Início » Futebol » Saiba como foram as passagens de Maradona no Boca Juniors

Saiba como foram as passagens de Maradona no Boca Juniors

Publicado em:

Última atualização:

Na Argentina, há muito tempo Diego Maradona tem sido a grande figura do futebol do país. Apesar de, para muitos, Messi ser o melhor jogador revelado em solo argentino, a mística de Don Diego é muito grande. Isso não é à toa, afinal, em praticamente todos os clubes que jogou, o atleta acabou por ter sucesso, e um desses clubes é o Boca Juniors. Maradona no Boca Juniors teve uma curta passagem, todavia, ainda conseguiu levantar um troféu no caminho.

O começo de Maradona

Diego Armando Maradona nasceu na cidade de Lanús, na Argentina, em 1960.

O atleta começou sua carreira no futebol ainda jovem nas categorias de base do Argentino Juniors. No próprio clube acabou virando profissional em 1976 e, a partir daí, despontou de vez. Ele ficou na equipe por cinco temporadas e, por mais que não chegasse a conquistar títulos, teve números impressionantes. Para se ter uma ideia, na temporada de 1980, fez 43 gols em 45 jogos.

Dessa forma, virou um dos grandes nomes do futebol argentino, senão o maior, e esteve em diversas convocações para integrar a Seleção Argentina. Lá, como todos devem saber, também marcou o seu nome.

Primeira passagem de Maradona no Boca Juniors

Após uma trajetória de sucesso no Independiente, Boca Juniors e Maradona chegaram a um acordo em 1981, e o meia-atacante acabou por ser transferido ao Boca por empréstimo pelo valor aproximado de 3,8 milhões de euros.

Na sua primeira passagem, ficou apenas uma temporada pelo clube, mas ajudou o Boca a ganhar o Campeonato Metropolitano, que era um torneio de Primeira Divisão na Argentina. Esta, por sua vez, seria a única conquista de Diego na terra natal.

Durante o período que esteve por lá, marcou 28 gols em 40 jogos. Além disso, foi eleito o melhor jogador argentino pela Associação de Jornalistas da Argentina em 1981. Esse prêmio, por sinal, é um dos maiores prêmios individuais que atletas do país concorrem.

Após o término do ano, foi para o Barcelona por 7,3 milhões de euros. Todavia, não seria a última vez que Maradona e Boca Juniors iriam cruzar caminhos na carreira do atleta.

A segunda passagem de Maradona no Boca Juniors

Ao final de uma carreira extremamente vitoriosa e que marcou o futebol mundial, Don Diego voltaria a usar a camisa dos xeneizes em 1995. Infelizmente, ao contrário da primeira trajetória no clube, a segunda foi cercada de polêmicas e complicações. A própria ida ao Boca foi controversa. O ídolo argentino, na Copa de 1994, acabou pego no doping por uso de cocaína e ficou proibido de jogar por 15 meses e até foi preso por um período.

Somado a isso, nas três temporadas que ele ficaria no time, teve números bem ruins e não ganhou sequer um troféu. Ao todo, foram 31 jogos e apenas 7 gols pelo time de Buenos Aires.

Sendo assim, somando as duas passagens pelo Boca Juniors, Maradona disputou 71 jogos pelo time, anotando 35 gols. É um dos maiores jogadores a ter vestido a camisa do clube e, mesmo com apenas uma taça conquistada, tem o carinho de todos os torcedores do Boca.