Quando falamos de treinadores “medalhões” no futebol nacional, vários nomes populares vêm à tona como Felipão, Luxemburgo, Abel Braga e o próprio Mano. O técnico atualmente está no Fluminense e é um dos poucos da antiga safra que consegue eventualmente algum espaço no mercado, mesmo que os títulos de Mano Menezes não venham com tanta frequência.
Além disso, ele tem bons trabalhos feitos em uma época não tão distante. Algo que ainda o “oxigena” em uma época na qual clubes brasileiros investem de maneira forte em comandantes de fora ou novatos.
Mas, afinal, como é a sua galeria de troféus até então? Veja o texto a seguir caso queira descobrir.
Os títulos de Mano Menezes em clubes
Guarani – RS
Seu primeiro título foi na Copa Sul-Minas em 2002, quando treinava ainda o Guarani. O torneio, que já não existe mais, era um classificatório para a Copa dos Campeões e reunia times de Minas Gerais e do sul do país. Houveram apenas três edições e, no período, Mano ainda estava no início de sua trajetória profissional.
Grêmio
Durante o início do trabalho no Grêmio, Mano ajudou a equipe a subir da Série B e até mesmo chegou a ganhar o campeonato da segunda divisão em 2005. Além disso, em 2006 e 2007, levantou duas vezes o Campeonato Gaúcho, sendo a primeira em final contra o Internacional.
Corinthians
Por mais que já fosse técnico há dez anos, o treinador ainda precisava se solidificar dentro do cenário nacional. E foi isso o que fez no Corinthians, com um trabalho que o deixou no mapa.
Assim como ocorreu com o Grêmio, ajudou o clube paulista a se recompor na Série B. Somando a isso, em 2008, ganhou o título com a melhor campanha da história da segunda divisão até então e, por pouco, não ganhou a final da Copa do Brasil contra o Sport.
Em 2009, com a ajuda de Ronaldo, ganhou o Campeonato Paulista em cima do Santos e, novamente, chegou à final da Copa do Brasil, dessa vez saindo vitorioso contra o Internacional. Não à toa, muitos o consideram hoje em dia um dos melhores técnicos da história do clube paulista ao lado de Tite.
Cruzeiro
Os últimos títulos do técnico foram no Cruzeiro. Com um elenco que tinha Arrascaeta como seu melhor jogador, levantou outras duas vezes a Copa do Brasil (2017 e 2018), torneio que passou a ser considerado como um “especialista”, e duas vezes o Campeonato Mineiro (2018 e 2019).
Os títulos de Mano Menezes na Seleção Brasileira
Após o trabalho que fez no Timão, Mano passou a ser considerado um dos melhores técnicos do país e assumiu o trabalho na Seleção por dois anos. Durante esse tempo, conquistou dois títulos do, hoje extinto, Superclássico das Américas (2011 e 2012) e uma medalha de prata na Olimpíada de Londres.
Todavia, vale destacar que, infelizmente, ele não ganhou troféus em torneios FIFA. O máximo que conseguiu foi chegar até a fase de quartas de final da edição de 2011 da Copa América.