Início » Futebol » Liga da Europa » Saiba como funciona a Europa League

Saiba como funciona a Europa League

Publicado em:

Última atualização:

Quando comentamos de futebol europeu, o primeiro torneio que vem à cabeça de muitos é a Champions League. Isso não é à toa, afinal, o torneio possui os melhores jogadores, técnicos e times do mundo. Todavia, a Liga Europa não está tão atrás assim em questão de qualidade comparada à Liga dos Campeões. Além disso, é possível afirmar que a “segunda divisão” da Europa está também entre os principais eventos de futebol de todo o planeta.Mas afinal, você sabe como funciona a Europa League?

A classificação para o torneio

Antes de tudo, é preciso entender como uma equipe consegue se classificar para a Europa League.

Todos os países do continente utilizam o coeficiente da UEFA para distribuir vagas nos seus campeonatos à competições europeias. Em se tratando das cinco grandes ligas, por exemplo, são distribuídas geralmente sete vagas por evento. Quatro delas são para a Champions League, duas para a Europa League e uma para a Conference League.

No caso de uma equipe desses campeonatos nacionais ser campeã dos torneios da UEFA, o número pode chegar até oito vagas para um país. Entretanto, em 2024/25, os dois melhores coeficientes, Alemanha e Itália, foram os que ficaram com vagas adicionais.

Como funcionava a antiga Europa League

Até a temporada de 2023/24, eram 32 clubes que participavam do torneio. Na primeira fase, através de um sorteio, eles eram divididos em oito grupos com quatro equipes cada. A partir disso, os dois melhores de cada grupo iriam para a fase de mata-mata do torneio e os terceiros colocados ganhariam vaga para a Conference League.

No mata-mata, os times em cada duelo se enfrentariam em confrontos de ida e volta até chegarem à decisão, disputada em jogo único em uma sede neutra no início do ano. Somado a isso, os times que ficavam em terceiro lugar em seus grupos na Champions League entravam na fase de oitavas de final.

Como funciona a nova Europa League

Em 2024/25, os três torneios da UEFA irão ter uma nova fórmula de disputa. Ela gerou bastante polêmica entre os fãs do torneio já que, em tese, irá beneficiar as melhores equipes na maioria das vezes. Todavia, mesmo assim acabou por ser aprovada.

Sendo assim, na Europa League da próxima temporada, os clubes irão disputar uma “Fase de Liga” em vez de participarem de grupos. Ou seja, haverá uma tabela única que irá definir os clubes que avançam para o mata-mata. Serão 36 times que irão fazer parte, quatro a mais do que nos últimos anos.

Além disso, na ‘Fase de Liga’, serão disputados oito jogos. No antigo formato, com fase de grupos, as equipes disputavam apenas seis partidas.

Além do mais, outro ponto que irá mudar está relacionado com a transferência de equipes para outros torneios da UEFA. Como dito antes, haviam equipes da Champions que eram transferidos para a Europa League, e equipes da própria Europa League transferidas para a Conference League. Isso não ocorrerá mais e os clubes só poderão jogar uma dessas competições internacionais por temporada.

Saiba onde assistir clicando aqui.