A Bola de Ouro Feminina, também conhecida como Ballon d’Or Féminin, já está virando um evento tradicional. Sendo assim, é um evento parecido com a Bola de Ouro do futebol masculino onde os melhores jogadores são premiados. Além disso, o evento foi fundado e teve sua primeira edição em 2018. Sendo assim, vamos conhecer as maiores vencedoras da Bola de Ouro feminino.
O evento acontece todos os anos, com exceção de 2020 onde havia restrições por conta da epidemia de COVID-19. Sendo assim, a edição de 2023 foi a quinta no total. O local do evento é na França e ocorre em Paris. Portanto, vamos ver todas as vencedoras da Bola de Ouro.
As maiores vencedoras da Bola de Ouro feminino
Apesar do evento ser relativamente novo se considerarmos a Bola de Ouro Masculino, já se tornou um evento muito importante no futebol feminino. Vamos ver quem são as ganhadoras dessas cinco edições até agora.
2018 – Ada Hegerberg (Olympique de Lyon)
A futebolista norueguesa Ada Hegerberg teve o prazer de ganhar a primeira Bola de Ouro feminino. Ela faz parte do Lyon da França atualmente. Além disso, foi a artilheira da Liga dos Campeões de Futebol Feminino de 2015–16. Além da Bola de Ouro, Ada também já levou o prêmio da UEFA de melhor futebolista feminina.
2019 – Megan Rapinoe (Reign FC)
Rapinoe é uma futebolista estadunidense e está entre as maiores vencedoras da Bola de Ouro feminino. Além disso, marcou diversas competições com seu talento. Ela ficou conhecida pela sua atuação marcante durante os Jogos Olímpicos de 2012, onde liderou a Seleção de Futebol Feminino dos EUA.
Portanto, Rapinoe levou a Bola de Ouro em 2019 e também é considerada uma das 100 mulheres da lista da BBC de 2019.
2021 e 2022 – Alexia Putellas (Barcelona)
A meia-atacante é atualmente a capitã do Barcelona, que recentemente venceu a Champions League feminina. Além de ter levado a Bola de Ouro de 2021, Alexia é considerada uma das melhores jogadoras do mundo.
Por conta de sua atuação incrível, Putellas levou a Bola de Ouro novamente em 2022. A jogadora é atualmente quem ganhou mais Bola de Ouro no futebol feminino. Além disso, Alexia conta com 3 títulos da Champions League, 2 títulos da Supercopa da Espanha e 6 títulos da Copa da Rainha.
2023 – Aitana Bonmatí (Barcelona)
Outro nome também do Barcelona, Aitana levou a Bola de Ouro em 2023. A jogadora atua como meio-campista e foi eleita a melhor jogadora do mundo na temporada de 2023. Sendo assim, esteve presente na seleção feminina de futebol da Espanha para seu título mundial na Copa do Mundo feminina de 2023.
Portanto, essas são as maiores vencedoras da Bola de Ouro feminino até o momento. Lembrando que o evento sempre ocorre durante o final do ano, ao redor de outubro para novembro, contando com os feitos da última temporada das jogadoras.