O Paris Saint-Germain nessa última década se notabilizou por integrar grandes estrelas do futebol mundial em seu elenco. Não à toa, a equipe parisiense, no geral, é a quinta que mais contratou no mercado de transferências, atrás apenas de Manchester City, Chelsea, Manchester United e Juventus. E, falando em contratações, uma das mais relevantes delas aconteceu na temporada de 2021, com a chegada do lendário zagueiro Sergio Ramos ao PSG.
Você lembra como foi ela? Veja o texto a seguir para recordar. Iremos mostrar os dados que Ramos obteve enquanto esteve na França e também revelar os títulos que conquistou.
Os valores em torno da contratação
Primeiramente, é preciso destacar que o defensor espanhol aterrissou na Cidade Luz em julho. Após não renovar seu contrato com o Real Madrid, fechou com o PSG com custo zero por duas temporadas.
E o que o levou a fazer isso? Segundo uma matéria do jornal Marca daquela época, o motivo, ao contrário do que muitos acreditam, não partiu de uma decisão do próprio atleta, que queria ficar no Real. “Nos últimos meses, o clube me ofereceu ficar por mais um ano e eu queria dois…mas acabei aceitando a proposta deles. Então, nas últimas conversas, eles disseram que a proposta havia expirado, o que eu não sabia”.
Ressaltando que, originalmente, seu contrato contrato com os merengues teria renovação após o título de La Liga que o clube conquistou em 2020. Todavia, por conta da pandemia de COVID, isso acabou sendo postergado.
As performances de Sergio Ramos no PSG
Mas, afinal, como foi sua passagem fora do país que cresceu? Por mais que seu tempo na França não tenha sido tão longo, quando estava em campo, o jogador ainda conseguiu mostrar porque era um dos melhores zagueiros da história.
Ao todo, Ramos completou 58 partidas pelo PSG, fazendo seis gols e dando uma assistência. Além disso, em 2022/23, ele realizou 78 bloqueios, ganhou 80 duelos aéreos e deu 86 “chutões” para afastar a bola.
Títulos de Sergio Ramos pelo PSG
Já em se tratando de premiações e conquistas, ele obteve três ao todo durante sua estadia no Parc des Princes. Foram elas:
- 2 Ligue 1: 2021/22 e 2022/23;
- 1 Recopa da França: 2022.
Inclusive, vale destacar que, nesse ínterim, ele dividiu os gramados com o trio Messi, Mbappé e Neymar, que foi formado logo em sua chegada.
Lesões e falta de ritmo
Todavia, nem tudo foi flores para Sergio com a camisa dos “Vermelhos e Azuis”. Isso porque, por mais que não tivesse problemas em campo, o seu problema era justamente entrar em campo.
Ramos sofreu com várias lesões enquanto esteve por lá. Para ser ter uma ideia, na sua primeira temporada (2021/22), ele disputou somente 13 duelos oficiais. E na Champions League o cenário foi ainda pior, já que apenas em 2022/23 conseguiria jogar pela principal competição europeia outra vez.
Retorno ao Sevilla
Após o final do seu segundo ano, Sergio foi um dos grandes nomes que saiu do elenco, junto com Neymar e Messi. O jogador retornaria ao futebol espanhol, mas dessa vez vestiria o uniforme do maior clube de sua cidade natal: o Sevilla. Ele também chegou lá por custo zero e até hoje é integrante dos Rojiblancos.
Valeu a pena o PSG ter contratado Sergio Ramos?
Depois que todo o cenário foi posto na mesa, cabe a seguinte pergunta: a contratação de Ramos se justificou? Considerando da figura que estamos falando, seria difícil imaginar uma resposta diferente que “sim”.
Todavia, nesse caso, olhando em perspectiva, ele provavelmente será mais um dos grandes nomes que chegou à instituição e não ajudou no principal objetivo que ela possui: ganhar a Liga dos Campeões. Com isso, também se torna bem difícil dizer que o espanhol foi totalmente bem-sucedido em suas pretensões.