Início » Futebol » Quais foram as maiores goleadas do Palmeiras na história?

Quais foram as maiores goleadas do Palmeiras na história?

Publicado em:

Última atualização:

O Palmeiras, um dos maiores clubes do futebol brasileiro, tem em sua trajetória goleadas que marcaram sua história. O clube é um dos maiores do Brasil e em praticamente todas as décadas de sua existência foi relevante no futebol brasileiro, disputando títulos e alcançando grandes campanhas.

Maiores goleadas do Palmeiras na história

3ª posição: Seleção de Estiva-MG 1 x 11 Palmeiras

Em 2003, o Palmeiras concluiu sua pré-temporada no sul de Minas Gerais com um jogo amistoso contra o time de Estiva de Minas Gerais. No episódio, a equipe titular marcou seis gols e os reservas mais cinco, totalizando uma goleada de 11 a 1. 

Apesar do resultado positivo da partida, o técnico Jair Picerni expressou sua insatisfação, afirmando que o jogo não teve relevância. Na época, o treinador considerou o jogo amador. Mesmo com a crítica, a goleada mostra um panorama importante do futebol brasileiro.

Afinal, sem as críticas e os olhares de profissionalização que estimularam a evolução do esporte no Brasil, o Palmeiras não teria se consagrado mundialmente como o fez. Hoje, jogadores muito jovens, como Endrick, conseguem espaço no futebol europeu, uma das ligas maiores e mais importantes no cenário mundial. 

2ª posição: Palestra Itália 11 x 0 Internacional-SP

Durante o Campeonato Paulista de Futebol (Paulistão) de 1920, o Palmeiras goleou o extinto Sport Club Internacional de São Paulo. Naquela época, o Verdão ainda operava sob o nome Palestra Itália. Além disso, era um período no qual os placares elásticos eram mais comuns.

Isso porque na época o futebol não era tão profissional como nos dias de hoje. Haviam equipes muito discrepantes entre si. Dessa maneira, um placar elástico muitas vezes resulta de um desequilíbrio significativo de habilidades entre as equipes ou até mesmo a superioridade esmagadora de um dos times no jogo.

Apesar da goleada de 1920 não ser a maior na contagem geral de gols, ela ocupa a primeira posição quando são consideradas somente as partidas oficiais, sem os amistosos. 

1ª posição: Combinado de Val D´Aosta-ITA 0 x 15 Palmeiras

A temporada de 1999 ficou marcada como uma das mais memoráveis para o Palmeiras, graças à conquista inédita da Copa Libertadores da América. Mas além disso, um pouco antes da virada do milênio, o Alviverde alcançou outra marca histórica ao aplicar sua maior goleada: 15 a 0 em um amistoso realizado na Itália.

O adversário foi o Combinado do Vale D´Aosta, região do noroeste italiano que faz fronteira com França e Suíça. Os jogadores responsáveis pela marca histórica foram Júnior, Zinho, Edmílson, Jackson (três vezes), Evair (duas vezes), Euller (duas vezes), Paulo Assunção, Oséas e Juliano (três vezes) marcaram os gols do time de Felipão.

As dez maiores goleadas do Palmeiras!

  • 1ª posição: Combinado de Val D´Aosta-ITA 0 x 15 Palmeiras em um amistoso em 1999
  • 2ª posição: Palestra Itália 11 x 0 Internacional-SP pelo Campeonato Paulista de 1920
  • 3ª posição: Seleção de Estiva-MG 1 x 11 Palmeiras em um amistoso em 2003
  • 4ª posição: Operário de Londrina-PR 0 x 10 Palmeiras em um amistoso de 1947.
  • 5º posição: Palestra Italia 11 x 2 Corinthians de São Bernardo-SP no Campeonato Paulista de 1927.
  • 6º posição: Sport de Itapira-SP 1 x 10 Palestra Italia em um amistoso de 1922.
  • 7º posição: Rio Claro-SP 0 x 9 Palestra Italia em um amistoso de 1924.
  • 8º posição: Palestra de São Carlos-SP 0 x 9 Palestra Italia também em um amistoso 1924.
  • 9º posição: Palestra Italia 9 x 0 Primeiro de Maio-SP durante o Campeonato Paulista de 1927.
  • 10º posição: Palestra Italia 9 x 0 Barra Funda-SP também no Campeonato Paulista 1927.