Um dos grandes clubes na história recente do futebol, os Cityzens sempre contaram com boas defesas. Mas, afinal, quem é o lateral-esquerdo do Manchester City atualmente?
Melhores laterais-esquerdos do Manchester City no passado
Confira os melhores nomes na posição:
Glyn Pardoe
Campeão do segundo título do clube no Campeonato Inglês, em 1967-68, Glyn Pardoe foi lateral-esquerdo do Manchester City entre 1962 e 1974. Nesse ínterim, logo aos 16 anos, se tornou o jogador mais jovem da história a vestir a camisa do clube.
Destro, o atleta chegou a ser atacante no início da sua carreira, mas recuou para a defesa em 1966. Em 1970, teve uma grave lesão que o tirou dos gramados por duas temporadas. Ele se aposentou em 1976.
Alexandre Kolarov
O sérvio participou de um dos elencos que conquistou outra edição histórica da Premier League, em 2011-12, quando foram campeões com um gol de Aguero nos minutos finais da última rodada.
Nascido em novembro de 1985, ele começou sua carreira no Red Star Belgrade, mas não chamou muita atenção inicialmente. Sendo assim, acabou sendo emprestado para o Čukarički. Posteriormente, se transferiu para o OFK Beograd, antes de se aventurar no futebol de fora do país.
A primeira equipe do lateral longe da Sérvia foi a Lazio, onde conquistou a Copa da Itália e a Supercopa da Itália em 2009. No ano seguinte, finalmente se tornou o lateral-esquerdo do Manchester City.
No time inglês, ganhou duas edições da Premier League, além dos troféus da Copa da Inglaterra e da Taça da Liga Inglesa. Em 2017, terminou sua passagem pelos Cityzens e se transferiu para a Roma.
Quem é o lateral-esquerdo do Manchester City atualmente?
No atual elenco comandado por Pep Guardiola, os jogadores que atuam na posição são Josko Gvardiol e o jovem Josh Wilson Esbrand. Entretanto, na maior parte dos jogos, quem atua é o primeiro citado no setor.
O croata nascido em janeiro de 2002 começou sua carreira defendendo o Dinamo Zagreb, estreando como profissional em 2019. Posteriormente, o atleta conquistou dois títulos da liga russa e chamou a atenção do futebol europeu.
Sendo assim, o Red Bull Leipzig acertou a compra do defensor por quase 37 milhões de euros. Na equipe alemã, o lateral-esquerdo do Manchester City venceu duas edições da Copa da Alemanha.
Depois, Gvardiol acabou negociado em transação milionária com os Cityzens. A equipe inglesa investiu 77 milhões de libras em 2023 para contar com o jogador. Sendo assim, o lateral, que atua também como zagueiro, se tornou o defensor mais caro da história do futebol.
Josh Wilson Esbrand, lateral-esquerdo reserva do Manchester City
Já Joshua Darius Kamani Wilson-Esbrand, nascido no mesmo ano de seu parceiro de posição, foi formado pelas categorias de base do Manchester City. Ele chegou ao clube inglês em 2019, depois de ter feito parte de sua formação pelo West Ham.
Posteriormente, em 2021, o defensor fez sua primeira partida como profissional em setembro de 2021, quando foi titular no jogo contra o Wycombe Wanderers, pela Taça da Liga Inglesa. Nesse ínterim, antes, foi emprestado na última temporada para o Coventry City, equipe da segunda divisão inglesa.