em 2022. Nas duas ocasiões não teve nenhuma participação direta para gol.
Títulos de Martin Braithwaite
Apesar das 15 temporadas já disputadas pelo jogador, Martin Braithwaite só tem um título na carreira. O troféu conquistado foi a Copa do Rei de 2020/21 com o Barcelona. Em cinco jogos na competição, só começou como titular em um, na primeira fase. A partir das oitavas, o jogador foi banco em todos os jogos.
Na campanha do título, Braithwaite marcou dois gols, ambos já na prorrogação.
O Grêmio acertou na contratação?
Se Martin Braithwaite é um bom reforço ou não, só o tempo irá dizer. Apesar de a contratação chamar a atenção, o dinamarquês não tem números expressivos como os de Luis Suárez, além de ter um currículo bem abaixo do uruguaio. Sendo assim, Braithwaite chega como uma aposta da diretoria.