Após discussão com Mano Menezes, Marcelo não é mais jogador do Fluminense. O clube e o lateral-esquerdo rescindiram contrato um dia depois a confusão, que aconteceu no sábado, 2 de novembro de 2024. O jogador saiu das categorias de base do clube, depois passou por Real Madrid e Olympiacos. Em 2023, voltou para as Laranjeiras, onde conquistou três títulos.
Apesar da qualidade técnica indiscutível do jogador, desentendimentos extracampo motivaram a saída do clube. Além de Mano Menezes, atual técnico do Fluminense, Marcelo também teve problemas com a antiga comissão técnica da equipe, a de Fernando Diniz.
Dessa forma, entenda o caso e a trajetória de Marcelo como jogador do Fluminense e no futebol europeu.
Saída do lateral Marcelo do Fluminense
Na última partida do Fluminense, o técnico Mano Menezes chamou o jogador Marcelo para entrar aos 45 minutos do segundo tempo. Nesse sentido, o Tricolor vencia o Grêmio por 2 X 1 em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo da 32ª rodada da competição era de grande importância para a equipe, que luta contra o rebaixamento.
Durante as instruções para a entrada do jogador, Mano e Marcelo discutiram e o treinador optou por não colocá-lo em campo. Segundo Mano, o jogador falou algo que ele não gostou.
A partida, que já caminhava para os acréscimos, teve uma reviravolta com um pênalti a favor do Grêmio. Assim, Martin Braithwaite bateu e marcou para a equipe gaúcha. Dessa forma, o jogo terminou empatado e o Fluminense perdeu dois pontos importantes em casa.
No dia seguinte, após repercussão do caso envolvendo Marcelo e o técnico do Fluminense, veio a público a rescisão do jogador. Segundo nota oficial do clube, ambas as partes entraram em comum acordo e os laços afetivos permanecem.
No entanto, informações internas das Laranjeiras afirmam que desentendimento entre o lateral-esquerdo e a comissão técnica não aconteceu apenas com a gestão de Mano Menezes. Nesse sentido, Marcelo também teve problemas com a equipe de Fernando Diniz, ex-treinador do Fluminense.
Segunda passagem de Marcelo como jogador do Fluminense
Marcelo chegou ao Fluminense em 1997, para ser jogador da equipe de futsal do clube. Contudo, em 2002, foi para o Centro de Treinamento de Xerém para jogar no futebol de campo. Assim, em 2005, subiu para o profissional do Tricolor, onde conquistou a Taça Rio e o Campeonato Carioca daquele ano.
Em novembro de 2006, o Fluminense acertou a venda do jogador para o Real Madrid. Desse modo, no ano seguinte, Marcelo se apresentou ao clube espanhol. Em Madri foram doze temporadas, conquistando diversos títulos e seu espaço como um dos maiores laterais do clube. Logo após, passou um ano no Olympiacos, da Grécia. E em 2023, fechou seu retorno ao Fluminense.
O jogo de reestreia, foi contra o Sporting Cristal, na vitória por 3 x 1 no Peru. Na partida seguinte, Marcelo reencontrou a torcida como jogador do Fluminense, na final do Campeonato Carioca. Como resultado, o Tricolor venceu por 4 X 1 e foi campeão. Além disso, o lateral-esquerdo marcou o seu primeiro gol desde o retorno.
O ano do Fluminense foi vitorioso com a conquista de outro título, a primeira Copa Libertadores da história do clube. Marcelo jogou 32 partidas com o tricolor, marcou dois gols e deu uma assistência. Além disso, foi um dos líderes da equipe.
No ano seguinte, Marcelo voltou a ser campeão com a equipe das Laranjeiras. Nesse sentido, derrotou a LDU Quito, algoz da Libertadores de 2008, na final da Recopa Sul-Americana.
Marcelo encerra seu segunda temporada desde o retorno ao futebol brasileiro com 36 partidas, três gols e duas assistências em 2024. Entretanto, o lateral-esquerdo passou os últimos jogos como reserva da equipe.
Passagem na Europa
Marcelo chegou do Fluminense para ser jogador do Real Madrid em 2007, por € 7 milhões. Dessa forma, teve a difícil missão de substituir o compatriota Roberto Carlos, um dos maiores laterais-esquerdos do clube e da história do futebol. A estreia do jogador foi na derrota por 0 X 2 contra o Deportivo La Coruña em janeiro de 2007.
O lateral-esquerdo passou doze temporadas e meia em Madri. Dessa forma, conquistou 25 títulos com o Real e formou a parceria de sucesso com Cristiano Ronaldo. Assim, confira todos os títulos de Marcelo com os Merengues:
- Copa do Rei: 2011 e 2014
- La Liga: 2007, 2008, 2012, 2017, 2020 e 2022
- Supercopa da Espanha: 2008, 2012, 2017, 2020 e 2022
- Champions League: 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022
- Supercopa da UEFA: 2014, 2016 e 2017
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2014, 2016, 2017 e 2018
Além dos títulos, é o 12º jogador que mais vezes vestiu a camisa Merengue e o primeiro brasileiro da lista. Marcelo fez 546 jogos com o Real Madrid, marcou 38 gols e deu 83 assistências.
Após não renovar com o clube espanhol em 2022, antes de ser jogador do Fluminense, Marcelo passou uma temporada no Olympiacos. No clube grego não repetiu o mesmo sucesso do Real, e fez apenas dez partidas, onde marcou três gols.