O Santos tem tido uma temporada bem inconstante na Série B do Brasileirão. Ao mesmo tempo que o Peixe está nas primeiras colocações do campeonato, a performance e o desempenho no geral deixam a desejar em alguns aspectos. No entanto, nem tudo nessa história é culpa do próprio time em si, afinal, existem alguns nomes relevantes que acabaram parando no departamento médico. Ao todo, para se ter uma ideia, são quatro jogadores com lesões no Santos em 2024 atualmente.
Leia o texto a seguir para descobrir quem são essas figuras e a falta que elas fazem no grupo. Além disso, confira quais nomes compõem o elenco da equipe da Vila.
Quem são os jogadores que estão no clube?
Em primeiro lugar, vamos descobrir quem são os atletas que vestem a camisa do Peixe. De acordo com o Transfermarkt, no geral, são 36 jogadores, uma mescla de jovens talentos e aqueles mais experientes:
- Goleiros: João Paulo, Gabriel Brazão, Diógenes;
- Zagueiros: Basso, Alex, Gil, Jair Cunha;
- Laterais: Kevyson, Gonzalo Escobar, Dodô, Souza, Nathan, Hayner, Rodrigo Ferreira, Aderlan, JP Chermont;
- Meias: Sandry, João Schmidt, Vinicius Balieiro, Alison, Tomás Rincón, Patrick, Diego Pituca, Ed Carlos, Giuliano, Rómulo Otero, Miguelito, Hyan, Serginho;
- Atacantes: Guilherme, Billy Arce, Pedrinho, Weslley Patati, Wendel Silva, Julio Furch e William.
O técnico atual da equipe é Fábio Carille. Ele está lá desde o início da temporada e possui um contrato com o time que termina no dia 31 de dezembro.
As lesões do Santos em 2024
Já que você descobriu quem são os atletas do Peixe, é hora de saber os nomes que estão machucados e os tipos de lesões. Esta é a lista:
- Kevyson (desde 05/02/2024): fratura do ligamento cruzado;
- João Paulo (desde 25/05/2024): rotura do tendão de Aquiles;
- Aderlan (desde 15/07/2024): fratura do ligamento cruzado;
- Giuliano (desde 23/07/2024): lesão na coxa.
Desses nomes, como é possível identificar, aquele que teve um cenário mais grave foi o lateral Kevyson. Ele já perdeu 46 jogos do ano e não há perspectiva para retornar ao time.
Qual das lesões do Santos afeta mais o elenco?
Embora todas as lesões tenham afetado a equipe de certa forma, não há dúvidas que Giuliano é o que mais influencia o rendimento dos alvinegros. O meia, antes dessa lesão, em 2024, tinha participado de 22 jogos pelo Santos e marcado nada menos que sete gols. Ou seja, era uma peça bem importante para o funcionamento do ataque.
Vale destacar que ele tentou, forçosamente, retornar aos gramados diante de uma partida contra o Coritiba em julho. No entanto, acabou por sofrer nova contusão e seu retorno para compor o grupo ainda é incerto.
O cenário atual do clube
Por mais que não conte com Giuliano, o Peixe atualmente está na zona de classificação para a Série A. Ocupando a segunda posição, com 37 pontos em 21 partidas, está atrás apenas do Mirassol na tabela. Dessa forma, é visível que o Santos ainda tem boas perspectivas para subir à primeira divisão sem tantos sustos.
Resta agora saber se algum dos lesionados voltará a atuar ainda nesta temporada.