Início » Futebol » Como o Fluminense está lidando com lesões em 2024?

Como o Fluminense está lidando com lesões em 2024?

Publicado em:

Última atualização:

Somado a uma temporada frustrante, o Fluminense tem sofrido com muitas lesões de alguns de seus principais jogadores em 2024. Atualmente, são cinco que estão no departamento médico da equipe.

No geral, o Tricolor das Laranjeiras é o time com maior número de lesões no país nessa temporada. Até a 15ª rodada do Brasileirão, o clube já havia tido 34 baixas médicas em toda a temporada.

Confira o impacto dos jogadores lesionados no Fluminense em 2024.

Um elenco envelhecido

O elenco do Fluminense foi alvo de críticas durante essa temporada por sua quantidade de jogadores mais velhos. O time das Laranjeiras possui uma média de idade 31,6 anos em seu elenco, a mais alta de todo o Brasileirão da Série A em 2024.

Em comparação com os rivais locais, nenhum dos outros três times do Rio tem uma média maior que 28,3 anos.

Entre os titulares frequentes da equipe de Mano Menezes, estão jogadores como Fábio, de 43 anos, e mais recentemente Thiago Silva, recém-chegado ao clube, com 39 anos. Além disso, Marcelo, com 35, Germán Cano, com 36, e Felipe Melo, com 40, completam a lista de veteranos do tricolor.

Dessa maneira, muitos desses jogadores acabam sofrendo mais com lesões. Por mais que a experiência seja um ponto importante para se ter no elenco, o equilíbrio também é fundamental.

Outro jogador experiente do Flu e que tem sofrido mais ainda com lesões é Renato Augusto, de 36 anos, com diversos jogos perdidos na temporada, sendo poucas vezes titular.

Douglas Costa, por exemplo, também passou boa parte da temporada lesionado. De tal forma que o jogador chegou a um acordo com o clube e rescindiu seu contrato porque não conseguia jogar.

Lesões mais graves do Fluminense em 2024

Na temporada, o time sofreu com algumas baixas sérias, como foi o caso de Lelê, que teve uma lesão de ligamento no joelho e desfalca o clube desde abril. Assim sendo, o atacante perdeu 31 jogos na temporada, e sua previsão de volta é somente para 2025.

Não apenas Lelê, como também Gabriel Pires desfalcou o Fluminense por alguns meses de 2024 com lesões. A principal delas foi uma no joelho que o afastou por mais de três meses entre fevereiro e maio.

Jogadores lesionados neste momento da temporada

Atualmente, o Fluminense trabalha na recuperação de alguns jogadores que estão lesionados. O mais recente deles é o volante Martinelli, que foi diagnosticado com um edema no tornozelo após ser substituído por lesão contra o Grêmio, no jogo de ida das oitavas da Libertadores.

O jogador de meio-campo se juntou a Nonato, Marquinhos, Germán Cano, Marcelo, Diogo Barbosa e Kevin Serna, que já estavam no departamento médico.

Contudo, existe uma expectativa de que essa não seja uma lesão de tanto impacto. O treinador Mano Menezes, por exemplo, foi informado que o jogador pode estar disponível para o jogo de volta contra o Grêmio no Maracanã.

Entre os jogadores no DM, Diogo Barbosa é o que, certamente, mais vai demorar para voltar a jogar. O lateral-esquerdo passou por uma cirurgia no joelho e agora está em fase de recuperação.