O Cruz-Maltino é um time carioca de extrema importância, com um histórico vitorioso. Seu primeiro grande feito foi a conquista do Campeonato Carioca em 1923, e desde então o time continua ganhando títulos. Sendo assim, separamos as maiores goleadas do Vasco para você entender quais os melhores momentos do time carioca.
Atualmente, estima-se que o clube tenha 13.292.800 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, o que o torna um dos mais amados do Brasil. Além disso, o Vasco existe desde 21 de agosto de 1898, sendo um dos mais antigos do país.
Qual é a história do Vasco da Gama?
Antes de entender quais são as maiores goleadas do Vasco, é ideal saber um breve resumo da história do time. Vale notar que o time foi fundado por remadores em 1898. Originalmente um clube de remo, foi só em 1915 que o time Lusitânia se incorporou ao Vasco. Então, o futebol começou a ser foco do grupo.
Em 1922, o Vasco conseguiu o primeiro título ao ganhar a série B da Primeira Divisão. O time foi marcado por diversas situações adversas na época, havendo uma pressão contra o Cruz-Maltino para excluir jogadores negros e pertencentes das camadas populares.
As maiores goleadas do Vasco
Com uma história de muitos anos, é natural que o Vasco tenha emplacado diversas goleadas. Veja as 10 maiores goleadas da história do Vasco abaixo.
Canto do Rio – 1947
Essa foi a maior goleada da história do time e uma das maiores da história do Campeonato Carioca. O Vasco marcou 14 a 1 contra o time Canto do Rio. Naquele dia, um gol saía a cada cinco minutos, sendo cinco do Maneca, quatro do Ismael e três de Dimas. O placar terminou com os gols de Chico e Nestor.
Além disso, essa partida ajudou a conquistar o título carioca daquele ano de forma invicta, com 17 vitórias e 68 gols marcados.
Andaraí – 1937
Outra grande goleada do time foi em 1937, quando marcou 12 a 0 no Andaraí. Esse resultado ressaltou a qualidade do futebol do time carioca.
SC Brasil – 1927
Mais uma vez o Vasco se destacou em uma goleada de 11 a 0 contra o SC Brasil. Sendo assim, mostrou sua habilidade no Campeonato Carioca daquele ano.
São Cristóvão – 1949
Já em 1949, o time 11 a 0 marcou mais uma vez, porém contra o São Cristóvão, no Campeonato Carioca.
I.F.K. Östersund – 1959
Durante um amistoso, o time Cruz-Maltino carimbou outro 11 a 0 contra o I.F.K. Östersund da Suécia. A partida mostrou a qualidade do futebol do time a nível internacional.
Combinado de Trondhein – 1961
Mais uma vez em uma goleada internacional, o Vasco marcou 11 a 0 contra Combinado de Trondhein da Noruega, sendo uma das maiores goleadas do Vasco.
Combinado de Petrópolis – 1988
O Cruz-Maltino marcou mais 11 gols contra o Combinado de Petrópolis em 1988 durante um amistoso.
SC Brasil – 1935
Na ocasião, o Vasco goleou o SC Brasil. Dessa vez, o Cruz-Maltino venceu por 10 a 0 no Campeonato Carioca.
Bonsucesso – 1944
Por uma segunda vez, em um amistoso, o Vasco marcou 10 a 0 contra o Bonsucesso, fortalecendo ainda mais sua reputação na época.
Colatinense – 1954
Já em 1954, Vasco marcou mais um 10 a 0, desta vez contra o Colatinense, também em um amistoso.