As maiores rivalidades no futebol brasileiro, em sua maioria, não são apenas confrontos esportivos. Mas também são eventos que transcendem os gramados e se tornam parte integrante da cultura e da identidade de uma nação. Desde clássicos municipais, passando por disputas estaduais até chegarem aos holofotes do futebol nacional, o Brasil conta com muitos clubes e histórias de grande valor para cada região. Do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, de Manaus a Recife, cada região do Brasil tem seus protagonistas. Então conheça quais são as maiores rivalidades do futebol brasileiro.
Qual é a maior rivalidade do futebol carioca?
O futebol carioca é conhecido por ter grandes times de relevância nacional e internacional, que consolidam o Rio de Janeiro como um dos polos da elite esportiva. Dessa maneira, quatro clubes estrelam a rivalidade no estado e se mantêm em destaque há anos: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo.
Fla-Flu: clássico eternizado pelos irmãos rubro-negro e tricolor
Dentre as maiores rivalidades do futebol brasileiro no Rio de Janeiro, o clássico Fla-Flu se destaca, com menções em importantes veículos de comunicação do Brasil. Sendo assim, o jornalista Nelson Rodrigues consagrou o time em uma de suas crônicas, onde afirmou que o “O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim”.
Nelson e seu irmão, o também jornalista Mário Filho, ajudaram o clássico a se popularizar em território nacional: Nelson era rubro-negro, enquanto Mário era tricolor. Dessa forma, como a produção jornalística era escassa em muitos estados, as notícias do futebol carioca se tornaram o centro do esporte nacional.
Não por menos, muitos times regionais de norte a sul adotaram o nome Flamengo em homenagem ao rubro-negro carioca. De acordo com a pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor”, o Clube de Regatas do Flamengo soma 25% de todos os torcedores brasileiros. Ou seja, um em cada quatro brasileiros é torcedor do rubro-negro, caracterizando a maior torcida do país.
Maiores clássicos do futebol carioca
Confira outros clássicos do futebol carioca:
- Clássico Fla-Flu (Flamengo x Fluminense): a rivalidade mais famosa e histórica do Rio de Janeiro surgiu em 1912.
- Clássico dos Milhões (Flamengo x Vasco da Gama): recebe esse nome devido às torcidas de ambos os clubes serem as maiores do Rio de Janeiro. O clássico teve o primeiro confronto em 1922.
- Clássico da Rivalidade (Flamengo x Botafogo): a origem do nome se deve à relação entre os times e as torcidas, que foram estabelecidas em 1960. A primeira disputa ocorreu em 1913.
- Clássico Vovô (Botafogo x Fluminense): recebe esse nome por serem dois dos mais antigos clubes de futebol brasileiro, tendo disputado pela primeira vez em 1905.
- Clássico dos Gigantes (Fluminense x Vasco da Gama): clássico existente desde 1923, marcado pelo equilíbrio entre as equipes ao longo dos anos.
- Clássico da Amizade (Vasco da Gama x Botafogo): disputa protagonizada pelas equipes cariocas também desde 1923.
Qual é a maior rivalidade do futebol paulista?
O futebol paulista é conhecido por suas intensas rivalidades, especialmente entre os quatro grandes clubes: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Como foi o primeiro estado a conhecer o futebol, por meio do “pai do futebol” Charles Miller, o estado de São Paulo conta com alguns dos clubes mais tradicionais do cenário nacional. Veja quais são as maiores rivalidades do futebol brasileiro paulista.
Clássico Majestoso, Derby Paulista e San-São: alcunhas de um jornalista
O clássico entre Sport Club Corinthians Paulista e o São Paulo Futebol Clube é conhecido como Clássico Majestoso. O nome é derivado de uma publicação da Gazeta Esportiva, feita pelo jornalista Tommaso Mazzoni. O autor do nome do clássico foi um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil. Já a Gazeta Esportiva foi um veículo de comunicação que ajudou na popularização do futebol no cenário nacional.
Por sua vez, o Derby Paulista, entre Corinthians e a Sociedade Esportiva Palmeiras, é uma das rivalidades mais acirradas do futebol brasileiro. Isso porque as duas equipes protagonizam confrontos históricos, frequentemente decidindo títulos e campeonatos importantes.
Como acontece em muitas rivalidades regionais, as origens dos clubes de futebol ajudam a criar e aumentar a disputa entre os times. Enquanto o Corinthians é associado às camadas mais populares do futebol paulistano, o Palmeiras tem suas origens com os imigrantes italianos.
Mazzoni também batizou o Derby Paulista em suas notícias, em referência à mais importante corrida de cavalo do mundo, o Derby de Epsom. Durante o período de atuação de Mazzoni no século XX, a corrida de cavalo era um importante esporte no universo do entretenimento.
Outro clássico nomeado pelo renomado jornalista esportivo foi o San-São, o duelo entre São Paulo e o Santos Futebol Clube. E, por fim, Mazzoni também é responsável pela alcunha Choque-Rei, clássico estrelado por Palmeiras e São Paulo.
Maiores clássicos do futebol paulista
Saiba mais sobre os clássicos do futebol paulista:
- Clássico Majestoso (Corinthians x São Paulo): disputa marcada por grandes confrontos e títulos disputados desde 1930.
- Derby Paulista (Corinthians x Palmeiras): a rivalidade entre os dois clubes transcende o futebol desde 1917. Assim, envolve questões culturais e sociais, o que torna esse clássico um dos mais aguardados do calendário esportivo.
- Choque-Rei (Palmeiras x São Paulo): famoso pela qualidade técnica das partidas e pela competitividade entre os clubes, que o tornam um clássico equilibrado desde seu nascimento, em 1930.
- Clássico San-São (Santos x São Paulo): rivalidade marcada por jogos históricos e por grandes jogadores que já passaram pelos dois clubes. A primeira disputa entre os times aconteceu em 1930.
- Clássico Alvinegro (Corinthians x Santos): mais antigo clássico do futebol paulista, existe desde 1913. O confronto conta com partidas históricas que envolveram muitas decisões importantes ao longo dos anos.
- Clássico da Saudade (Palmeiras x Santos): o clássico nascido em 1915 recebe esse nome por conta dos times terem sido as estrelas no auge do futebol brasileiro, na década de 1960. Naquela época, o Palmeiras tinha Ademir da Guia como artilheiro, e o Santos contava com o craque Pelé.
Qual é a maior rivalidade do futebol do Norte?
Com baixa representatividade na Série A do Brasileirão, nas disputas nacionais como a Copa do Brasil e também nas competições internacionais, o futebol nortista tem grande relevância histórica para o país. Seu principal clássico, o Re-Pa, protagonizado pelos times Clube do Remo e Paysandu Sport Club, é um dos mais antigos duelos do cenário nacional.
Os clubes de Belém do Pará tiveram o primeiro confronto em 1914. Desde então, os jogos entre essas equipes são marcados por grande rivalidade e paixão. Assim, o Mangueirão, estádio onde frequentemente se realiza o Re-Pa, é palco de grandes festas e emoções.
Além disso, o Re-Pa não é apenas um evento esportivo, mas também um acontecimento social e cultural na região Norte. A rivalidade mobiliza a cidade de Belém e todo o estado do Pará, dividindo torcedores entre azulinos (Remo) e bicolores (Paysandu).
Maiores clássicos do futebol nortista
Veja outros clássicos do futebol nortista:
- Clássico Re-Pa (Remo x Paysandu): maior rivalidade do futebol do Norte do Brasil. Os jogos entre esses clubes são eventos de grande importância para a cidade de Belém e o estado do Pará. Dessa forma, as disputas contam com estádios lotados e torcidas fervorosas desde 1914.
- Clássico Rio-Nal (Rio Negro x Nacional): principal clássico de Manaus, envolvendo o Rio Negro e o Nacional desde 1914. Essa rivalidade tem mais de um século de história e é marcada por confrontos intensos, equilibrados e que transcendem o esporte, tornando-se um marco cultural da região.
- Clássico Pai e Filho (Nacional x Fast Clube): estrelado por clubes de Manaus, esse clássico recebeu a denominação de “Pai e Filho” pelo fato de o Nacional Fast Clube, ou Fast Clube, como é popularmente conhecido, ter sido fundado por um grupo de ex-jogadores do Nacional. Assim, o Fast Clube foi considerado um “filho” do Nacional e as equipes disputaram o primeiro jogo em 1930.
Qual é a maior rivalidade do futebol do Nordeste?
A maior rivalidade do futebol do Nordeste, entre Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória, é conhecida como Ba-Vi. Bahia e Vitória são os dois principais clubes de futebol da Bahia e estrelam confrontos emocionantes e acirrados há décadas. Desse modo, a rivalidade vai além do futebol e reflete diferenças sociais, culturais e históricas entre as duas equipes e suas torcidas.
Apesar dos clubes serem antigos no futebol brasileiro, com o Vitória tendo nascido em 1899, e o Bahia surgindo em 1931, a rivalidade só ganhou relevância na década de 1950.
O Vitória demorou a profissionalizar o seu time de futebol, tornando-o um concorrente não tão relevante para o Bahia durante décadas. Porém, com a ascensão do Vitória dentro do cenário futebolístico baiano, o Bahia ganhou um rival à altura de sua técnica.
O “Esquadrão de Aço” encontrou no “Leão da Barra” o seu antagonista dentro do futebol nordestino. E assim a dupla Ba-Vi se tornou uma das partidas mais aguardadas no calendário da região.
Maiores clássicos do futebol nordestino
Confira outros clássicos:
- Clássico Ba-Vi (Bahia x Vitória): parte integrante da cultura e identidade da Bahia, o Ba-Vi mobiliza torcedores de todas as classes sociais e gera uma atmosfera de festa e rivalidade nas ruas de Salvador. A primeira partida entre as equipes aconteceu em 1932.
- Clássico das Multidões (Sport x Santa Cruz): um dos maiores confrontos do futebol nordestino e a maior disputa de Pernambuco desde 1916. Forte elemento cultural de Recife, as torcidas organizadas de ambos os clubes criam uma atmosfera de grande rivalidade, enchendo os estádios do estado.
- Clássico Rei do Nordeste (Bahia x Ceará): a disputa entre o clube baiano e o clube cearense é uma das mais conhecidas do Brasil. Ambos os clubes têm uma grande base de torcedores. Assim, os confrontos entre os times são sempre disputados com muita intensidade e paixão desde a primeira partida, em 1918, consolidando a rivalidade estadual.
- Clássico das Emoções (Náutico x Santa Cruz): outro grande confronto do futebol de Recife, a rivalidade entre esses clubes também é centenária. O primeiro jogo entre os times foi em 1917.
- Clássico dos Clássicos (Sport x Náutico): um dos mais antigos clássicos no cenário nacional, a disputa protagonizada pelos times recifenses teve origem em 1909.
- Clássico-Rei (Ceará x Fortaleza): maior duelo do futebol cearense, esse clássico é marcado por confrontos emocionantes e decisivos desde que se estabeleceu, em 1918.
Qual é a maior rivalidade do futebol do Centro do Brasil?
Ao se considerar a região central do Brasil, é possível identificar algumas das maiores rivalidades do futebol brasileiro:
- Clássico Go-Go (Goiás x Atlético-GO): é a principal rivalidade do futebol no Centro-Oeste brasileiro. Os dois maiores clubes de Goiás, o Goiás Esporte Clube e o Atlético Clube Goianiense, protagonizam esse confronto desde 1944. O clássico goiano é um evento importante para o futebol do Centro-Oeste. Isso ocorre não só pela rivalidade esportiva, mas também pelo papel que esses clubes desempenham na representação do estado de Goiás no futebol nacional.
- Clássico Mineiro (Cruzeiro x Atlético Mineiro): também conhecido como Superclássico Mineiro ou Derby Mineiro, a principal disputa de Minas Gerais (estado da região Sudeste, na divisa com a região Centro-Oeste) teve sua primeira partida em 1921. Tanto Cruzeiro quanto Atlético-MG têm uma base de torcedores apaixonada e fiel, o que contribui para a intensidade dos confrontos. Assim, esse clássico também tem relevância como evento social que mobiliza toda a cidade de Belo Horizonte e os estados de Minas Gerais.
- Clássico Candango (Brasiliense x Gama): o principal confronto do futebol no Distrito Federal com clubes protagonistas que têm uma história de conquistas e disputam a hegemonia do futebol brasiliense desde o início da década de 1970.
- Clássico do Planalto (Atlético-GO x Brasiliense): o Clássico do Planalto envolve o Atlético Clube Goianiense e o Brasiliense, representando um confronto entre os principais clubes de Goiás e do Distrito Federal e se consolidando como uma rivalidade estadual.
Qual é a maior rivalidade do futebol sulista?
Já no Sul do Brasil, a maior rivalidade do futebol é entre Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, conhecida como o Gre-Nal. A expressão Grenal surgiu em 1926, quando o jornalista Ivo dos Santos Martins, que era torcedor do Grêmio, criou o termo em uma de suas publicações.
Apesar de ser uma rivalidade regional, o Gre-Nal atrai a atenção de todo o país devido à sua tradição, qualidade técnica e intensidade dos duelos. Desse modo, os jogos entre Grêmio e Internacional são sempre acompanhados de perto pelos espectadores que reconhecem a magnitude desse clássico sulista. Conheça as maiores rivalidades do futebol brasileiro da região Sul:
- Clássico Gre-Nal (Grêmio x Internacional): mais antiga disputa sulista, Grêmio e Internacional tiveram sua primeira partida em 1909.
- Clássico Ca-Ju (Caxias x Juventude): uma das rivalidades mais antigas e fervorosas do futebol gaúcho. Os dois clubes são da cidade de Caxias do Sul e são rivais desde 1935.
- Clássico Paranaense (Atlético-PR x Coritiba): o clássico entre Atlético Paranaense e Coritiba, conhecido como Clássico Paranaense ou Atletiba, é uma das maiores rivalidades do futebol paranaense desde 1924.
- Clássico de Florianópolis (Avaí x Figueirense): a maior rivalidade do futebol catarinense tem dois clubes da cidade de Florianópolis no protagonismo de confrontos disputados desde 1924.