Essa temporada de 2024 do Mengão, no geral, vem sendo bem inconstante. O clube começou o ano arrasador, ganhando o Campeonato Carioca e praticando um futebol de altíssimo nível com Tite, mas, na metade do ano, as performances caíram demais e Filipe Luís acabou assumindo a posição de comandante, retomando as boas fases e ganhando a Copa do Brasil. Nesse cenário caótico, o grande nome da lateral-esquerda do Flamengo foi Alex Sandro, que teve grandes atuações.
O atleta, com isso, se junta a uma lista com vários atletas icônicos que já atuaram na posição e foram campeões com o Rubro-Negro. Quer saber mais sobre eles e sobre o próprio camisa 26? Então confira o conteúdo a seguir.
Quem é o melhor lateral-esquerdo do Flamengo na história?
Em primeiro lugar, é preciso responder à seguinte pergunta: quem são os melhores laterais-esquerdos da história do Flamengo? Embora isso seja uma resposta bem subjetiva, fato é que existem alguns atletas que sempre acabam se destacando em relação aos demais. E, no caso do Mengão, são eles:
Júnior
Júnior atuou no clube carioca de 1974 a 1984 e 1989 a 1993. O atleta, além de ser um dos maiores laterais, é um dos maiores ídolos de toda a instituição, e isso não é à toa. Enquanto esteve no Rio de Janeiro, participou de 843 duelos e marcou 71 gols.
Além disso, vale destacar que ele venceu:
- 1 Copa Libertadores;
- 4 Campeonatos Brasileiros;
- 1 Copa do Brasil;
- 6 Campeonatos Carioca.
Athirson
Outro atleta de destaque nessa função foi Leandro. Lateral-esquerdo do clube entre os anos de 1996 a 2000 e, posteriormente, de 2002 a 2004, também é ídolo da torcida e tem dados bem impressionantes. Para se ter uma ideia, ao todo, ele jogou 420 confrontos e marcou 14 gols neles.
Em se tratando de troféus, ele possui nada menos do que:
- 1 Copa dos Campeões Mundiais;
- 1 Copa de Ouro Nicolás Leoz;
- 1 Copa Mercosul;
- 3 Campeonatos Cariocas.
Leonardo
Hoje dirigente de futebol, Leonardo foi um jogador bem popular no Brasil durante o século passado. No geral, teve duas passagens no time do Rio de Janeiro: 1987 (até 1990) e 2002. Por lá, ao todo, fez cinco gols em 138 partidas.
Já no que se refere a prêmios, foi campeão dos seguintes torneios:
- 1 Copa União;
- 2 Taças Guanabara;
- 1 Copa do Brasil.
Paulo Henrique
Voltando ainda mais no passado, Paulo Henrique atuou entre os anos de 1960 e 1973 no Rubro-Negro, sendo uma grande referência da posição. Os seus dados não são precisos por conta da época que esteve nos gramados, porém segundo a plataforma OGOL, foram computados 69 jogos do atleta e dois gols feitos.
E quanto aos títulos? Alguns são esses abaixo:
- 1 Torneio Rio-São Paulo;
- 1 Troféu Magalhães Pinto;
- 1 Troféu Naranja.
Filipe Luís
Por fim, é preciso colocar na lista o próprio treinador de Alex Sandro atualmente. Filipe Luís ocupou a lateral-esquerda do Flamengo com maestria de 2019 a 2023 e, para muitos, foi o melhor da posição no Brasil enquanto atuou por aqui. Afinal, ele esteve em 176 duelos com o Mengão, fez quatro gols e deu nove assistências.
E, em se tratando de taças, não deixa nada a desejar em relação aos outros dois nomes:
- 2 Campeonatos Brasileiros;
- 2 Campeonatos Cariocas;
- 1 Copa do Brasil;
- 2 Copas Libertadores;
- 2 Supercopas do Brasil;
- 2 Recopas Sul-Americanas.
Alex Sandro pode ser um dos melhores laterais-esquerdos do Flamengo na história?
Como dito antes, Alex Sandro entrou em lista bem exclusiva na equipe carioca. O jogador, que chegou ao Brasil no meio dessa temporada, já levantou um título e firmou sua titularidade. Ressaltando que, até então, ele possui apenas 12 duelos pelo Flamengo e um gol marcado, o que mostra o quão fora de série é o seu momento.
Sendo assim, considerando que ele tem 33 anos, é perfeitamente possível que ele entre no mesmo patamar que os outros nomes acima. Ainda mais porque os próximos anos dos rubro-negros devem continuar sendo bastante vitoriosos.
Quais são os outros laterais-esquerdos do Flamengo atualmente?
Vale apontar que, além de Alex Sandro, os cariocas possuem à disposição para atuar na lateral-esquerda o uruguaio Matías Viña e o brasileiro Ayrton Lucas. Ambos já tiveram ótimos momentos esse ano e podiam ser facilmente titulares na maioria dos outros elencos do Brasil.