Um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Santos é também um dos times que mais revelam bons jogadores na história, e com a lateral-esquerda não é diferente. Ainda que não sejam autênticos Meninos da Vila, muitos atletas de lado de campo que passaram pelo clube se tornaram ídolos da torcida.
Por isso, continue a leitura e veja quem foram os principais laterais-esquerdos da história do Santos, bem como os atuais jogadores que ocupam a posição.
Quem concorre ao posto de melhor lateral-esquerdo do Santos?
A posição de lateral-esquerdo exige habilidades que os atletas sejam bons tanto ofensivamente quanto defensivamente. Isso porque esses jogadores precisam ocupar desde a defesa, com marcações precisas e coberturas aos zagueiros, até o ataque, com assistências, cruzamentos e gols decisivos. Além disso, a posição ainda demanda certa velocidade, uma vez que podem ocorrer contra-ataques quando o time perder a posse de bola.
Dessa forma, veja a seguir qual é o top 3 laterais-esquerdos da história do Santos:
Dalmo Gaspar
Com cruzamentos precisos e tranquilidade na defesa, Dalmo Gaspar é, sem dúvidas, o melhor lateral-esquerdo que já passou pelo Santos. O ex-jogador chegou ao clube em 1957, permanecendo até 1964. Ou seja, ele fez parte do período mais vitorioso do Peixe, jogando ao lado de grandes craques, como o Rei Pelé, Carlos Alberto Torres e Coutinho.
Ao todo, o ídolo completou 369 jogos com a camisa do Alvinegro Praiano e ainda conquistou nove títulos: duas Copa Libertadores da América (1962-63), dois Mundial de Clubes (1962-63) e cinco Campeonatos Brasileiro (1961-65).
Além disso, a conquista do Santos no Mundial de 1963 foi graças ao gol de Dalmo Gaspar contra o Milan — o único da partida.
Léo
Léo é o jogador mais atual dessa lista, apesar de ter se aposentado em 2014. Com duas passagens pelo Peixe (2000-05 e 2009-14), o lateral-esquerdo era muito identificado com a torcida do Santos — e vice-versa.
O eterno camisa 3 da Vila Belmiro fez 456 jogos e ganhou dez títulos com a equipe. Foram eles o Campeonato Brasileiro (2002 e 2004), Copa do Brasil (2010), Copa Libertadores da América (2011), Recopa Sul-Americana (2012) e o Campeonato Paulista (2006-07, 2010-12).
Zé Carlos
Apesar de ter conquistado apenas dois títulos com o Santos (o Campeonato Paulista de 1978 e 1984), Zé Carlos é conhecido como um dos grandes laterais-esquerdos da história do clube.
O atleta teve duas passagens pelo Alvinegro (1960-63 e depois 1966), completando 123 partidas pela equipe. O último jogo de Zé Carlos ocorreu em 19 de dezembro de 1966, na vitória por 3 a 0 contra o Prudentina, na Vila Belmiro.
Quem são os atuais laterais-esquerdos do Santos?
Em 2024, jogando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos contou com três laterais-esquerdos em seu plantel. Por isso, veja a seguir quais são os jogadores que disputam a titularidade:
- Gonzalo Escobar
- Kevyson
- Souza
Já em 2025, é provável que o time contrate alguém para a posição, ou ao menos para o banco de reservas. Isso porque, apesar de o elenco ter bons jogadores no lado de campo, a elite do Brasileirão exige atletas mais competitivos.