Início » Futebol » Lateral-direito do Liverpool​: conheça os melhores do time

Lateral-direito do Liverpool​: conheça os melhores do time

Publicado em:

Última atualização:

Os laterais-direitos do Liverpool apresentam uma função importante para o desempenho da equipe em campo, pois são eles os responsáveis por apoiar o ataque do time, além de conseguirem, quando bem trabalhados, aprimorar a linha de defesa. E quando se fala nos Reds, o clube já teve a honra de receber grandes nomes que atuaram nesta posição, auxiliando-os nas conquistas de partidas e títulos.

Diante disso, a seguir estão os principais jogadores que fizeram história na equipe, assim como os atletas que atualmente defendem o time e trabalham como laterais-direitos.

Qual é o melhor lateral-direito do Liverpool?

Quando se fala no melhor lateral-direito do Liverpool, o primeiro nome lembrado é o de Trent Alexander-Arnold. O jogador nasceu em 7 de outubro de 1998, em Liverpool. O seu início no futebol aconteceu cedo, pois, com apenas seis anos, já estava nas categorias de formação dos Reds. Após esta fase, continuou mostrando todo o seu talento nas categorias sub-16 e sub-18.

O fato de ele ter um talento único e um desempenho acima do esperado foi estopim para ser considerado um dos jogadores mais promissores do clube. A sua estreia na equipe oficial aconteceu em 2016, em um jogo que tinha como adversário o Swindon Town. E os ensinamentos, desde criança, do time fizeram com que ele não tivesse tanta dificuldade em se adaptar ao estilo de jogo.

Obviamente, as suas perfomances fizeram com que ele se tornasse titular absoluto no time. Então, com o passar do tempo, conseguiu aprimorar ainda mais as suas jogadas e, mais especificamente, os seus cruzamentos, que são constantemente alvo de elogios. Para se ter uma ideia, em 2018, foi o jogador com o maior número de assistências da Premier League, somando 12, no total. E estes números se mantiveram nos anos seguintes.

Diante disso, Trent Alexander-Arnold não entra na lista do melhor lateral-direito do Liverpool da atualidade, mas também entre um dos melhores do mundo.

Quais os melhores que passaram pela equipe?

Apesar de Trent Alexander-Arnold entrar para o topo da lista dos melhores laterais-direitos do Liverpool, outros nomes também foram importantes para o clube. Entre eles, temos:

  • Glen Johnson: o jogador nasceu em 23 de agosto de 1984, Dartford, no Reino Unido. Ele começou a sua carreira nas categorias de base do West Ham United e, em 2002, passou para a equipe oficial.

Como lateral-direito do Liverpool, ele iniciou em 2009 e permaneceu até 2015. Porém, apesar dele não ter um destaque tão grande na equipe e até ter sido alvo de críticas, ele merece fazer parte dos melhores por apresentar uma característica importante para um lateral-direito: a consistência. Ele sempre se mostrou bastante consistente nas partidas, e isso foi um dos seus diferenciais em campo.

  • Phil Neal: ele é um dos melhores laterais-direitos de toda a história do futebol da Inglaterra. Então, como defendeu os Reds de 1974 a 1985, fica evidente que boa parte das suas habilidades se desenvolveu enquanto ele estava na equipe.

Neal começou a sua carreira no Northampton Town, time em que começou a mostrar o seu talento. Enquanto atuava como lateral-direito do Liverpool, ficou conhecido pela sua alta consistência nos jogos e capacidade defensiva. Para se ter uma ideia, enquanto defendia o time, conquistou mais de 20 títulos e ainda tem o recorde do jogador, que participou, consecutivamente, de 365 jogos.

Pode-se dizer que ele representa muito bem o que o time busca quando realizar a contratação de um lateral-direito para auxiliar a equipe nas partidas.

  • Para finalizar, temos Tom Cooper. Apesar de ter atuado no time entre 1934 e 1940, o seu nome merece ser lembrado. Afinal, ele contribuiu bastante nos passes e desarmes. Assim, ele representa muito bem o futebol inglês daquela época.

Quais são os atuais laterais-direitos do Liverpool?

Assim como a equipe teve ótimos jogadores ao longo da história. Atualmente, os laterais-direitos do Liverpool também estão deixando o seu legado. E, mesmo que eles não tenham um destaque tão grande quanto alguns nomes que tiveram passagem pelo time, ainda é possível identificar o esforço e a dedicação para entregar o melhor durante os jogos.

O primeiro lateral-direito é Trent Alexander-Arnold, jogador que foi criado e desenvolvido dentro do clube, defende o time com maestria e, por isso, ele entrou para a lista do melhor da atualidade.

No entanto, apesar de Trent estar tendo um destaque, que é merecido por conta das suas atuações, não se pode esquecer de Conor Bradley. Ele se integrou ao time em 2021. Porém, no ano seguinte, foi emprestado ao Bolton, sendo este empréstimo bastante produtivo para o atleta. Isso porque, além de adquirir experiência, conquistou o EFL Trophy de 2022 e, por conta do seu desempenho, também recebeu a nomeação de Jogador do Ano do clube.

De modo geral, pode-se dizer que o Liverpool tem um dos melhores laterais-direitos em seu time e, além disso, outro que tem potencial para se desenvolver bastante com o passar do tempo.